HomeLuz da SerraO que é terapia holística?

O que é terapia holística?

A terapia holística é aquela que segue os princípios do holismo (do grego holos que significa inteiro ou todo). Ou seja: trata o ser humano como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.

A abordagem holística acredita que os elementos físico, emocional, mental e espiritual de cada pessoa forma um sistema e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como nos sintomas.

Terapia holistica

Hoje em dia as terapias holísticas trabalham tendo entendimento de que toda a doença começa quando perdemos a fé em nós mesmos, quando não acreditamos em nossas capacidades e nos desligamos do “espírito”. Depois esta falta de fé, gerará pensamentos densos, confusos e negativos. Todo pensamento gera uma emoção. Portanto, se formos pessimistas, por exemplo, o pessimismo gerará mau humor, raiva, ressentimento ou alguma emoção negativa. E a própria física quântica já comprovou que todo o pensamento gera uma emoção. Por fim, se ficarmos somatizando essas debilidades por muito tempo, o corpo físico sofrerá com dores, doenças e disfunções.

A terapia holística é hoje uma das terapias que mais crescem no mundo e geralmente elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda), utilizadas a milhares de anos. O motivo do aumento da procura por estes tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um ser integral. Sendo assim, no enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos corpos energéticos.

Terapias alternativas

Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: Reiki, Yoga, Acupuntura, Florais, Do-In, Shiatsu, Ta-Chi-Chuan, Massagem, Reflexologia, Ortomolecular, entre outras.


CHAVES PARA ATIVAR O PODER OCULTO DAS ERVAS


Desperte o Poder das Ervas para a Transformação e Equilíbrio da Alma

Baixe agora o e-book completo!

Essas técnicas podem ajudar as pessoas a aliviar o stress físico, dores nas costas, previne e combate depressões, insônia, TPM, ansiedades. Fazendo uso de vários métodos diferentes, podemos detectar o que está realmente gerando desequilíbrio.

É importante saber que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta não é médico, nem doutor. Por isso não pode usar terminologias como paciente, receita, diagnóstico, doenças ou medicamentos. Um bom terapeuta, assim como qualquer profissional que queira servir e respeitar o próximo, bem como ajudar na evolução da humanidade, precisa especializar-se, ter uma boa formação, muita pesquisa e dedicação, pois estes são ingredientes essenciais para um bom profissional.

Terapia holistica e o profissional

Para escolher um bom profissional, precisamos saber a sua procedência e as necessidades que nós temos. Caso o terapeuta seja bem recomendado, cumpre com todos os quesitos da legislação, tem seus alvarás em dia e um local apropriado para atender, podemos confiar. Entretanto se o terapeuta não fez uma boa formação, não tem alvará, atende em locais inapropriados, fica difícil dar credibilidade a ele e de receber os benefícios deste trabalho.

Então, se você tem interesse em cuidar do corpo, da mente e do espírito, pesquise mais e procure a terapia que mais lhe agradar. Conheça mais destas técnicas milenares de cura e equilíbrio e você verá o quanto elas auxiliam para a nossa saúde física e para o nosso bem estar.

Por Cátia Bazzan

O que é terapia holística?
3 (60%) 2 votes

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

Deixe um comentário

12 COMENTÁRIOS
  • Silvia / 07/02/2018

    Olá ! Quero saber se posso me inspirar pra dar uma introdução numa aula de Terapias numa escola q sou Profe
    Att

  • Alessandro Jacob Veloso / 21/12/2017

    Saudações! Chamo-me Alessandro, sou de uma cidade do interior do estado do Espírito Santo, estou em busca de informações sobre holística e esse texto já me ajudou muito. Eu sou reikiano e massoterapeuta e já “recebi” detalhes do meu futuro centro holístico, gostaria de saber se com essas duas especializações já posso começar? Outra, um trabalho de aconselhamento também entra nesse conceito já que sou solicitado no Brasil todo para essa função até? Gratidão!

  • Damorys Leal / 28/11/2017

    Amei o texto! Me ajudou a escrever a missão, visão e valores da empresa que está nascendo hoje! Gratidão imensa a vocês amados!

  • Ricardo Aguilar / 21/10/2017

    Olá! sou o Ricardo.Gostaria de saber se a Luz da Serra tem curso de ortomolecular?

  • Suzy Torres / 25/03/2017

    Estou me formando em fisioterapia,gostaria de saber se eu poderia montar uma clinica nesse sentido mais holistico da area….pois estou me encontrando.

    • Fatima / 09/09/2017

      Quero conhecer melhor a espiritualidade e poder ajudar o próximo

  • José Marques / 06/02/2017

    Ótimo texto! Site ótimo para leitura de artigos. A pouco fiz algumas terapias naturais no espaço Aumakua em São José dos Campos! Excelente resultado. https://www.espacoaumakua.com/

  • Sidney Tofoli / 28/01/2017

    Adorei… estou com 66 anos, sou espirita desde meus 22 anos fiz federação, estude muito, já publiquei livros e outros serão publicados. Pior … ajudo o próximo através da espiritualidade e não consigo resolver meus próprios conflitos interno ou seja eu clareio o próximo e tropeço no meu EU interior. Um dos mentores espirituais Índia me deu uma bronca com sabedoria para nós humanos. ” O SER humano encarnados modernos, tomam remédios para evitar que entupa as veias de colesterol. Na contra mão, entopem os neurônios com pensamento contínuos e negativos. Sofrem de ansiedades, conflitos e depressão.” Sabias palavras do mestre. Abraço fraterno .