L U Z D A S E R R A

Preservar é mais que estar na moda: é garantir um mundo melhor para você e sua família!

 

Ser verde está na moda. E é imprescindível. Atitudes relacionadas ao consumo, desperdício, poluição e formas sustentáveis de geração energia estão em voga, e nosso desenvolvimento e permanência aqui pela Terra depende delas e de novas ideias.

Para promover atos em prol da natureza, a ONU criou, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece todo 05 de junho. A data recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano (Estocolmo, 1972), que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Repense seus atos

A ocasião é excelente para repensarmos atitudes diárias e passar aos filhos, amigos e parentes, consciência ecológica. Atitudes simples, como fechar a torneira quando escovar os dentes ou chuveiro durante o banho ajudam a economizar muitos litros d’água. Em vez de 180, você passa a gastar 48 litros de água por ducha, por exemplo. A ONG Redes das Águas tem mais informações sobre como não disperdiçar o líquido mais precioso do planeta.

Cada gesto pode ser direcionado para ajudarmos na construção de uma sociedade ecologicamente mais organizada. Vai fazer compras? Não esqueça as ecobags, que agora trazem assinaturas de estilistas famosos e viraram artigos fashion. Em Belo Horizonte, já existe lei que proíbe o uso de sacolas plásticas pelo comércio e quem desobedece leva multa em dinheiro. No Rio de Janeiro, os estabelecimentros devem oferecer sacolas reutilizáveis e os consumidores que optarem por não levar os sacos plásticos para casa recebem um ressarcimento.

Eventos pelo Brasil

Em todo o Brasil, milhares de eventos vão promover atividades para conscientização e celebração do meio ambiente. Em São Paulo, o “Viradão Sustentável” vai ter mais de 300 atividades, entre oficinas, palestras, shows, peças de teatro e feiras de troca, onde os frequentadores experimentam o consumo sustentável na velha forma de escambo: levando um pertence até a feira e trocando por algo seu interesse. A programação começa no sábado, 04, e segue até o dia seguinte. Até o dia 10 de junho, a cidade vai estar no clima da preservação.

No Rio de Janeiro, várias atividades serão dedicadas ao verde. No Jardim Botânico, vai rolar pelo terceiro ano consecutivo o “Eu neutralizo”, que oferece palestras, oficinas e atividades para as crianças, tudo gratuito! A Casa de Ruy Barbosa e o Forte Duque de Caxias também oferecem programação, com muita diversão para as crianças, com contação de histórias, troca de livros, teatro e oficinas.

Já o movimento “Limpa Brasil let’s do it” pretende reunir 50 mil voluntários em 18 pontos por toda a cidade, para recolher resíduos sólidos e conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo e da reciclagem. No domingo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio lança um projeto na orla de Ipanema para reciclagem do coco verde, que chega a quase 70% de todo o lixo recolhido nas praias cariocas.

Em Porto Alegre, os gaúchos vão receber dicas sobre preservação, além de um exemplar da revista da rede de supermercados Zaffari, sobre sustentabilidade, sementes para plantar e também atendimento médico básico. A programação acontece entre 10h e 14h, no domingo, no Parque dos Moinhos, o tradicional Parcão, no bairro Moinhos de Vento.

Em Brasília, haverá feiras de oportunidades ambientais, trilha agrosensitiva, campeonatos esportivos e shows com atrações locais e nacionais, a partir das 09h de domingi, às margens do Lago Paranoá, na Concha Acústica. Na segunda-feira, 6, na sede do Ibama, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participa do lançamento do filme ‘”TeVe, um olhar reciclado“, e dará uma palestra sobre “Meio Ambiente, crescimento e sustentabilidade”.

No último dia das comemoraçãoes, sexta-feira, 10, será inaugurada a mostra “Imagem do lixo”, com obras do artista plástico Vik Muniz, no Museu da República, Esplanada dos Ministérios, que fica exposta até 30 de junho.

Fonte: http://msn.bolsademulher.com/mundomelhor/dia-mundial-do-meio-ambiente-106286.html

Posts Relacionados

Seja Feliz, Saudável e Próspero

Sobre Nós

Sobre
Cursos
Iniciados
Livros

Luz da Serra 2020 – Todos os direitos reservados.