Depressão – 10 Mitos e Verdades sobre a Doença

Já falamos algumas vezes sobre o que é depressão, seus sintomas e tratamento aqui no Portal Luz da Serra. A doença tem sido considerada o mal do século, atinge um número grande de brasileiros – 5,8% da população, acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) – e praticamente todo mundo conhece alguém que sofre ou já sofreu com a doença.

Mesmo assim, o assunto ainda é tabu e existe muita desinformação em torno dele. Isso, consequentemente, só atrapalha quem busca por ajuda ou tratamento. Por isso, nós da Luz da Serra separamos alguns mitos e verdades sobre a depressão para tentar clarear o assunto. E, assim, ajudar quem precisa.

O que é depressão

Pela medicina, a depressão é um transtorno psiquiátrico que pode ser desencadeado por diversos fatores, como carga genética e ambiente onde o indivíduo está inserido; não há um consenso sobre qual deles é predominante. Já a Luz da Serra acredita que o problema vai muito além disso.

Todos nós viemos ao planeta Terra com uma missão a cumprir e um propósito de vida. Assim como a carga genética, nós nascemos com essa missão já determinada, traçada por nós em outro plano. Quando não estamos alinhados com a nossa missão e com o nosso propósito, algumas doenças físicas ou mentais começam a aparecer.

Estar imerso em uma realidade de vida com conflitos, dívidas, dúvidas e crises também influencia. Tudo isso gera em qualquer pessoa desequilíbrios de ordem emocional, mental e espiritual. Não fazer o que se ama, abdicar de seus sonhos, rejeitar sua espiritualidade, ignorar sua intuição e deixar de ser você mesmo, também são causas dessa doença, entre outras.

Depressão – Coisas que Você Acredita

Uma pesquisa realizada pelo Ibope* mostrou que metade da população que sofre de depressão tem vergonha de revelar o diagnóstico a familiares e amigos. Isso acontece por causa das falsas crenças em torno da doença.

Esse tipo de pensamento prejudica muito o seu tratamento, causando um bloqueio que impede a pessoa a procurar pela real causa do problema, lidando apenas com seus sintomas. Essa é a grande luta da Luz da Serra: buscar a raiz do problema para tratá-lo e solucioná-lo.

Depressão - mitos e verdades sobre a doença 01

Frases de Depressão – Mitos e Verdades

Sendo assim, listamos alguns dos principais mitos e verdades sobre a depressão pela visão espiritual para acabar de vez com o tabu em torno dessa doença. São elas:

