HomeLuz da SerraVEGETARIANISMO NATURAL

VEGETARIANISMO NATURAL

Vários estudiosos do assunto concordam que os homens primitivos eram vegetarianos. Segundo Charles Darwin, os primeiros seres humanos eram comedores de frutas, nozes e legumes. Foi apenas na última era glacial que esta dieta tornou-se inacessível e permaneceu até os dias atuais, seja por necessidade, hábito ou condicionamento cultural.

É de bom grado lembrar que existem vários tipos de vegetarianos. Veja alguns deles a seguir:
Vegetariano: evita qualquer tipo de alimento de origem animal (inclui se mel, ovos, leite e derivados, gelatinas, corantes, etc…);

-Veganos: são aqueles que além de evitar o consumo de qualquer alimento de origem animal, não fazem uso de produtos derivados como: bolsas, sapatos, cintos, carteiras, casacos…., e nem de produtos testados em animais (cosméticos, por exemplo);

-Ovolactovegetariano: exclui todo tipo de carne, porém admite-se o consumo de leite, derivados e ovos;

-Lactovegetariano: exclui todo tipo de carnes e os ovos;

-Pescariano: admite-se consumo de peixes;


CHAVES PARA ATIVAR O PODER OCULTO DAS ERVAS


Desperte o Poder das Ervas para a Transformação e Equilíbrio da Alma

Baixe agora o e-book completo!

-Frutarianismo: restringe-se ao consumo de frutas cruas ou cozidas. Há uma vertente que ainda considera o consumo de cereais;

-Cerealismo: consome cereais crus ou cozidos, incluindo ou não sal.

-Crudivorismo: admite-se somente o consumo de alimentos de origem vegetal cru.

Diversas questões podem levar as pessoas ao vegetarianismo, de ideais políticos, a ambientais, filosóficos, religiosos, ou mesmo pela saúde.

O consumo de carne elevado está relacionado com algumas das principais patologias da atualidade como: obesidade, ácido úrico, colesterol ruim e doenças cardiovasculares, doenças parasitárias, artrite, osteoporose, pressão arterial elevada, obstipação, câncer de mama.

As proteínas são constituídas por cadeias de aminoácidos. O organismo necessita de 22 aminoácidos sendo 10 essenciais (que necessitam vir da dieta, pois o organismo não pode produzir) e 12 não essenciais (produzidos pelo próprio organismo).

É sabido que a carne vermelha é conhecida como uma proteína completa, pois possuem os 10 aminoácidos essenciais.

A soja é o único alimento de origem vegetal considerado como uma proteína completa. No entanto, a natureza é muito sabia e nos proporcionou uma combinação de cereal e leguminosa que pode suprir esta necessidade do organismo.

Por exemplo, o arroz é um cereal rico em um aminoácido chamado metionina e pobre em lisina, porém o feijão é rico em lisina e pobre em metionina, ou seja, eles se completam nutricionalmente.

Até mesmo em outras culturas alimentares observamos estas combinações de proteínas complementares:

-Tahine: grão de bico + gergelim
-Mijadra: arroz+ lentilha
-Espaguete + queijo
-Sopa de ervilha + pão + queijo
-Queijo + Nozes
-Pão integral + semente de girassol

Boas fontes de proteína de origem vegetal: grão de bico, ervilha, lentilha, feijões, soja e derivados como tofu, semente de linhaça, semente de girassol, de abóbora, glúten, amendoim e derivados, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, cogumelos, pão integral, etc.

Os vegetarianos devem evitar o consumo de sal, açúcar e cereais refinados, pois pode contribuir para a espoliação de cálcio e o ferro do organismo, além do álcool, café, chá preto.

Fonte: MãeTerra
Colaboração: Cinara Borgmann
Fale com Cinara: [email protected]

Avalie este artigo

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

Deixe um comentário

NENHUM COMENTÁRIO