O que é Fitoenergética

Fitoenergética, o nome foge de qualquer prática natural que você conheça, correto? Pois a técnica é inédita e foi criada pelo expert Bruno Gimenes em 2002 e, ao longo desse período, já transformou a vida de milhares de pessoas por meio do poder energético das plantas. 

Neste artigo, você vai encontrar os conceitos por trás do método, como foi desenvolvido e os benefícios proporcionados. Além disso, saiba por que a Fitoenergética é uma alternativa assertiva e efetiva frente ao uso dos remédios e da indústria farmacêutica. Confira! 

quatro ramos de diferentes plantas dispostos em uma superfície branca - fitoenergética

O que é Fitoenergética?

Fitoenergética é um sistema de cura, equilíbrio e consciência elevada que utiliza o poder oculto das plantas. Seu objetivo principal é tratar as verdadeiras causas das doenças, servindo como complemento para a medicina convencional. 

Ao todo, são 118 plantas catalogadas com seus benefícios a fim de serem indicadas para cada tipo de problema. Em 2018, a Fitoenergética foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como técnica terapêutica complementar de promoção da saúde.

Quem criou a Fitoenergética?

A técnica foi desenvolvida em 2002 por Bruno Gimenes, pesquisador, escritor e especialista em desenvolvimento pessoal e prosperidade, além de ser um dos responsáveis pela expansão da espiritualidade no Brasil.

Formado em química, Bruno Gimenes mudou-se de São Paulo para Porto Alegre (RS) a trabalho e foi morar pela primeira vez sozinho aos 23 anos. Consequentemente, conheceu a solidão e a depressão, bem como o convívio diário com gripes e baixa imunidade, sendo alvo fácil de diversas doenças. Desta forma, mesmo com o sucesso profissional e familiar, Bruno não estava feliz. Até que ele recebeu o chamado para estudar e conhecer o Reiki.

Sentindo a melhora já na primeira aula, passou a aplicar a técnica em todas as pessoas que conhecia e a incentivá-las a fazer o curso também. Foi assim que introduziu sua amiga e sócia Patrícia Cândido – hoje terapeuta e pesquisadora no campo da espiritualidade.

Intrigado com a vontade de dar aos seus consultantes algo que pudessem levar para realizar um tratamento em casa, teve a ideia de energizar chás. Foi assim que percebeu vibrações vindas das ervas, nascendo a Fitoenergética.

Leia também: Quem é Patrícia Cândido?

A descoberta do poder oculto das plantas  

Assim como os seres humanos, as plantas também têm um campo de energia ao seu redor, comprovado cientificamente pelo pesquisador Bruno Gimenes, em 2002. 

Através da bioeletrografia (fotografia do campo energético, também conhecida como fotografia Kirlian, técnica que permite analisar o padrão energético do indivíduo) e conseguiu visualizar a aura (campo energético) das plantas. 

Fotografia do campo energético de uma planta, conhecida como Kirlian. Bruno Gimenes.

Contudo, existe um grande diferencial no campo de energia das plantas: ele é livre de qualquer sentimento ou emoção ruim. Por isso, elas são capazes de doar sua energia para repor a nossa.

Um exemplo simples para explicar essa ação acontece quando você recebe a visita de alguém na sua casa e percebe que sua planta murchou. Ou até mesmo, quando você passa para alguma flor e ela perde a vitalidade. Isso é o que chamamos de troca de energia, ou seja, a planta doou energia para repor a sua.

Vale lembrar que o uso das propriedades energéticas das plantas é uma prática tão antiga que se confunde com o próprio surgimento das civilizações. O poder das plantas já era explorado pela sabedoria restrita aos Xamãs, aos sábios Hindus, entre outros povos que sempre foram peritos na medicina energética das plantas. Porém, ao longo dos anos, essa sabedoria foi sendo substituída por remédios modernos e químicos, por exemplo. 

Portanto, ao identificar as propriedades energéticas específicas das plantas capazes de ajudar em diversas doenças, a Fitoenergética foi desenvolvida.

Fitoenergética como tratamento natural 

A partir da premissa das diversas propriedades naturais presentes nas plantas, bem como, o entendimento de que o desequilíbrio do organismo é a real causa das doenças, a Fitoenergética usa a energia das plantas para melhorar e equilibrar emoções e pensamentos, tratando questões emocionais, da mente, do espírito e do corpo, tanto do ser humano quanto de outros seres vivos, ambientes e plantas. 

