HomeLuz da SerraCromoterapia: Significado das Cores

Cromoterapia: Significado das Cores

Há muitos anos pesquiso sobre o assunto e ministro um curso de Cromoterapia bem completo, que ensina todo o histórico da descoberta das cores, como utilizar as cores na sua vida e inclusive como aplicar as cores terapeuticamente para curar outras pessoas.

Então, condensei aqui alguns elementos sobre o significado das sete cores principais para esclarecer as dúvidas que vocês enviaram no site.

Faça o Dinheiro Correr Atrás de Você

Parte 1

Parte 2

Costumo dizer que se Deus fosse carrancudo, ele teria feito o mundo em preto e branco, mas Ele fez o Universo com um humor contagiante e com tanta felicidade que a natureza é multicolorida justamente para nos trazer alegria.

A Cromoterapia baseia-se nas propriedades terapêuticas das sete cores do arco-íris  reveladas pela incidência da luz solar nas gotículas de água da chuva, ainda suspensas na atmosfera. É como se cada gota fosse um  prisma e quando os raios do sol tocam esse prisma, a luz se refrata em vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul índigo e violeta, que são as cores também associadas aos centros de energia presentes no nosso corpo, os chakras.

A nossa glândula pineal também é um cristal e atua como um prisma, por isso os egípcios tinham uma câmara para cada cor do arco-íris dentro das pirâmides. Eles também tomavam banhos de sol diários de cerca de uma hora, justamente para absorver todas as cores do espectro.

Veremos a seguir que as cores tem um significado extremamente importante, elas revelam a nossa personalidade, nos trazem cura, saúde e transformação.

“É preciso que haja luz para que as cores sejam reveladas”

Observe que quando uma pessoa está em depressão profunda, ela tem tendência a usar só o preto, porque o preto não é uma cor, o preto é a ausência total de cor. Por que? Pela ausência de luz então, não há cor, por isso que a noite é escura.

Quando o sol se manifesta no céu, ele clareia tudo revelando as cores que estão presentes na nossa vida. Desta forma,  quando você está contente e feliz, a tendência é que você use roupas coloridas e que tenha preferência por estar em ambientes também com muitas cores.

Cada cor interfere de modo diferente em nosso estado de ânimo.

Significado da cor Vermelha

É uma cor quente e está vinculada ao sangue, ela aumenta a pressão sanguínea e ativa a circulação. Quando utilizada na decoração esta cor aquece e faz os ambientes parecerem menores. O vermelho está associado à paixão e à sexualidade.

Então, as pessoas que tem a pressão baixa, que estão sempre desmaiando podem se beneficiar do vermelho para aumentar a pressão sanguínea.

Cuidado!

Pessoas que tem problema de pressão alta, jamais devem usar uma roupa vermelha, porque aumenta a pressão.

Esta cor causa agitação, por isso nunca deve ser usada no quarto de dormir e deve ser evitada no vestuário de crianças hiperativas porque potencializa esta característica.

cromoterapia_1

Significado da cor Amarela

Lembra o sol, é a cor do poder, da materialização dos sonhos e a que mais traz criatividade. O amarelo exerce também certo aquecimento e alguma agitação.

Então, pessoas muito paradas, muito racionais e que trancam as emoções podem utilizar o amarelo, para liberar o fluxo emocional e melhorar o humor.

Esta cor também pode ser usada por aquelas pessoas muito quietinhas, retraídas como facilitador para demonstrarem o seu poder pessoal.

Significado da cor Laranja 

Esta cor é uma mistura do amarelo com o vermelho. Está vinculada à autoestima e aos relacionamentos.

Então, se você está solteiro, vai a uma festa e gostaria de encontrar alguém, coloque uma roupa laranja para atrair bons relacionamentos. Esta cor vai deixar você mais alegre, mais criativo, mais feliz e com a autoestima mais elevada.

