Com certeza, muitas pessoas já ouviram falar em meditação. Porém, muitas não sabem o que é, como funciona e para o que realmente serve. Aqui, será esclarecido o que é meditação e quais são os seus principais mitos.
Além disso, daremos algumas dicas para quem deseja começar a meditar. Mas lembre-se: é preciso não ter preconceitos, estar sempre com a mente aberta para aceitar a você mesmo e os novos conhecimentos. Assista ao vídeo abaixo ou continue lendo este artigo.

O que é meditação
A meditação é uma prática para a qual é preciso um conjunto de técnicas que buscam sempre o treino do foco da atenção. Com uma origem um tanto antiga, remontando às tradições orientais, entre elas o Yoga e o budismo. Mas isso não quer dizer que o termo também se refira a algumas práticas adotadas por algumas religiões.
Podemos dizer que meditar é familiarizar a mente de uma forma constante e profunda com um objeto virtuoso. Com isso, a meditação cumpre as funções de superar problemas interiores que podem ter surgido por causa de algum tipo de decepção, de raiva ou inveja.
Com a meditação, podemos adquirir diferentes níveis de realização espiritual, podendo evoluir para estados cada vez mais elevados.
4 mitos sobre meditação
1. Meditação é não pensar em nada
Engana-se quem acha que meditar é não pensar em nada. Isso é impossível. Pois, uma vez que você senta e fecha os olhos você percebe que a mente não para. Esse mito faz com que as pessoas fiquem frustradas e acabem desistindo de uma técnica tão poderosa que é a meditação.
2. Meditação é concentração
A concentração é apenas um benefício da meditação. Para chegar a concentração é preciso antes ter a desconcentração. Ou seja, a meditação, na verdade, é deixar com que as coisas aconteçam e quando acontecer, você estará em um estado de profundo descanso.
3. Meditação é o controle dos pensamentos
Os pensamentos não vêm para a gente quando queremos. Assim que temos um pensamento já ficamos conscientes dele. O que temos na meditação é um intervalo entre um pensamento e outro, a tentativa de controlar pensamentos é um grande esforço e para manter a mente relaxada; portanto, o segredo é não se esforçar.
4. Meditação só pode ser feita em determinados momentos
A meditação pode ser feita em qualquer lugar e não há direção correta para se meditar. Porém, meditar de manhã ou à noite pode fazer com que você se mantenha mais calmo durante todo o dia.
Dicas para meditação
1. Escolha um ambiente quieto
Isso é, pois, assim, você não será incomodado. Além disso, ambientes quietos e bem calmos podem fazer com que a meditação seja uma experiência mais agradável e relaxante.
2. Sente-se confortavelmente
Estar relaxado e confortável é muito importante. Além disso, preste bastante atenção na sua postura.
3. Comece com aquecimentos
Fazer alguns exercícios de aquecimento antes de meditar ajuda na circulação, removendo assim o cansaço, fazendo também você sentir o corpo mais leve.
4. Respire
Respirar profundamente faz parte do processo de preparação para a meditação.
Portanto, a meditação faz parte de todo um processo para fazer com que você se sinta bem e se conheça melhor. E você pratica já, ou acredita nos mitos sobre meditação? Comente abaixo.
Muita Luz!
Bruno Gimenes e Redação Luz da Serra