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Tecnicas de relaxamento e meditação – tecnicas para acalmar a mente

Por milhares de anos as pessoas têm usado a meditação para ultrapassar aqueles pensamentos indutores de estresse e transtornos emocionais e concentrar-se na paz e clareza de consciência do momento presente. A variedade de técnicas de meditação, tradições e tecnologias é quase infinita, mas a essência da meditação é singular: o cultivo da consciência ativa e expandida. Esses são preciosos fins das tecnicas de relaxamento e meditação, mas as pessoas são inicialmente atraídas para a prática por muitas razões diferentes.

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Faça o Dinheiro Correr Atrás de Você

Alguns pessoas começam a meditar por causa da recomendação de um médico, buscando benefícios para a saúde, redução do estresse e um sono reparador; outros pela busca de alívio dos pensamentos de medo, raiva ou pensamentos dolorosos que constantemente inundam sua mente. Outros ainda vão à meditação para encontrar uma maior autocompreensão, aumentar seus poderes intuitivos, ou melhorar a sua capacidade de concentração.

É preciso dizer que o objetivo da meditação depende do praticante, mas também é verdade que quem medita regularmente recebe benefícios profundos em todos esses níveis físico, mental, emocional e espiritual.

Aliás, a meditação permite que você ajude o mundo, não só o seu, mas o de outras pessoas, por meio de uma relação mais saudável.

Aqui estão apenas alguns dos benefícios de saber como meditar:

  • Alívio do estresse e controle da ansiedade (a meditação atenua os efeitos da resposta de “luta ou fuga”, diminuindo a produção de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina)
  • Diminuição da pressão arterial e hipertensão;
  • Redução de níveis de colesterol;
  • Uso mais eficiente de oxigênio pelo corpo;
  • Aumento da produção do hormônio DHEA, antienvelhecimento;
  • Sono profundo e reparador.

Tecnicas de relaxamento e meditação

A meditação é uma palavra que, em muitas situações, tem sido usada livremente e de forma imprecisa no mundo moderno. É por isso que há tanta confusão sobre como praticá-la. Algumas pessoas usam a palavra meditar quando querem dizer pensar ou contemplar; outros usam para se referir a sonhar acordado ou fantasiar. No entanto, a meditação (dhyana) não quer dizer isso.

A tecnica de relaxamento como a meditação é totalmente diferente do estado normal de vigília. É o meio para alcançar plenamente todos os níveis de consciência do indivíduo e, finalmente, experimentar o centro da consciência interior.

A meditação não é parte de qualquer religião, é uma ciência, o que significa que o processo de meditação segue uma ordem particular, tem princípios definidos e produz resultados que podem ser verificados.

É uma poderosa receita natural para as pessoas que sofrem de ansiedade e/ou depressão, e também é ensinada para as pessoas que têm dificuldade de controlar sua raiva. No entanto, não precisa sofrer de uma condição psicológica séria para que a meditação beneficie você!

Pessoas que meditam são menos estressadas, mais saudáveis, dormem melhor e têm uma visão mais positiva sobre a vida. Simplificando, a meditação faz de você uma pessoa mais feliz!

Tal hábito melhorará sua saúde, fortalecerá seu sistema imunológico, reduzirá a pressão arterial e diminuirá os níveis de colesterol, como já visto.

A meditação é, muitas vezes, de particular interesse para as pessoas que são diagnosticadas com uma doença potencialmente crônica. Pessoas com condições médicas graves como o câncer, por vezes, escolhem a meditação como um meio para melhorar o processo de cura e recuperação. Embora a meditação nunca deva ser usada como um substituto para o cuidado médico adequado, em alguns casos, pode levar a descobertas médicas e de cura, mesmo quando os tratamentos tradicionais têm sido infrutíferos.

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Claro, você não precisa ser doente terminal para se beneficiar dos efeitos de cura da meditação! Mesmo que tenha acabado de pegar gripe, a meditação vai melhorar a função do sistema imunológico e ajudá-lo a descansar mais profundamente, levando a uma recuperação mais rápida. A meditação também passa a ser uma ótima maneira de aliviar dores de cabeça e evitar que se repitam.

Como acalmar a mente com a meditação

Na meditação, a mente está clara, relaxada e focada internamente. Quando você medita, você está totalmente acordado e alerta, mas sua mente não está centrada no mundo exterior ou nos eventos que ocorrem ao seu redor. A meditação requer um estado interior que ainda é unidirecionado para que a mente se torne silenciosa. Quando a mente está em silêncio e não distraída, a meditação se aprofunda.

Desde a infância, fomos educados apenas a examinar e verificar as coisas no mundo externo. Ninguém nos ensinou a olhar para dentro. Portanto, continuamos a ser estranhos a nós mesmos, ao tentar conhecer outras pessoas. Essa falta de autocompreensão é uma das principais razões pelas quais nossos relacionamentos não parecerem funcionar e pela confusão e decepção tantas vezes prevalecerem em nossa vida.

Pouco da mente é cultivada por nosso sistema educacional formal. A parte da mente que sonha e dorme,  o vasto reino do inconsciente, que é o reservatório de todas as nossas experiências, permanece desconhecida e indisciplinada; já que não está sujeita a qualquer controle. É verdade que a totalidade do corpo está na mente, mas a totalidade da mente não é o corpo. Exceto para a prática de meditação, não existe qualquer método para desenvolver verdadeiramente o controle sobre a totalidade da mente.