Corn field close-up at the sunset

Significado da cor Verde

Está associado ao coração, ao amor e à cura das doenças, esta cor acalma e é símbolo de esperança.

O verde traz imunidade e é a primeira cor que a retina humana reconhece.

Sua utilização é recomendada para o vestuário de pessoas deprimidas, tristes ou com a imunidade baixa, precisando de cura de doenças físicas, porque a frequência do verde vai até o quarto chakra e alimenta a glândula timo, que produz o linfócito T e aumenta a sua imunidade.

Significado da cor Azul

Esta cor está associada à tranquilidade, à calma e à paz.

Portanto, seu uso nas roupas de pessoas hipertensas ou hiperativas é muito benéfico.

A cor azul é recomendada para quartos de dormir, porque o azul claro é a cor mais relaxante que existe.

O azul claro também tem propriedades analgésicas, por isso quando a pessoa tem uma forte dor de cabeça, por exemplo, se colocar um lenço azul essa vibração pode ajudar a amenizar o sintoma.

Vestir azul é muito indicado para as pessoas que não conseguem se comunicar direito, que não conseguem verbalizar as coisas, para quem não consegue falar em público, pode usar o azul na região da garganta, até um brinco de pingente azul ou uma gargantilha com pedras azuis trazendo a vibração do azul para essa região que está desabastecida.

Quando algo em nosso corpo não está funcionando bem, é porque está faltando energia naquele lugar. E as cores colocam energia no chakra abastecendo a glândula e promovendo seu funcionamento na frequência que necessita.

Significado da cor Azul índigo

É vinculado às aspirações mentais e espirituais, ele conecta a sua mente com a mente de Deus, com a mente universal.

Então, o uso do azul índigo é ideal para quem quer ter ideias novas, para organizar os pensamentos e livrar sua mente da negatividade.

Dica

Tem uma técnica simples de mentalização com esta cor para limpar os pensamentos ruins e se conectar com a mente de Deus.

cromoterapia_2

De olhos fechados, imagine uma esfera de luz azul índigo entrando pela região das sobrancelhas e circulando dentro da sua cabeça.

Visualize esta esfera de luz azul índigo pouco a pouco dissipando os pensamentos negativos e trazendo equilíbrio a sua mente e espírito para que você produza novas e boas ideias, experimente.

Significado da cor Violeta

Esta cor é muito vitalizante e transmuta a frequência de qualquer célula para uma frequência mais elevada.

A luz violeta consegue se comunicar com todos os chakras, com todas as partículas de matéria e transmutar tudo aquilo que não é divino em você, ou seja, sentimentos de mágoa, raiva, tristezas acumuladas, arrependimentos, dores da alma mesmo, conseguimos transmutar com sua utilização.

Então, recomendo a todos a mentalização diária com a luz violeta, porque ela capaz de percorrer todo o seu ser, em todos os níveis e dimensões, por ser a cor que tem a frequência mais alta, ela alcança cada célula do seu organismo, a alma, a mente, tudo é percorrido pela luz violeta e consegue se combinar bem com ela.

Por ter essas características, seu uso é especialmente indicado para pessoas que tem câncer ou algum tumor, doença degenerativa ou alguma doença grave.

Dica

Antes de dormir, imagine que está embaixo de cachoeira de luz violeta, para transmutar aquilo que não foi bom durante o dia, para que você tenha um sono  tranquilo e reparador.

E sempre que você estiver pensando em alguma coisa ruim ou se flagrar desejando o mal para alguém, banhe-se nessa cachoeira de luz violeta que, certamente, ela vai ajudar a organizar seus pensamentos e purificá-los, levando você a um estado muito melhor de vibração.

Cor é luz e alegria

O dia inteiro nós absorvemos as cores do ambiente através dos chakras.

Então, coloque muita cor na sua vida, que eu tenho certeza que você vai ser uma pessoa mais contente e mais feliz.

