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Meditação – Como começar?

A meditação é uma maneira de pensar em si mesmo, no núcleo mais íntimo do seu ser. Você concorda? Depois de ter encontrado o centro de sua existência, a consequência é única: ao mesmo tempo se conectar com suas raízes e suas asas. Por isso, a meditação é essencial para se sentir bem e viver uma vida feliz.

Faça o Dinheiro Correr Atrás de Você

Estamos continuamente nos movendo a esmo, sempre em outro lugar bem longe do nosso próprio ser, voltados para os outros. Quando tudo isso é deixado de lado, com todos os objetos sendo descartados e você fecha os olhos para tudo o que não é você ? sua mente e seus batimentos cardíacos são deixados para trás ?, apenas o silêncio permanece.

É nesse silêncio que você lentamente encontrará o centro do seu ser, as raízes vão crescer por seu próprio acordo e as asas também. Você não precisa se preocupar com isso e não pode fazer nada sobre. Elas vêm por conta própria. Na verdade, a única coisa que você fez foi  simplesmente cumprir uma condição, que é meditar. E toda a existência se torna uma felicidade para você, uma bênção.

Percebe-se que, a qualquer momento, em qualquer lugar, você pode começar a prática de meditação, você sabia? Sim! Basta querer.

Meditação – o que nos impede de começar?

O que muitas pessoas podem fazer é não fazer da meditação um hábito, afirmando que não têm tempo, não conseguem se concentrar ou mesmo acham que é uma perda de tempo. Pode ser que a desculpa mais comum seja devido ao dia a dia agitado que a maioria das pessoas tem, impedindo que realmente parem por um momento para refletir, relaxar e meditar.

A meditação é uma prática milenar que ajuda a controlar nossa própria mente e, consequentemente, nossa vida, além de facilitar descobertas sobre nós mesmos. Individualmente, é uma maneira de recarregar as baterias e acalmar a mente.

Já aconteceu de você estar com insônia, porque os pensamentos não conseguirem parar de agitar sua mente, evitando que você relaxasse e descansasse?

Meditar, nos ajuda a controlar os pensamentos e acalmar nossa esfera mental, quando é  necessário haver concentração, descanso e/ou repouso. Mas por quê isso acontece? A meditação pode nos ajudar a eliminar pensamentos negativos, preocupações, ansiedade e todos os fatores que podem nos impedir de ser felizes.

Ficou provado que a prática da meditação, realizada diária ou regularmente, irá atenuar os sintomas de estresse e ansiedade. Se tivermos o hábito de meditar, nos sentiremos mentalmente revigorados e somos capazes de lidar com situações difíceis com mais simplicidade.

Para meditar não é necessário ser um budista, hindu ou praticar qualquer religião. Saiba, inclusive, que a meditação não tem nada a ver com religião. Tem a ver com a vontade de se conectar com o eu interior e simplesmente ter uma percepção diferenciada do mundo ao nosso redor.

Meditação é difícil?

Meditação pode certamente ser um desafio, ainda mais se não temos certeza do porquê estarmos aplicando essa prática. Pode parecer muito estranho sentar-se lá apenas ouvindo a conversa incessante na nossa cabeça e, ainda por cima, nós facilmente cansamos, se não fizermos nada por algum tempo, mesmo que por apenas 10 minutos.

Em outras palavras, a meditação não se trata de forçar a mente a ficar absolutamente imóvel. Pelo contrário: é um desapego da resistência, do que quer que possa surgir, dúvida, preocupação, incerteza, os dramas sem fim, medo, desejo.

Toda vez que você perceber que a sua mente está à deriva, sonhando acordada com pensamentos do passado ou planejamentos de futuro, volte a este momento de meditação. Tudo que você precisa fazer é prestar atenção. Nada mais.

Uma reação comum para muitos é achar que a meditação é a coisa mais difícil de se fazer. Quando estamos tão acostumados a fazer, ativamente, alguma atividade o tempo todo, ficarmos sentados com os olhos fechados, mesmo que por apenas 10 minutos, sem “fazer nada” soa absurdo. Vejamos algumas das razões mais comuns por que as pessoas acham meditação difícil.

Eu trabalho por 10 horas em um trabalho de alta pressão, mais o tempo gasto no trânsito. É difícil encontrar o tempo para meditar!?

Se você não tem tempo, é exatamente por isso que você deve meditar. Acha confuso? Bem, meditação adiciona horas para o nosso dia. Meditar por 15 a 20 minutos por dia pode ajudar a melhorar a concentração e produtividade. Assim, o trabalho é feito mais rápido e você tem tempo para relaxar a mente e recarregar-se depois de um longo dia de trabalho. Lembre-se: se você encontrar 15 minutos para meditar no dia, será capaz de encontrar tempo para todo o resto.

Minha mente não para de pensar. Eu não consigo relaxar! Meus pensamentos estão me enlouquecendo!?

Soa familiar? Tentar impedir a sua mente de pensar é como tentar parar o vento, é impossível. Quando você fica em serenidade e tenta acalmar sua mente, você encontra toda uma atividade maníaca acontecendo, o que parece incrivelmente barulhento.