Desta forma, cada planta é catalogada com suas especificações e área de atuação nos chakras, assim como, a melhor forma de prepará-las. Além disso, existem diversas formas de utilizá-las para se beneficiar das suas propriedades curativas, como chás, banhos, sachês, sucos, uso como temperos, entre outras aplicações.

Diferença entre Fitoterapia e Fitoenergética

Uma dúvida constante é sobre a diferença entre a Fitoterapia e a Fitoenergética. É importante ressaltar que, enquanto a primeira utiliza o princípio químico da planta no corpo físico, a Fitoenergética utiliza o princípio energético da erva no campo sutil das pessoas, dos animais, dos ambientes e das próprias plantas. Lembrando que campo sutil é o emocional, o mental e o espiritual.

Quem pode usar a Fitoenergética?

Qualquer pessoa, independente da religião, da idade e da cultura, pois esse sistema é baseado em leis naturais com comprovação científica. Mesmo pessoas saudáveis podem utilizá-la para melhorar aspectos de consciência do seu dia a dia e para ter mais energia e realizações. Além disso, a Fitoenergética pode ser usada para ajudar outras pessoas e animais de estimação, seja de forma caseira ou profissional. 

amos-de-alecrim-para-serem-utilizados-com-a-fitoenergética.

Para que serve o remédio?

Todos nós tomamos remédios e, muitos de nós temos, inclusive, quase uma farmácia em casa. Devemos, sim, ser gratos pelos avanços das pesquisas científicas para a cura de doenças, mas precisamos ter cuidado com os excessos.

Nossa sociedade vive um grande problema hoje, ela foca em soluções fáceis e imediatas para os seus problemas, sem resolver sua real causa. E assim é com você e os remédios. Ao invés de você resolver a verdadeira causa da doença, usa medicamentos que agem apenas nos sintomas.

Manchetes de jornais sobre o consumo de remédios no Brasil - Fitoenergética.

Acontece que a indústria farmacêutica movimenta bilhões e bilhões de reais todos os anos e ela não quer que você se cure realmente. Segundo o Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Federal de Farmácia, no Brasil existe uma farmácia para cada 3.300 habitantes, colocando o país entre os dez que mais consomem medicamentos no mundo. Essa é a grande conspiração que manipula você e faz com que a população brasileira fique doente.

Várias manchetes ilustram títulos sobre a indústria farmacêutica e o uso de remédios - Fitoenergética.

Contudo, existe um jeito de ir contra essa conspiração e alcançar a verdadeira cura das doenças com um custo praticamente zero. Mas, primeiro, você precisa entender onde nascem as doenças.

Onde nascem as doenças

Todos nós emanamos e absorvemos energia através de centros de energia conhecidos como chakras. Isso faz com que tenhamos ao nosso redor um campo de energia conhecido como aura. Esse campo está impregnado com nossos sentimentos e emoções, ou seja, quando estamos felizes, nossa aura emana energias de felicidade e, quando estamos tristes, emana energias de tristeza.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que a grande maioria das doenças têm origem na nossa aura. Elas são resultados de sentimentos e emoções em desequilíbrio que não são compatíveis com a nossa natureza.

Acontece que nós não fomos feitos para sentir determinadas emoções como medo, raiva, ansiedade, tristeza… e, ao sentirmos isso, geramos um desequilíbrio nos nossos centros de energia. A questão é: tudo bem ficar triste ou nervoso de vez em quando, mas quando isso passa a ser algo normal se torna um problema. Quando você passa a conviver com esse tipo de sentimento diariamente as consequências começam a se manifestar como doenças.

Saiba mais: Aura: nosso corpo sutil

O ciclo da doença

Quando não sabemos onde nascem as doenças, ficamos presos à conspiração da indústria farmacêutica, usando remédios que agem apenas nos sintomas do corpo físico. Por isso, os problemas voltam sempre a acontecer, gerando o ciclo da doença:

Ilustração com fundo preto e elementos em tons de vermelho e laranja para simbolizar as etapas do ciclo das doenças.