Espero que você tenha gostado das minhas dicas sobre o significado das cores. Deixe seu comentário, porque tudo que você pede para nós no site, a gente procura esclarecer em vídeos para que você evolua e aprenda cada vez mais nessa área da espiritualidade e das terapias vibracionais.

Um grande beijo e até o próximo vídeo!

Patrícia Cândido

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

Uma das responsáveis pela expansão da Espiritualidade no Brasil, com base nos ensinamentos dos Grandes Mestres Espirituais. É filósofa, escritora, palestrante espiritualista, CEO e cofundadora da Instituição Luz da Serra. Escreveu 11 livros, sendo 6 em coautoria, com um título entre os mais vendidos da revista Veja, e 02 programas transformacionais em áudio sobre prosperidade. Patrícia é destaque nas redes sociais produzindo vídeos no canal Luz da Serra, no YouTube, que já ultrapassaram a barreira dos 31 milhões de visualizações ao ano.

Deixe um comentário

42 COMENTÁRIOS
  • Elmira Rodrigues Lima de Paiva / 17/12/2018
    Avatar

    Excelente explicação sobre as cores em nossas vidas! Parabéns!!👏🏻👏🏻

  • Cesar / 09/09/2018
    Avatar

    Oi Patricia… Achei q sabia tudo sobre cromo mas dps da matéria vi q faltava um detalhe importante q era aplicação correta na mentalização pq isso é primordial. Parabéns e toda bênção de Deus Pai!!

  • Joaribe Ribeiro / 25/07/2018
    Avatar

    Eu vi o seu vídeo e :Sou Artista Plástico e tenho missão com arte cor, niquem entende o que eu faço, para dizer a verdade: nem eu mesmo sei. gostaria, se eu não estiver abusando da sua boa vontade me falar alguma coisa que a Senhora possa ver. Obrigado. os psicólogos não consegue ler.

  • Cinthia / 25/07/2018
    Avatar

    Olá! Eu coloquei uma lâmpada verde no.meu banheiro hoje. Ao tomar banho vejo todo o ambiente verde, inclusive a água do chuveiro. Me ajudou a mentalizar. No entanto, após o banho senti algumas taquicardias. Isso é normal?

    • Redação Luz da Serra / 02/01/2019
      Redação Luz da Serra

      Olá Cinthia!
      É importante cuidarmos como usamos a energia das cores. Também é importante cuidar da nossa energia antes de realizar práticas.
      Faça sua proteção energética antes de realizar seus banhos com o uso da cromoterapia.
      Muita Luz!

  • Valéria / 04/06/2018
    Avatar

    Gostaria de saber qual a cor de luz devo usar para uma com depressão

    • Redação Luz da Serra / 02/01/2019
      Redação Luz da Serra

      Olá Valéria!
      Para essas situações é indicado utilizar roupas ou acessórios com cores mais alegres, como amarelo, laranja ou até o verde, que traz cura.
      Muita Luz!

  • Andréia / 09/03/2018
    Avatar

    Olá Patricia!
    Adorei sua forma simples e objetiva de conhecimentos e explicação das cores.Estou começando à conhecer melhor sobre elas e suas utilidades.
    Agradeço

  • Márcia Maria da Silva / 25/02/2018
    Avatar

    Olá Patrícia.
    Seu texto me ajudou muito.
    Estou utilizando a cromoterapia por indicação de amigos que conhecem a técnica.
    Estou usando a cor verde numa lâmpada que comprei. A lâmpada acessa todas as cores por um controle remoto e tb dá pra ouvir música através dela.
    Coloco a cor verde com música Celta indicada p cura mesmo.
    E está acontecendo algo que não entendo:
    Me sentir bem após a cirurgia já era o esperado por mim com a cromoterapia, mas durante o tempo que fico meditando com a luz e a música, eu tenho momentos que sinto mta paz e automaticamente vem claramente rosto de pessoas conhecidas na mha mente, e nesses momentos eu sinto como se a energia que esta no meu quarto precisa chegar até essas pessoas.
    Não estou conseguindo entender isso.
    Poderia me ajudar?
    Desde ja.
    Profunda gratidão.
    ???