  • É vergonhoso assumir que tem depressão: a vergonha de assumir uma doença vem de crenças adquiridas durante a vida. Muitas pessoas não entendem o que é a depressão de fato e associa a doença a tratamentos mal feitos por pessoas conhecidas que não alcançaram a cura, por exemplo. Para superar o problema primeiro é preciso olhar para ele. É preciso assumir as rédeas da própria vida e encarar tudo o que está te bloqueando. Você pode mudar esse cenário, não tem motivo nenhum para sentir vergonha. Peça e procure por ajuda. Estar aqui conosco, por exemplo, lendo sobre o assunto, já é um passo.
  • Depressão é um momento de tristeza: Muitas pessoas acreditam que não estão com depressão, estão apenas passando por um momento de tristeza. Contudo, a depressão é uma doença real e associá-la a um problema simples e passageiro não ajuda a solucioná-la. É normal sentir tristeza, mas sentir-se triste por muito tempo não é. Pare por um instante e reavalie a sua vida. Busque o seu propósito de vida. Ao fazer isso, respostas vão começar a surgir e você vai passar a ter força para encarar os problemas e mudar o que precisa ser mudado.
  • O medicamento para depressão não funciona: O grande problema dos medicamentos alopáticos receitados por médicos é que eles não resolvem a real causa da doença. De nada adianta se medicar sem descobrir o que te levou até esse quadro de depressão. Busque entender como tudo começou. Além disso, para curar uma depressão é preciso mudar o estado energético em que a pessoa se encontra. Essa mudança pode ser conquistada com o auxílio de alguma técnica terapêutica que atue no campo vibracional do ser, como, por exemplo, a Fitoenergética. Mas essa terapia complementar deve ser feita com regularidade e consistência.
  • A depressão não tem cura: a depressão tem cura, sim! É preciso querer assumir com mãos firmes as rédeas da sua vida e fazer as mudanças necessárias para enfrentar de forma nova a sua realidade. Quando você se alinhar a isso, já será “meio caminho andado” na direção da cura. Aqui na Luz da Serra temos vários exemplos de pessoas que alcançaram a cura. Estamos aqui para ajudar, acredite!
  • Depressão vem com a idade e afeta apenas mulheres: não é verdade. Depressão não tem idade nem gênero. O que acontece é que, com a idade, o peso de não ter seguido sua missão de vida aumenta, trazendo com ele os problemas e erros cometidos. A boa notícia é que nunca é tarde para começar um novo caminho alinhado ao seu propósito.
  • Falar sobre a depressão faz com que ela piore: tudo depende da frequência na qual você está vibrando. Se você vive falando sobre os seus problemas, irá atrair mais deles, é a Lei da Atração. Contudo, não estamos dizendo para você ignorar a doença até ela ir embora. Encare a jornada de tratamento da depressão de frente e sempre mentalizando a sua cura. Assim, vai vibrar nessa sintonia e atrair mais dela.
  • Quem tem depressão é fraco: a depressão afeta grande parte da população brasileira e isso não significa que essas pessoas são fracas. Como falamos anteriormente, essa doença vem quando estamos vivendo uma vida sem propósito e, com o ritmo acelerado em que a nossa sociedade está, se perder da sua missão pode acontecer com qualquer um. O importante é buscar estar sempre conectado com a sua essência. O primeiro passo é reconhecer e, então, já pode buscar se reconectar.
  • A depressão “vai embora” sem tratamento: ela não vai embora. Quando alguma doença aparece em nossa vida, significa que estamos fazendo algo de errado com ela. E ela não vai desaparecer sozinha. Precisamos ter consciência do problema para solucioná-lo.
  • Se alguém da sua família sofrer de depressão, você irá herdar essa genética: existem pessoas predispostas a desenvolver a doença por questões genéticas, sim. Mas, assim como qualquer outra pessoa, é possível preveni-la estando alinhado com a sua essência e a sua verdade. O medo de uma predisposição à doença faz você vibrar nessa sintonia e atrair mais dela. Acredite na sua individualidade e no seu poder pessoal.
  • Depressão é falta de Deus: a Luz da Serra defende a espiritualidade universalista sem dogmas. A depressão pode afetar a todos, inclusive quem acredita em Deus. Acreditamos que o surgimento de doenças acontece quando você está desconectado do seu propósito de vida, independente da sua religião.

Como ajudar uma pessoa com depressão

A depressão é uma das doenças que mais afeta os brasileiros. E todo mundo conhece alguém com depressão ou que já teve a doença. Entre essas pessoas, metade também já conheceu alguém que cometeu suicídio.

Esses dados são alarmantes e não podemos fechar os olhos para eles. É nossa missão ajudar na luta contra essa doença. O primeiro passo é reconhecer uma pessoa que sofra com a depressão. O segundo é mostrar apoio e compreensão. E o terceiro é disseminar que existe cura para esse problema e que qualquer um pode vencer essa doença, acabando com seus mitos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Fique a vontade para explorar o Portal Luz da Serra. Aqui, falamos livremente sobre espiritualidade, tratamentos naturais e prosperidade. E no nosso canal do Youtube você encontra muitos outros conteúdos.

Deixe seu comentário aqui embaixo sobre o que você achou do conteúdo. Se gostou e quer saber mais, acesse nosso canal no YouTube Luz da Serra. Gratidão e beijos de luz!

* A pesquisa “Depressão, suicídio e tabu no Brasil: um novo olhar sobre a Saúde Mental”, foi aplicada pelo IBOPE Conecta em 2 mil brasileiros a partir dos 13 anos de idade e residentes em diferentes regiões metropolitanas do País. Os dados foram encomendados pela Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) em associação com o CVV (Centro de Valorização da Vida) e a farmacêutica Pfizer.

Redação Luz da Serra

Redação Luz da Serra

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!​

Seja Feliz, Saudável e Próspero

Sobre Nós

Luz da Serra 2020 – Todos os direitos reservados.

Informe seus dados e siga para a compra