  1. A dor, a doença, o problema, a desmotivação e a procrastinação entram na sua vida e você começa a criar hábitos ruins para evitar os sentimentos nocivos.
  2. Você não melhora, pois continua sem tratar a verdadeira causa da doença e segue com hábitos ruins ou tomando remédios que atuam apenas nos sintomas.
  3. Os remédios e hábitos começam a gerar efeitos colaterais e a sua energia vital fica abalada.
  4. A sua crença na doença aumenta e você se torna frágil mental e emocionalmente. Você passa a se acostumar com os sentimentos ruins.
  5. Acredita que a doença é algo comum que já faz parte da sua vida.
  6. Você se torna dependente de medicação e passa a precisar de tratamentos mais sérios.

Desta forma, para fugir desse ciclo e conseguir a cura real para todas as doenças, a Fitoenergética tem proporcionado inúmeros resultados.

Pessoas transformadas pela Fitoenergética

A Fitoenergética não busca apenas oferecer, de forma objetiva e organizada, a energia das plantas para as pessoas, situações, animais, ambientes ou objetos. Mas desenvolver uma visão holística consciente sobre a missão das plantas, a missão de cada um e a reflexão consciente sobre a forma como vivemos a vida.

Por isso, esse sistema já mudou a vida de tantas pessoas que, assim como Bruno Gimenes, acreditavam no poder oculto das plantas utilizado pelas avós e benzedeiras do passado. Ou mesmo daquelas que não acreditavam, mas que depois de conhecer melhor a Fitoenergética, passaram a crer.

Nicolas Fürst, de Três Passos (RS), é uma dessas pessoas, mas nem sempre foi assim. Ele era extremamente racional e confiava que apenas os resultados de metas alcançadas poderiam lhe trazer felicidade. Porém, não estava feliz e sentia que algo faltava em seu coração. Foi ao ficar doente e não encontrar outra saída, que o poder das plantas entrou em sua vida. Confira o depoimento dele sobre o seu encontro com a Fitoenergética e os benefícios gerados.

Já a Anna Carolina de Porto Alegre (RS) sofria por muitos anos de depressão. Ela havia tentado diversas terapias naturais, praticava Yoga e meditação, mas nada dava a ela melhoras duradouras, até que conheceu a Fitoenergética. Sua identificação com o método foi tão grande que, mais tarde, acabou se tornando terapeuta da energia das plantas. Confira o depoimento:

Veja mais: Curso para terapeuta holístico: por onde começar?

Livro Fitoenergética: a energia das plantas no equilíbrio da alma

Capa do Livro Fitoenergética A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma da Luz da Serra Editora. Livro verde com ilustrações de folhas. Autor: Bruno Gimenes.

Ao mesmo tempo em que a prática da Fitoenergética ganhava destaque no Brasil e no mundo, a obra Fitoenergética – A energia das plantas no equilíbrio da alma também tornou-se referência.

Neste livro, Bruno Gimenes destaca os reais motivos das causas das doenças, além de disponibilizar as técnicas e as propriedades energéticas de cada planta catalogada. Com toda a certeza, o leitor vai mergulhar profundamente na sabedoria da natureza presente no Reino Vegetal, aprendendo a surpreendente terapia da energia sutil das plantas para equilíbrio da alma em todos os aspectos: físico, emocional, mental e espiritual.

Manual de Magia das Ervas

 livros-manual-de-magia-das-ervas-fitoenergética-bruno-gimenes

Depois do grande sucesso do livro “Fitoenergética – A energia das plantas no equilíbrio da alma”, o autor Bruno Gimenes sentiu a necessidade de criar um conteúdo complementar que servisse como um manual para receitas e modos de aplicar ervas e plantas para o equilíbrio e a cura. 

Com isso, surgiu em 2019 o Manual de Magia das Ervas, resultado de pesquisas, práticas e de centenas de estudos de caso de sucesso para mostrar que há infinitas possibilidades de uso da energia das plantas para iluminar a sua existência.

Edição comemorativa 15 anos Fitoenergética 

Em abril de 2020, a Fitoenergética completou 15 anos de uma trajetória que transformou milhares de vidas. Foi assim que reuniu uma legião de pessoas que acreditam no poder energético das plantas e praticam seus ensinamentos diariamente.