Pode ser que, para você, seja completamente normal, mas com a meditação perceberá o quanto a mente é falante, enérgica e ativa. Não temos controle sobre os pensamentos; entretanto, é a prática da meditação que nos deixa mais calmos e relaxados.

Resumindo: é normal a mente não parar, mas é a meditação que fará com que se silencie.

Meditação faz bem para saúde

A meditação é uma ótima ferramenta para cuidar da nossa saúde. Você sabia? Entenda agora!

Principais benefícios físicos da meditação

diminui a tensão física;

elimina desordens psicossomáticas provocadas por tensão;

trata-se de profilaxia contra o estresse;

reduz a pressão arterial;

fortalece o sistema imunológico;

retarda o processo de envelhecimento;

recarrega as baterias.

Principais benefícios psicológicos da meditação

Acalma, conforta, ajuda a sermos mais tolerantes e sensíveis, ajuda a controlar nossa raiva, energiza, tira as preocupações, traz clareza, ajuda-nos a ser mais confiantes de nós mesmos e promove o crescimento pessoal.

Principais benefícios da meditação no trabalho ou estudo

Melhora a concentração, reduz a probabilidade de distração, melhora a memória, ficamos mais receptivos e aprendemos mais facilmente, fica mais fácil exercer o controle de nós mesmos e, em situações de pressão, ajuda a ter mais criatividade.

Meditação tem comprovação científica

Está sentindo o peso do mundo em seus ombros? A meditação é extremamente eficaz em reduzir o estresse e ansiedade. Um estudo (The American Journal of Psychiatry) descobriu que a atenção plena e a meditação reduzem significativamente o estresse quando praticadas ao longo de um período de três meses. O estudo ainda revelou que a meditação literalmente reduz a densidade do tecido cerebral associada a questões como ansiedade e preocupação.

Quer fortalecer seus relacionamentos? A meditação, de acordo com o Journal of Marital and Family Therapy, tem mostrado que melhora a sua capacidade de se relacionar com os outros. Mas como? Melhora a sua capacidade de empatia e isso aguça sua capacidade de interpretar como os outros estão sentindo. A meditação também aumenta a sua estabilidade emocional, tornando-se menos suscetível de sofrer influências por quaisquer pessoas negativas, presentes em sua vida.

Se você quer ter super memória ou simplesmente quer se lembrar do nome daquele cara que trabalha com você, a meditação pode ajudar, conforme o estudo produzido pelo Indian Journal of Physiology and Pharmacology. A pesquisa mostrou que a meditação melhora a sua capacidade de memorizar, isto é, de armazenar e consolidar novas informações.

Você conhece alguém que tem lutado contra vícios? Um dos mais belos efeitos da meditação é que pode ajudar as pessoas a superar vícios poderosos. Outro fascinante estudo, da Addiction Research, descobriu que a meditação Vipassana pode ser extremamente eficaz em ajudar as pessoas a superar o álcool e vícios relacionados à droga. E não para por aí: efeitos semelhantes foram verificados em vários outros tipos de meditação.

Quer receber alguns dos benefícios da prática de se ficar sentado em um só lugar? Os pesquisadores descobriram que tanto a meditação mindfulness e a Meditação Transcendental melhoram sua saúde cardiovascular e reduzem o risco de doença cardíaca, de acordo com pesquisa feita pelo JAMA Internal Medicine.

Você adoece com mais frequência do que gostaria? Acredite ou não, uma variedade de tipos de meditação, de mindfulness até Yoga, fortalecem o sistema imunológico e o torna mais resistente a vírus e infecções (Revista Internacional de Yoga).

Quer preencher a sua vida com alegria e energia? A meditação mindfulness estabiliza seu funcionamento psicológico e, de quebra, melhora a sua sensação de bem-estar. Yoga e tai chi, de acordo com estudos (Annals of Behavioral Medicine), têm efeitos terapêuticos significativos e promovem aumento da qualidade de vida, quando são praticados regularmente.

Talvez o mais surpreendente benefício da meditação é ter a propriedade de reduzir a dor mental e física de maneira mais intensa que a morfina (Huffington Post). Sim, você leu certo. Isso é um achado científico incrível, não é mesmo?

De modo geral, a meditação é uma excelente forma de conhecer mais sobre nós mesmos, equilibrar as nossas emoções e estar mais ciente das decisões tomadas em todas as áreas da vida. Evitar que o estresse tome conta da gente, estabelecer relações mais saudáveis, reduzir a ansiedade e ainda nos sentirmos bem, todos os dias, são benefícios incríveis. A meditação ajuda a unir o seu propósito de vida a seus planos.

Para isso, basta sentar por alguns minutos e deixar a mente relaxar até que encontre o silêncio. Não breque os pensamentos, deixe que apareçam e vão embora. Concentre-se em sua respiração e sinta a quietude.

Você ainda não sabe como começar a praticar meditação? Comente abaixo sobre a sua visão. Vamos compartilhar!

Uma excelente prática para você!

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