HomeLuz da SerraMantras para relaxar – degraus em direção à pura consciência

Mantras para relaxar – degraus em direção à pura consciência

De acordo com os dicionários pesquisados (Merriam-Webster e Houaiss), mantras para relaxar são um som, uma palavra ou frase repetida por alguém que está orando ou meditando. É uma sequência de palavras repetida com muita frequência e que expressa a fé de alguém; uma fórmula mística de invocação.

mantras 1

Em sânscrito, a palavra mantra tem duas partes: man (raiz da palavra ‘mente’) e tra (raiz de ‘instrumento’). Ou seja, mantra é um instrumento da mente; um som ou uma vibração poderosa que é possível usar para entrar em um estado de meditação profunda.

Na cultura indiana, as sílabas, palavras ou versos são pronunciados segundo prescrições ritualísticas e musicais, tendo em vista o aprofundamento ou o estabelecimento de um estado contemplativo. O mantra é amplamente utilizado nos rituais hinduístas e budistas, e nas práticas de yoga.

Se fizermos uma comparação com o Cristianismo, os mantras são como as orações aprendidas como a Ave Maria, o Pai Nosso, o Salve Rainha etc.

De acordo com a tradição Védica, os antigos sábios eram capazes de ouvir as vibrações sutis produzidas por tudo na natureza, os sons do vento, do trovão, das borboletas, das corredeiras dos rios e de todas as outras criações. Eles reconheciam que esses sons eram a manifestação do espírito na matéria.


CHAVES PARA ATIVAR O PODER OCULTO DAS ERVAS


Desperte o Poder das Ervas para a Transformação e Equilíbrio da Alma

Baixe agora o e-book completo!

Mantra Om

Eles identificaram como o som elemental o mantra ‘Om’ (ou ‘aum’), representando a consciência universal infinita. Por milhares de anos, as pessoas usaram esse mantra para expandir sua consciência do divino.

Também conseguiram identificar todas as vibrações primordiais ou mantras que construíram o universo, e esses foram eventualmente registrados na literatura Védica, os quatro textos que formam as bases da religião hinduísta.

Na verdade, se quiser se sentar e meditar silenciosamente, você mesmo pode ouvir todos os mantras para relaxar que os sábios registraram há tantos milênios; se conseguir prestar atenção, poderá perceber um murmúrio ao fundo, pairando no ar. Ao praticar a plena atenção nesse murmúrio, poderá ouvir todos os mantras registrados há tanto tempo.

A vibração que é emitida ao entoar esses mantras para relaxar provoca uma limpeza e purificação do corpo e da alma. São palavras poderosas que foram transmitidas pelos séculos com a intenção de ajudarem os homens a evoluir com mais facilidade. Eles podem ser pronunciados em voz alta ou até mesmo em silêncio.

Mantras para relaxar, o silêncio e a mente

Repetir silenciosamente um mantra enquanto você medita é uma forma muito eficaz de adentrar o silêncio da mente. Ao repetir o mantra, ele cria uma vibração mental que permite à pessoa experimentar níveis cada vez mais profundos de consciência.

Quando você medita, o mantra se torna, aos poucos, abstrato e difícil de compreender, de ouvir, até que você finalmente seja levado para o campo da pura consciência de onde veio a vibração do mantra.

O mantra entoado repetidas vezes te ajuda a se desconectar dos pensamentos que preenchem sua mente para que você possa entrar, enfim, por uma das brechas que existem entre os pensamentos.

mantras 2

Mantras são ferramentas que te ajudam a meditar. Eles podem ser vistos como palavras com intenções sutis e com o poder de nos conectar à fonte de tudo o que existe, com Deus, a inteligência suprema que criou o universo.

As experiências de estados meditativos mais profundos fazem com que todos os pensamentos e preocupações sejam ignorados, de forma que você encontre a quietude que sempre existe por baixo do diálogo barulhento que acontece em nossa mente. Nessa tranquilidade, é possível sentir-se parte de um todo, sentir a unidade com a vida e uma paz profunda.

Mantras indianos e mantras budistas

Cada mantra induz a diferentes vibrações na mente, e é por isso que as pessoas usam mantras para relaxar diferentes dependendo das suas intenções. Porém, os mantras não possuem um significado especial; de acordo com Deepak Chopra, eles são simplesmente vibrações da consciência.

Veja abaixo as intenções de alguns mantras indianos e mantras budistas:

Om (om, ou oum, ou aum):

É o mantra primordial, o som da Criação e do Divino, o mais protetor e forte do Universo, e que também representa o passado, o presente e o futuro.

Om Namo Narayanaya (om namô naraianaia):

Mantra entoado para pedir auxílio e a presença de Vishnu, a divindade hindu paterna, também chamado de Narayanaya. Sintoniza a pessoa que o pronuncia com o Amor Divino e Incondicional, com a Luz Divina.

