Saiba como lidar com pessoas tóxicas

Sabemos que se relacionar é uma tarefa difícil, pois somos pessoas diferentes. Porém, a convivência fica um pouco fora do normal quando se torna dolorosa. Se você convive com uma pessoa emocionalmente instável, que sempre tira o que quer de você e te deixa quase sempre triste, você pode estar diante de uma pessoa tóxica. Neste artigo, vamos falar sobre o que são, quais os tipos e como conviver com pessoas tóxicas.

Pessoa usa máscara que protege as vias respiratórias e os olhos de produtos tóxicos-luz da serra

O que são pessoas tóxicas?

Pessoas tóxicas têm um pensamento negativo e são prejudiciais para os outros e para si mesmas. Quase sempre dramatizam situações para se sobressaírem em relação aos outros. Elas conseguem manipular e limitar o desenvolvimento das pessoas, causando emoções nocivas. É possível passar anos sendo controlados por elas, a cada passo e decisão, sem nem perceber. 

Elas têm comportamentos desagradáveis e podem chegar a agredir verbal e até fisicamente. Uma das formas utilizadas para manipular é o tratamento do silêncio, que consiste em ignorar o outro para que ele reaja e atenda aos desejos delas. Assim, a vítima se sente ansiosa e angustiada por acreditar que está decepcionando ou agindo erroneamente.

Você pode se interessar por: Limpe com Sal Grosso que a Energia Negativa sai na hora

Mulher grita com homem utilizando megafone-luz da serra

10 tipos de pessoas tóxicas

Pessoas não emitem avisos ou alertas que vão te prejudicar emocional ou fisicamente. É preciso ficar atento aos sinais para saber com quem está lidando e como agir. Separamos, a seguir, dez tipos de pessoas tóxicas:

  • arrogantes: esse tipo de pessoa intimida e se apresenta como sabe tudo, demonstrando ser melhor do que os outros;
  • vítimas: elas sempre encontram alguém para culpar quando cometem erros e nunca se responsabilizam pela vida delas;
  • controladoras: são pessoas inseguras que dominam o ambiente e não deixa você expressar sua opinião ou ser escutado;
  • invejosas: são incapazes de ficarem felizes com as conquistas dos outros e acreditam que coisas boas só podem acontecer com elas;
  • mentirosas: são perigosas, porque elas mentem para você e sobre você para os outros;
  • negativas: vivem irritadas, ressentidas e desconfiam de tudo, te deixando com a sensação de que estão sugando sua vida;
  • gananciosas: querem tudo o que é seu ou dos outros e se esquecem de viver a vida delas;
  • julgadoras: só vivem criticando os outros e são péssimas ouvintes e comunicadoras;
  • fofoqueiras: conversam sobre os outros sem distinguir o que é realidade e especulação;
  • mau-caráter: traem, manipulam e fofocam para conseguir o que querem.

 

Como saber se eu sou uma pessoa tóxica?

Não é fácil admitir, mas todos nós, em algum momento, agimos de forma tóxica. Para diferenciar uma situação isolada de um comportamento recorrente, é preciso verificar se você tem atitudes que adoecem quem está vivendo ao seu lado. Considere o que as pessoas falam de você ou para você e avalie!

Também é importante parar para analisar se você possui as atitudes listadas acima. Você costuma trair, manipular ou fofocar para conseguir o que quer? Se identificar algum comportamento em você, é possível mudar para conviver de forma mais equilibrada e positiva. Veja algumas dicas:

  • busque o autoconhecimento;
  • racionalize os problemas;
  • procure se colocar no lugar do outro;
  • estabeleça metas diárias para promover o bem-estar de pessoas ao seu redor;
  • liste seus avanços e leia-os sempre que possível;
  • faça terapia.

Uma coisa é certa: ninguém se torna uma pessoa tóxica de uma hora para outra. Isso acontece, geralmente, depois de muitos traumas e experiências dolorosas. De forma inconsciente, a pessoa vai procurando maneiras de se proteger e acaba desenvolvendo o pensamento: “tenho que estar no controle para não me ferir de novo”. E é aí que mora o perigo!

Veja também: Meditação Diária: Acabe com as Angústias da Sua Rotina

Marido discute com esposa-luz da serra

Como conviver com pessoas tóxicas?

A melhor saída para quem está sofrendo com uma pessoa tóxica é cortar as relações definitivamente, para se autopreservar e reconstruir sua integridade física e mental. Porém, nem sempre é fácil estabelecer um contato zero. Muitas vezes, a pessoa tóxica é um familiar ou um colega de trabalho. Sendo assim, você precisa aprender a lidar com ela.

Ficar mais ciente de como o comportamento tóxico de alguém afeta você pode te ajudar a entender melhor as interações com essa pessoa. Preste atenção em como ela te faz sentir! Outra dica importante é: resista à tentação de discutir com ela ou se defender de acusações. Pessoas tóxicas tendem a desenterrar nossos sentimentos mais inferiores e elas servem de ferramenta para o nosso progresso espiritual.

Se você está passando mal perto de pessoas tóxicas, busque ajuda! Fazer um Alinhamento Espiritual pode te ajudar. Esse método consiste em treinamentos espirituais durante o sono e técnicas avançadas de efeito imediato, visando despertar seus poderes ocultos e conectar você com o seu propósito de vida. Isso te ajudará a se blindar e focar no que realmente importa. Ele é dividido em quatro módulos que ajudarão você a:

  • ativar o efeito repelente de pessoas negativas;
  • dar fim aos conflitos familiares;
  • pacificar seu emocional, aliviar os ataques de raiva e crises de ansiedade;
  • dominar medos;
  • aumentar a resiliência para enfrentar problemas desafiadores;
  • ativar a autoestima inabalável;
  • criar blindagem espiritual;
  • e muito mais.

O que fazer com pessoas tóxicas no trabalho?

Saber trabalhar em equipe é uma qualidade muito apreciada pelos recrutadores. Mas existem colegas que deixam essa tarefa quase impossível de ser executada. Sim! Existem pessoas tóxicas no trabalho. E se você está sendo vítima desse problema, separamos algumas dicas para que consiga se relacionar com elas sem perder a cabeça:

  • estabeleça limites: a pessoa precisa saber o quão incomodada você está com aquela situação;
  • evite contato além do profissional: sempre que ela introduzir assuntos aleatórios, se retire da conversa de maneira educada;
  • foque no seu trabalho: o comportamento dessa pessoa nada tem a ver com você, não entre no jogo dela.

Todo relacionamento permite regras. Estabeleça e respeite seus limites! Embora possam existir pessoas tóxicas, que você pode aprender a lidar, o mais importante é não abrir mão do seu bem-estar. Então, busque sempre priorizar a sua saúde e viver acima dessas circunstâncias.

Você pode se interessar por: Conversas nocivas: evite-as!

Redação Luz da Serra

Redação Luz da Serra

Somos o Grupo Luz da Serra, uma empresa referência em desenvolvimento humano e espiritual. Há mais de 15 anos, transformamos a vida das pessoas com livros, cursos e treinamentos, porque o nosso propósito é fazer um mundo mais feliz, saudável e próspero.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!​

Seja Feliz, Saudável e Próspero

Sobre Nós

Luz da Serra 2020 – Todos os direitos reservados.

Informe seus dados e siga para a compra