O objetivo da meditação é ir além da mente e experimentar a nossa natureza, que essencialmente é descrita como paz, felicidade e bem-aventurança. Mas, como qualquer um que já tentou meditar sabe, a própria mente é o maior obstáculo que está entre nós e essa consciência.

A mente é indisciplinada e resiste a qualquer tentativa de discipliná-la ou guiá-la a um caminho particular. A mente tem uma vontade própria. É por isso que muitas pessoas, ao sentar para a meditação, experienciam apenas fantasias, devaneios ou alucinações, mesmo com ambientes superpreparados, com música de meditação e outros cuidados. Nunca atingem a quietude que distingue a verdadeira experiência de meditação profunda; é o caso de muitos adeptos de meditação para iniciantes, que precisam mesmo aprender a meditar.

Somos ensinados a como nos mover e comportar no mundo exterior, mas nunca a examinar o que está dentro de nós. Quando aprendemos a fazer isso através da meditação, atingimos o mais perto de todas as alegrias que não podem ser experimentadas por um ser humano. Todas as outras alegrias do mundo são momentâneas, mas a alegria da meditação é imensa e eterna. Isso não é um exagero.

A meditação é um meio prático para acalmar-se, para abandonar seus preconceitos e ver o que realmente é verdade. É uma maneira de treinar a mente para que você não fique distraído e preso em sua agitação sem fim.

Saber como meditar ensina a explorar sistematicamente as suas dimensões internas. É um sistema de compromisso, não mandamento. Você está comprometendo-se, em seu caminho, e com o objetivo de conhecer a si mesmo. Mas, ao mesmo tempo, aprende a ter calma, uma exigência universal do corpo humano, característica reforçada por quem deseja que se aprenda a meditar.

Meditação diária

A meditação é muito simples. É simplesmente estar presente. Você pode começar por observar sua respiração, e então, se um pensamento vem, atenda-o, observe-o, esteja aberto e deixe ir embora. Em seguida, volte para a respiração.

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Sua resposta normal é reagir a todos os seus pensamentos, e isso mantém você já ocupado em um mar de confusão. A meditação diária ensina a entender o que está ocorrendo dentro de você, e isso faz muita diferença. Traz-lhe a liberdade da mente e todas as suas possibilidades. E é nessa liberdade que você começa a sentir quem você é, distinto da sua turbulência mental.

Você experimenta a alegria interior e o contentamento, sente um alívio e relaxamento interior e encontra um refúgio do tumulto de sua vida. Você se dá umas férias interiormente. Tudo isso apenas ao saber como meditar, mesmo que esteja em processo de meditação para iniciantes.

Essas férias, no entanto, não são um refúgio do mundo, mas a fundação para encontrar a paz interior. Você também deve aprender a aplicar o princípio de participar em suas atividades mundanas, de modo que pode aplicar-se no mundo de forma mais eficaz. Por intermédio da prática da meditação, é possível aprender a ser aberto para o que vier em sua vida diária e dar a si próprio, toda a atenção.

Se alguém lhe diz algo negativo, você fica com raiva ou deprimido. Se perder alguma coisa, você se torna emocionalmente perturbado. Seu humor depende do que vem até você, e, como resultado, sua vida é como uma montanha-russa. Reage antes de ter experimentado totalmente a situação a qual está enfrentando.

Você imediatamente interpreta o que vê ou ouve de acordo com suas expectativas, medos, preconceitos ou resistências. Você ativa o curto-circuito na experiência e, assim, limita-se a uma ou duas respostas condicionadas, em vez de responder a uma situação de forma aberta e criativa.

Mas se você aplicar o princípio da meditação diária nas experiências, pode atentar-se completamente ao que está ocorrendo. E isso, da seguinte forma: por meio de abertura a tudo o que é espontâneo e surgir de maneira natural. Dessa forma, o caminho fica aberto para que a decisão do que for mais útil, em seu caso particular, seja tomada e, consequentemente, vivida.

Dessa forma, a meditação é terapêutica, porque ajuda a controlar seus sentimentos. Ela não só leva ao equilíbrio e à estabilidade interior, como também expõe seus complexos interiores, sua imaturidade, seus reflexos improdutivos e hábitos inadequados.

Muita luz!

Redação Luz da Serra

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1 COMENTÁRIO
  • Antonio Luciano Costa / 23/04/2017
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    Gostei muito de ler o vosso artigo “A meditação” . Está com uma “redação” inteligente, capaz de atingir todos os que se preocupam em saber mais, sobre o significado da Meditação. O meu sentimento quando medito, torna-me mais próximo do “CRIADOR” porque estou completamente em “PAZ” interior e exterior. Já fui um consumidor de “XANAX” por imposição médica, acabei com isso, faz alguns anos, mas recordo-me muito bem, do meu estado, após a toma de 2 grs por dia! . Porem, para mim, a meditação, deixa-me num estado “relaxado” mas consciente . Obrigados pelo vosso trabalho.
    Luciano Costa