Om Gam Ganapataye Namaha (om gam ganapataiê namarrá):

Este mantra ajuda a resolver problemas e dificuldades, a encontrar as soluções, e também unir o desejo à sua concretização. Ligado ao deus hindu Ganesha.

Om Kali Ma (om cali má):

Ligado à Deusa Mãe Kali, deusa da destruição, é um mantra extremamente forte que invoca a energia da destruição de todo o mal e a elevação da alma ao encontro da Divindade.

Om Namah Shivaya (om namá xivaia):

Este mantra ajuda a ancorar força, independência, proteção e ambição para transformar. Está ligado ao deus hindu Shiva, chamado de o ‘Destruidor’ ou o ‘Transformador’.

Aham Brahmasmi (arram bramásmi):

É um mantra abstrato, pois não está ligado a nenhuma divindade em especial, mas tem ligação com a unidade do Universo. Quando o entoamos, a nossa essência se conecta à fonte de tudo o que existe.

Om Radha Krishnaya Namaha (om radá krishinaia namarrá):

Eleva a energia do amor e da união, ligado aos deuses enamorados, Krishna e Radha. Ajuda a unificar laços e relações, chamado de mantra do matrimônio também.

Om Shreem Mahalakshmiyei Namaha (om xirim marralakshimiei namarrá):

Ligado à deusa mãe Lakshmi, traz prosperidade e abundância, tanto espiritual como física.

Om Tare Tuttare Ture Swaha (om tare tutare turê suarrá):

Ligado à deusa Tara Verde (uma das representações da divindade feminina Tara, ‘a mãe de todos os budas’). Quem o pronuncia consegue limpar todas as impurezas no nosso corpo e alma, ajuda a entrar em meditação mais profunda e também a resolver problemas, clarifica a mente. Tara Verde é o Bodhisattva da compaixão em ação,segundo os budistas,e é vista como uma deusa libertadora. O mantra entoado de forma correta pode eliminar interferências como medo, ressentimento e insegurança, acelera a realização das causas positivas, traz proteção, fé e coragem.

Om Mani Padme Hum (om mani peme rum):

É o mantra mais importante do budismo, também conhecido como o mantra da flor de lótus. Ajuda a harmonizar e traz consigo a energia da compaixão. Uma tradução para seu significado poderia ser ‘da lama nasce a flor de lótus’, como uma metáfora para a transmutação de energias negativas, como tristeza, mágoa, rancor, para energias e vibrações elevadas como compaixão, amor, bondade, paz.

mantras 3

Pronúncia dos mantras para relaxar

A pronúncia do mantra é considerada muito importante para os hinduístas e budistas, muitas tradições espirituais enfatizam muito a correta pronunciação de cada sílaba. Acredita-se que, se a pronúncia não for observada, a sua vibração muda, e assim não nos conduz ao estado meditativo desejado.

Por outro lado, há praticantes que não levam tão a ferro e fogo a forma de entoar, e dão mais valor à intenção de quem o entoa, como é o caso de Deepak Chopra. Ele diz que se alguém tenta manter a pronúncia exata enquanto a mente está em processo de transcendência para alcançar um estado mais profundo de meditação, o esforço consciente para pronunciar o mantra corretamente atrapalha processo natural da meditação.

Por isso, deixamos entre parênteses, com os mantras acima, a pronúncia aproximada de cada um, para que você consiga se orientar minimamente. Evidentemente, um brasileiro pronuncia de forma diferente de um inglês, de um alemão, ou seja, uma pequena variação sempre existirá.

O que realmente importa é se colocar presente enquanto realiza a prática de meditação junto com os mantras para relaxar, colocando seu coração aberto e receptivo, soltando o corpo e deixando que a mente se esvazie por meio da repetição. A posição para praticar é a mesma de uma meditação comum.

Além dos mantras budistas e indianos que conhecemos neste artigo, existem muitos outros. Também é possível usar frases como mantras e repeti-los a fim de que a mente internalize a intenção delas. São chamadas também de afirmações, e são muito utilizadas em processos terapêuticos.

Você pode utilizá-las para alcançar algo que deseja, como serenidade, paz, amor, prosperidade, coragem, harmonia, alegria, discernimento, disciplina. A repetição de uma única palavra também funciona, assim como o nome de divindades, entidades, santos, anjos e mestres espirituais em que você confia e se devota.

Existem três formas básicas para entoar os mantras para relaxar: cantando, dizendo em voz alta ou repetindo mentalmente. Faça da forma que for mais natural para você, ok?!

Desejamos um momento de muita conexão e transcendência com a prática dos mantras. Forte abraço!

Redação Luz da Serra

Mantras para relaxar – degraus em direção à pura consciência
Avalie este artigo

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

Deixe um comentário

2 COMENTÁRIOS
  • Patrícia Giordano / 17/11/2017

    Tenho pesquisado, estudado e praticado a repetição de mantras e as publicações de vocês tem sido de muita valia pra mim. Gratidão! Namastê! Patrícia

  • Celia Wolf / 01/11/2017

    Bonito trabalho!