Meditação: alivie as angústias do seu dia a dia

Você anda confuso com suas emoções, tendo problemas familiares ou com amigos e sentindo que é necessário achar algo para relaxar sua mente? Saiba que existe uma solução para isso. A meditação tem o poder de deixar seus pensamentos em harmonia, te conectando com a espiritualidade e promovendo bem-estar. Neste artigo, vamos falar o que é meditação e dar o passo a passo para quem está começando.

O que é a meditação?

Meditar vem do latim meditare e significa estudar o pensamento, ponderar, preparar tudo como consequência de longo amadurecimento, projetar objetivos, ao mesmo tempo em que também pode ser entendida como voltar-se para si.

A meditação diária nutre a essência do ser humano, ajuda a relaxar e faz com que você tenha o poder da mente. Meditar diariamente traz equilíbrio e autoconhecimento para sua vida. Isso porque é com auxílio dessa prática milenar que se abre a possibilidade de ter um profundo conhecimento sobre diversos aspectos de cada ser humano, sejam físicos, psicológicos ou emocionais. 

E, a partir do exercício de meditação, você pode ter mudanças reais em sua vida e no seu comportamento. Você passa a lidar bem com as situações difíceis do cotidiano e as relações com a família, amigos ou qualquer outra pessoa melhoram.

Homem de pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos faz meditação com olhos fechados

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Como meditar corretamente

Para aprender a meditar corretamente, é preciso ter autocontrole e paciência, já que é necessário manter o foco apenas na sua respiração e esquecer do resto que está à sua volta. Se você conseguir isso, você verá a vida de um jeito diferente, com mais otimismo e confiança, segundo afirmou a autora Amanda Dreher, no livro Meditar Transforma.

Ninguém deu nenhuma notícia boa, ninguém trouxe presentes, ninguém o apreciou ou o admirou, ninguém fez nada por você. Entretanto, você tem um sentimento interior de alegria. É isso que a meditação pode fazer para que você se torne menos suscetível às opiniões alheias e mais autoconsciente.

Antes de começar a meditação, você precisa se organizar não só em relação ao espaço físico, mas também internamente. Que tipo de problema você quer eliminar da sua vida? Que mudança interior você busca? A meditação se revela como oportunidade para saciar o anseio pelas respostas dessas perguntas ou simplesmente como um atalho positivo, quando se procura a espiritualidade dentro de si.

Meditação não é somente não pensar em nada e esvaziar a mente. Você precisa fazer isso para concentrar-se e, com a ajuda de seu foco e energia direcionados, a prática se torna o mergulho mais profundo no seu íntimo.

Quando você conseguir chegar a esse estado espiritual, terá as respostas para os seus anseios e a alegria interior. Se você praticar a meditação diária, isso lhe fará mais bem ainda. A sensação de corpo mais leve, após meditar pela manhã, transforma as pessoas.

Monge sentado em lugar alto faz meditação, enquanto pássaros voam no céu com rajadas de nuvens

Meditação para iniciantes

No caso de meditação para iniciantes, o recomendado é que a prática seja realizada individualmente. A meditação em grupo pode ajudar, assim como ter um profissional ao lado também, mas é preciso praticar sozinho para realmente aprender a meditar.

Muitos têm dúvidas se há um melhor horário do dia e se é preciso estar em silêncio ou com música de meditação para um melhor resultado. Como se trata de meditação para iniciantes, o importante é que você considere o que te proporciona mais concentração e conexão interior.

A grande maioria das pessoas prefere meditar pela manhã para renovar as energias através da luz do Sol. Para isso, o ideal é levantar-se bem cedo: tome banho ou lave o rosto com água fria para despertar e medite por 15 minutos.

Há outro grupo de pessoas que prefere meditar antes de dormir, pois o ato pode trazer relaxamento após um longo dia e permitir que você capte energia para o que virá. Se for o seu caso, o ideal é fazer antes das 23 horas. Medite por 10 minutos e durma cedo.

