MANDALAS

Expresse suas emoções

Esses desenhos circulares podem ajudar a conhecer um pouco mais sobre nós mesmas
Você já ouviu falar nas mandalas? Trata-se de desenhos e pinturas circulares muito usadas no Oriente como forma de exteriorizar os sentimentos e alcançar o equilíbrio.

“O desenho de uma mandala reflete muito do que se passa dentro de cada um de nós. Criá-la é uma oportunidade de reconhecer, perceber e compreender a si mesma”, explica Mary Porto, especialista em terapia artística, antroposófica e autora de O Ciclo das Mandalas, (ed. Antroposófica). “As cores e formas que colocamos no desenho liberam emoções. Descarregar essa energia interna ou conectá-la por meio da meditação ajuda a relaxar”, enfatiza.

“Na Índia, boa parte dos templos e palácios seguem esse desenho porque o círculo faz com que a energia – que é o movimento rítmico do Universo – retorne constantemente ao ponto inicial, onde tudo é criado e renovado. Ou seja, a mandala propõe que o fim represente um novo começo, traduzindo a lei da vida”, explica Daniel Atalla, formado pela Fundação Internacional de Parapsicologia.

Enquanto isso, aqui no Ocidente, o uso da mandala é diferente. “Na maioria dos casos, são meramente decorativas. Poucas pessoas têm noção de sua importância”, escreve Celina Fioravanti, autora do livro Mandalas: Como Usar a Energia dos Desenhos Sagrados (ed. Pensamento).

Como fazer sua mandala

Fazer o seu próprio desenho é uma forma de expressar suas emoções conscientes, descarregar a tensão desses sentimentos e refletir sobre o seu momento de vida. Assim, você consegue entender e organizar seu lado emocional.

Leia atentamente os significados das cores e das formas. Identifique quais desses elementos correspondem aos seus pensamentos e desejos ? por exemplo, usar o triângulo na sua mandala demonstra que você quer ascender a um plano mais espiritualizado. Se quiser se atualizar, ter ideias novas, o amarelo é a cor ideal.
1ª etapa – Inicie o seu desenho traçando, dentro do círculo, as linhas que darão origem às figuras. Elas servem de alicerce para organizar as emoções, que serão expressas, posteriormente, nas cores. Ao ler os significados, verá que as figuras geométricas ajudam a pontuar seus desejos materiais e espirituais.

2ª etapa – Depois de traçar as formas, você deve colorir sua mandala. Use a intensidade das cores para expressar os sentimentos que estão dentro de você. Veja os significados de cada uma delas e pinte a seu gosto. Mas lembre-se: os tons escolhidos deverão estar aliados às formas geométricas, ressaltando que elas organizam as intenções e ideias que queremos expor. Após fazer as primeiras mandalas e iniciar seu autoconhecimento, é hora de equilibrar as emoções que existem no seu interior. Para isso, tente harmonizar as cores e observe se as tonalidades usadas combinam entre si.
Círculo: associado ao número um, o círculo é o elemento que representa o início de tudo. Expressa a verdade única de cada um de nós, a nossa integridade. Sua essência é tão limpa que não possui pontos irregulares. Ao utilizá-lo, você está exaltando a forma mais completa, única e individual do seu ser.

Triângulo: está ligado ao número três e indica a união do céu com a Terra. É ele que estabelece uma conexão de tudo que somos com aquilo que queremos ser no plano espiritual. Essa forma deve ser usada quando desejarmos expressar o nosso eu interior.

Quadrado: ao contrário do triângulo, o quadrado está associado ao número quatro e representa um desejo de tomar posse do que é físico. Ele expressa o objetivo de realizar projetos e planos materiais de forma intensa. Na mandala, deve ser utilizado quando queremos realizar projetos terrenos.

Pentágono e pentagrama: diferentemente de todas as outras formas, o pentágono e o pentagrama, representados pelo número cinco, são os símbolos da liberdade. Essas formas expressam o livre arbítrio e, ao desenhá-las, manifestamos o desejo de liberdade de ações e pensamentos para traçar nosso próprio destino.

Hexágono ou hexagrama: representado pelo número seis, o hexágono expressa o equilíbrio entre o lado espiritual e físico. Ao utilizá-lo, expressamos tanto nossa fé material quanto espiritual.

O que dizem as cores

Vermelho: é usado para estimular e ativar energias. Afasta o sentimento de desânimo e baixo-astral. Aguça a paixão e a sexualidade. Em excesso pode tirar o sono ou gerar irritação ao invés de proporcionar vitalidade.

Amarelo: conhecido como o tom da inteligência, traz ideias novas e estimula a capacidade de raciocínio. É uma cor calorosa, que tem o dom de ajudar a conquistar a felicidade.

Azul: acalma, traz equilíbrio, paz e conforto, o que o torna o parceiro ideal para unir as cores de forma positiva.

Laranja: ideal para corrigir situações, sentimentos e desejos que nos fazem mal. Deve ser utilizado para melhorar situações, pensamentos e ações que já estão desgastadas.

Verde: acalma e repara situações de forma equilibrada. Traz bem-estar para o corpo e para a alma. Também expressa o desejo de conexão com a natureza.

Lilás: é ideal para fazer contato com o lado espiritual. Tem o poder de purificar o lado mental e criar uma atmosfera de isolamento que ajuda a restaurar o equilíbrio.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/auto-ajuda/faca-mandalas-expressar-suas-emocoes-622024.shtml?page=1

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

Deixe um comentário

NENHUM COMENTÁRIO