Para comemorar, em agosto, foi lançada a edição de colecionador do seu livro, com imagens exclusivas de momentos marcantes; primeiros registros da pesquisa com as plantas; e reprodução das anotações originais e das primeiras consultas do autor.

 Livro comemorativo aos 15 anos da Fitoenergética lançado pela Luz da Serra Editora.

Curso Fitoenergética e Magia com as Ervas

Mas a jornada de expansão da Fitoenergética pelo mundo não parou por aí. Como forma de atingir mais pessoas com os ensinamentos sobre os poderes ocultos das ervas, em 2013 foi criado o curso on-line Fitoenergética e Magia com as Ervas, no qual os experts Bruno e Patrícia compartilham todos os seus conhecimentos. 

O Curso Fitoenergética e Magia com as Ervas é um curso profissionalizante que habilita para atendimento em consultório. Ele ensina a usar uma sequência de práticas poderosas que farão com que a energia da aura, dos pensamentos e as emoções sejam completamente renovados. Além disso, ele proporciona aos seus consultantes a melhora na prosperidade.

Curso Fitoenergética Essencial

O curso Fitoenergética Essencial surgiu em 2019 a partir da necessidade de atender alunos que não queriam, necessariamente, fazer um curso completo de formação. Ele é uma versão mais compacta do curso Fitoenergética e Magia com as Ervas, tendo por isso, um valor mais baixo o que facilita o acesso para muito mais pessoas.

 

A Fitoenergética na mídia

Destaque nas mídias nacionais, a Fitoenergética já foi pauta de programas como Encontro com Fátima Bernardes da TV Globo e Super Poderosas da TV Band e de publicações como Casa VogueCasa&JardimEstadãoRevista ClaudiaCatraca LivreGazeta do PovoMetro JornalMdeMulherCorreio BrazilienseHoje em DiaBoa FormaYahooVila Mulher, Universa UOLPortal Terra entre outros.

 

Quem é Bruno Gimenes e Patrícia Cândido

Bruno Gimenes e Patrícia Cândido são escritores, professores e palestrantes com quase 20 anos de experiência. Como conferencistas ministraram mais de 2.500 palestras e workshops presenciais, somando um público superior a 50 mil pessoas.

São responsáveis pela expansão da espiritualidade no Brasil, especialistas em desenvolvimento pessoal e prosperidade. Juntos, Bruno e Patrícia desenvolvem um forte trabalho de cursos e treinamentos online que já impactou a vida de mais de 92 mil pessoas.

Além disso, são co fundadores da Instituição Luz da Serra, empresa top player do mercado digital no Brasil, que conta com o Portal Iniciados – uma plataforma de desenvolvimento pessoal e espiritualidade com mais de 4 mil membros – e a Luz da Serra Editora – com mais de 44 livros lançados de 16 autores diferentes, sendo que 9 deles já entraram diversas vezes no ranking dos mais vendidos da Revista Veja. Em maio de 2019, a Editora rompeu as fronteiras nacionais e lançou o seu primeiro livro no exterior, em Portugal.

A Luz da Serra possui alunos em mais de 30 países, tem 291 mil clientes ativos, mais de 1,78 milhões de inscritos no seu canal do YouTube. Os conteúdos produzidos alcançam uma audiência incrível, superam a marca de 135 milhões visualizações e ajudam as pessoas a serem o que nasceram para ser, a realizarem o seu propósito de vida e a prosperarem.

Consequentemente, o Canal do Youtube da Fitoenergética conta com mais de 400 mil inscritos e conteúdos diários com a expert Patrícia Cândido, a embaixadora oficial da Fitoenergética no Brasil. 

Siga nossos perfis nas redes sociais e continue por dentro do universo Luz da Serra:
@pat.candido
@brunojgimenes
@fitoenergeticaoficial
@luzdaserraoficial

Redação Luz da Serra

Redação Luz da Serra

Somos o Grupo Luz da Serra, uma empresa referência em desenvolvimento humano e espiritual. Há mais de 15 anos, transformamos a vida das pessoas com livros, cursos e treinamentos, porque o nosso propósito é fazer um mundo mais feliz, saudável e próspero.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!​

Seja Feliz, Saudável e Próspero

Sobre Nós

Luz da Serra 2020 – Todos os direitos reservados.

Informe seus dados e siga para a compra