Para que a prática da meditação cause mais efeitos positivos na sua vida, combine esse ato com a leitura de livros sobre o tema, como Meditar Transforma ou As meditações mais poderosas de todos os tempos. Além disso, você também pode cantar mantras, buscar praticar atividade física e manter uma alimentação equilibrada.

Menino monge sentado em lugar alto pensa com olhar distante

Saiba o passo a passo da meditação

1º: Organização

Para que você faça uma meditação correta, é preciso organizar o seu espaço físico e as ideias que você carrega em sua mente. Saiba porque está meditando e como aquilo fará de você, com a prática diária, uma pessoa melhor.

Defina por quanto tempo você pode se dedicar para meditar (sendo 10 minutos o mínimo) e quando você fará isso (pela manhã, antes de dormir ou nos dois períodos).

Escolha um espaço em que você se sinta confortável, seja dentro de casa ou em um jardim. Desligue celular e televisão e não deixe que outras coisas ao seu redor atrapalhem e desconcentrem você.

Se você gosta de fazer com apoio de músicas de meditação, não tem problema. Mas é preciso escolher uma que ajude você a relaxar e encontrar seu íntimo. Recomenda-se que escute sons da natureza, como pássaros, chuva, lagos e cachoeiras. Evite sonoridades muito percussivas e marcantes, para evitar distrações. Ao fechar os olhos, você vai imaginar estar nesse lugar e isso vai esvaziar a sua mente e trazer tranquilidade quase que imediatamente.

2º: Postura

Depois de organizar o seu espaço, é preciso ter uma boa postura para iniciar a meditação. Ao sentar-se, você precisa estar confortável para que não tenha dores e consiga ficar naquela posição durante todo o período de meditação, de maneira tranquila e prazerosa.

Sente-se no chão e mantenha a coluna ereta, para que a energia vital flua pelo seu corpo. O queixo deve ficar alinhado paralelamente ao chão e de pernas cruzadas, com os joelhos devendo ficar próximos do solo, na linha do quadril.

Há diversas posições para meditar e você pode até sentar-se em uma cadeira, não se esquecendo de manter a coluna ereta e os joelhos alinhados. Porém, não é possível fazer uma meditação com seu corpo deitado, para que você não acabe relaxando demais e seu cérebro e subconsciente pensem em dormir.

As mãos podem ficar relaxadas sobre os joelhos ou pernas e os olhos devem permanecer fechados ou semiabertos com foco em algum objeto para ajudar na concentração. Com a prática, você vai encontrar a melhor e mais confortável posição para você. O importante é estar com o corpo alinhado e sem tensão em nenhuma parte dele.

3º: Respiração

Para meditar, são necessários apoios de diversas naturezas, inclusive fisiológicos; como a respiração. Nós respiramos automaticamente, sem prestar atenção no processo e, por isso, fazemos errado. Para a meditação, é preciso mesmo que seja explorada a capacidade dos pulmões.

A respiração é fonte de energia física, mental e espiritual e é com ela que controlamos a emoção ao meditar. Ao prestar atenção na forma que respiramos, controlamos nosso pensamento e relaxamos a mente. Além da respiração, observe as batidas do coração para encontrar a concentração e relaxar. O mais importante é relaxar, respirar devagar e concentrar-se nos seus pulmões inflando e esvaziando na entrada e saída do ar no seu corpo.

 

 

Não é difícil iniciar a meditação, mas é preciso querer e ter disciplina para que com a prática você possa controlar sua mente e suas emoções. Meditar vai mudar a sua vida, acabar com as angústias e medos, estresse, ansiedade, depressão, afastar pensamentos negativos e possibilitar um contato com o mais profundo de seu ser.

Meditar não cura um problema. No entanto, vai até a raiz dele e elimina as suas causas e o que impede sua vida feliz. A meditação ajuda você a ter um poder sobre sua mente para que deixe de lado os maus comportamentos e viva em plenitude, cultivando a felicidade.

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Redação Luz da Serra

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