HomeLuz da SerraMandala – qual o significado?

Mandala – qual o significado?

Em algum momento, você certamente já viu uma mandala: um desenho em formato circular e bastante colorido. No entanto, talvez não saiba que ela é muito mais do que isso.

Mandala: significado

A palavra mandala significa círculo, mas não apenas enquanto formato geométrico. Ela se refere ao círculo mágico, sendo considerada como um símbolo universal de integração e harmonia. Nesse sentido, o formato circular representa uma concentração de energia.

Em várias línguas presentes em uma região da Ásia chamada Península Indostânica, a mandala significa círculo. Mas em um sentido mais amplo, ela é um diagrama que pode representar tanto um mantra quanto algum outro atributo divino.

Na tradição budista, por exemplo, a mandala enquanto diagrama se remete a uma mansão sagrada, ou seja, o palácio onde vive uma divindade. Em algumas cerimônias, é comum que mandalas sejam construídas com areia em cima de uma plataforma e, no final, essa areia é jogada em um rio, para representar a difusão das bênçãos.

Hoje em dia, ela é usada como objeto de decoração no mundo todo, sendo associada não só ao equilíbrio e à harmonia, mas também à eternidade, por seu formato circular.

Origem da mandala

Já conhecemos a etimologia da palavra, mas ainda não sabemos onde esse objeto surgiu. As primeiras mandalas de que se tem registro são do século VIII e eram usadas como instrumentos de meditação no Tibete.

É característica da cultura não apenas tibetana, mas também budista conforme já foi mencionado e hindu. No Extremo Oriente, a maior associação das mandalas é com o sagrado. Elas fazem parte de rituais de cura e de orações.

Na sociedade ocidental, as mandalas podem ser vistas com facilidade compondo vitrais de igrejas católicas. Além disso, elas fizeram parte da arte sacra que se destacou no final da Idade Média, do século XVI ao XVIII.

As cores da mandala

As cores usadas nas mandalas estão relacionadas com a psicologia das cores, corrente que afirma que cada cor é capaz de evocar determinadas sensações. É por isso que a mandala pode ser usada na decoração como forma de trazer equilíbrio ao ambiente e até em psicoterapia.

Dentro desse conceito, o laranja remete ao elemento terra, sugere impulso, energia e bom humor. O azul é capaz de evocar otimismo, segurança e confiabilidade, além de ser a cor símbolo das bênçãos divinas na China durante a antiguidade. O verde desperta a sensação de tranquilidade e cura, enquanto o violeta está ligado à espiritualidade.

Tipos de mandala

As mandalas de ensinamentos são usadas para traduzir um conhecimento filosófico e religioso em que cada traço se refere a um aspecto desse conhecimento. As mandalas de areia são instrumentos de rituais e simbolizam a impermanência do ser humano. Já as mandalas de cura são elaboradas para meditação e busca de paz interior, sendo mais intuitivas do que as de ensinamentos, por exemplo.

Alguns símbolos se repetem em mandalas, como sinos (sabedoria feminina) ou a roda de oito raios (caminho para a sabedoria), por causa do que significam.

Redação Luz da Serra

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

Deixe um comentário

18 COMENTÁRIOS
  • Avatar

    Eu posso copiar o link dessa matéria e indicar na minha página do facebook para lerem?

  • Mariana Napoleao Ferro. / 29/04/2018
    Avatar

    Obrigada pela definição bem explícita do que é Mandala,tenho duas mas não sabua o seu significado.

  • Claudio / 09/04/2018
    Avatar

    Excelente Matéria. Vocês estão de parabéns pela sucinta informações sobre as mandalas, origem, cores e significados. Felicitações a todos.

  • Luciene da Silva Gomes / 22/12/2017
    Avatar

    Parabéns pela explicação me ajudou muito.

  • SANDRA GLORIA / 11/05/2017
    Avatar

    AMEI A S MANDALAS QUE CARINHO E LINDAS PARABENS POR PASSAR ESSA CULTURA MILENAR OBRIGADA

  • Vanildes Palhares / 03/04/2017
    Avatar

    Sou apaixonada por Mandalas, atualmente estou dando vida as Mandalas colorindo-as e estudando bastante sobre a harmonização de cores, está sendo minha fonte de renda. Estou certa?

  • Natália / 26/03/2017
    Avatar

    Olá adorei seu texto, por curiosidade, queria saber se tem algum significado especial duas pessoas construírem um mandala. Agradeço atencao.

  • manuela barreto de araujo / 14/02/2017
    Avatar

    Como funcionam energicamente as mandalas que são tatuadas ?

  • Josielma / 08/02/2017
    Avatar

    Olá eu sonhei q tinha q usar uma mandala sem ao menos saber nada sobre e o q era uma.. desde então eu procuro saber oq é e seus significados na minha cidade so encontrei pra pendurar em casa mas para usar como colar ainda não achei …estou gostando do seu significado…

  • jose oliveira pinto / 28/01/2017
    Avatar

    qual as cores da mandala

  • jose oliveira pinto / 28/01/2017
    Avatar

    qual o verdadeiro significado da mandala qual o bejetivo na vida —jose oliveira pinto / uberlandia mg rua maria ambrosain de jesus ,42 bairro pidadeosper cep38407-572 logradoro em 28/01 / 2017 as.14.45

  • Socorro Costa / 21/01/2017
    Avatar

    Amei o ensinamento me instruindo para minha elevĆao espiritual. Obrigado.

  • Cyntia / 18/01/2017
    Avatar

    Gostei do esclarecimento sobre o significado e a origem dá Mandala.
    Obrigada.

  • gomesgabss / 10/01/2017
    Avatar

    Muito legal!