HomeLuz da SerraPOR QUE QUEREMOS TANTO SABER DO FUTURO?

POR QUE QUEREMOS TANTO SABER DO FUTURO?

Saber do futuro, procurar o lado oculto e místico das coisas, sempre foi algo que aguçou o ser humano. Pré destinar o que pode acontecer também instiga a vontade de conhecer mais. Mas o que desperta tanto o interesse em desvendar o futuro? Por que queremos tanto prever o que vai acontecer? Queremos nos proteger do quê, realmente?

Podemos dizer que primeiramente a curiosidade não é o ponto forte da questão. No entanto, o que se esconde por detrás da curiosidade são os medos, o controle e a falta de compreensão do momento presente.

Às vezes, a pessoa vem no Espaço do Céu para consultar Tarô com a terapeuta, e logo de cara nós dizemos que a pretensão deste trabalho não é prever o futuro, mas é ajudar a compreender melhor o presente, porque o futuro depende totalmente do presente. O que plantamos hoje, nós colheremos amanhã.

A segunda coisa a ser analisada é o fato de termos medo de assumir os nossos erros. Por isso, procuramos uma forma de estar sempre no controle, para evitar que algo ruim aconteça. Ora, se tenho consciência do que preciso aprender, quais são minhas potencialidades e minhas limitações, porque ter medo do que pode ocorrer no futuro? Ao ter consciência, ao ter vontade de mudar o que está ruim e ao aceitar o quanto precisamos errar para acertar, fica muito mais fácil de evitar os problemas.

E o outro fator que nos motiva a querer saber do futuro é evitar a culpa. Pela falta de entendimento da finalidade da nossa encarnação, entendemos pouco sobre a nossa verdadeira identidade. Com isso, nos punimos pensando: “ah se eu soubesse”. Só que não era para saber mesmo, pois nestes casos o que vale é a experiência.

E mais, quando aceitamos os acontecimentos, quando acolhemos os problemas e enfrentamo-nos sem sofrimento, mas compreendendo que por de traz dele sempre tem uma lição a ser aprendida, evitamos que coisas piores aconteçam. E esta atitude favorece o encontro com a tranquilidade, deixando-nos mais serenos e em paz com o presente, o que influenciará diretamente o futuro.

Muitas vezes, procuramos a tranquilidade fora e esquecemo-nos de que ela está dentro de nós, nos nossos atos, nas nossas atitudes e nosso modo de encarar a vida.

Outra coisa importante para considerarmos dentro deste contexto é o perdão. Podemos dizer que perdoar é o mesmo que não sentir culpa. Pois a culpa não precisa existir, quando entendemos que o erro é a possibilidade de acertar de novo. Como dizem por aí: “ninguém nasce sabendo”. Não somos obrigados a saber de tudo, porque precisamos ter humildade. E ter humildade é o mesmo que ter a consciência de nos colocarmos no nosso lugar, e também pedir ajuda para consertar as coisas. Humildade é uma palavra que vai muito além da simplicidade. Seu significado nos remete a pensar que quem é humilde vive para o seu propósito e compreende qual é o seu verdadeiro lugar.

A grande dica para quem vive ansioso e quer saber do futuro constantemente é viver o presente. Evite contar as datas no calendário o tempo todo, esperando a folga, as férias… E ficar preso ao relógio, controlando o horário para terminar uma coisa ou outra, como o expediente, por exemplo. Enfim, pare de pensar no depois, viva intensamente o hoje. Faça as pazes com o passado e saiba que agora que você teve a experiência, não vai errar novamente. Então, apenas fique em paz e viva o seu propósito. Resigne-se, aceitando os desafios e encarando-os sem medo. Tudo que vivenciamos, seja difícil ou não, serve para testar nossas capacidades. E quando sabemos das nossas capacidades, não temos medo de errar, nem precisamos controlar o futuro.

 

Por Cátia Bazzan – Autora do livro Ame quem você é – Saiba que a melhor escolha é a sua / Proprietária do Espaço do Céu – Centro de Terapia Holística.

Fale com Cátia: [email protected]

Cadastre-se no meu site, clicando aqui entre para a área vip receba materiais exclusivos.

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

Deixe um comentário

NENHUM COMENTÁRIO