    • Redação Luz da Serra / 26/02/2018
      Redação Luz da Serra

      Olá Marcia! Que bom que a cromoterapia está lhe ajudando, ela é uma poderosa ferramenta de cura!
      Sobre sua dúvida, nesse momento de meditação você deve estar sentindo uma força maior, que lhe permite ajudar outras pessoas (conhecidas ou não). Aproveite e envie energias positivas a essas pessoas que lhe pedem ajuda. Você verá que se sentirá bem após esse momento. Muita Luz!

  • Maria Hilda Ramos de Souza / 31/01/2018
    Avatar

    Bom dia gostaria de saber se Luz da Serra oferece cursos de Reik e cromoterapia

  • Renato / 30/10/2017
    Avatar

    OI Patricia, tudo bem?
    Fiz alguns cursos de cromoterapia e atuei durante alguns anos como cromoterapeuta, mas tenho muitas duvidas, principalmente em relação ao uso das cores em roupas e objetos cor-pigmento que são utilizados junto ao corpo dos pacientes. Sabemos que um objeto VERMELHO, por exemplo, tem em sua estrutura todas as frequências menos a frequência do próprio vermelho. Então pela logica, se uma pessoa utilizar uma roupa vermelha ela estará recebendo todas as outras frequências menos o vermelho. Então porque uma pessoa que sofre de pressão alta não pode utilizar vermelho, já que a roupa que ela esta utilizando não “contem” a frequência do vermelho?. Outra duvida é sobre a “cor preta” que você sita como depressiva. Pela logica não deveria ser, pois, um objeto de “cor preta” absorve todas as frequências do espectro, sendo assim uma pessoa que usa o preto deveria estar recebendo todas as energias.
    Já tentei achar estudo mais aprofundado sobre isso, mas não encontrei. Gostaria muito que tirasse minhas duvidas.

    Obrigado.

    • Redação Luz da Serra / 05/01/2018
      Redação Luz da Serra

      Olá Renato, gratidão pela mensagem!
      Que bom que você já usou a cromoterapia com seus pacientes. Com certeza ela é uma ferramenta especial para tratamentos.
      Para que possamos lhe ajudar e sanar essas dúvidas, por favor, envie um e-mail para [email protected]
      Nosso Suporte poderá lhe ajudar e orientar. Muita Luz!

  • Gislaine / 11/09/2017
    Avatar

    Boa noite,uma vez fiz um tratamento através da cromoterapia, inclusive levei uma foto do meu filho para que eles fizessem um tratamento tbm.
    Minha pergunta é…eu posso usar as cores para ajudar alguém através de fotos, preciso ter algum curso?
    Tenho o Reiki 1 e 2, posso trabalhar com as cores junto ao Reiki?

    • Redação Luz da Serra / 03/01/2018
      Redação Luz da Serra

      Olá Gislaine, gratidão pela mensagem!
      O uso das cores de cada chacra durante a aplicação de Reiki pode ajudar sim! Se você quiser conhecer mais sobre o assunto e como você pode utilizar a cromoterapia, indicamos que você faça um curso. Nós possuimos um curso de cromoterapia junto ao curso de Fitoenergética e Magia com as Ervas. Caso queria saber mais sobre o assunto, clique neste link: http://www.luzdaserra.com.br/conheca-o-curso-fito
      Muita Luz!

  • Cecília Aparecida Dias / 11/08/2017
    Avatar

    Amei !!!! Tudo a ver…..Parabéns !!!

  • Philippe / 01/08/2017
    Avatar

    Boa noite, estou criando um projeto social e estava querendo saber uma cor que ficaria legal para colocarmos nas camisas que serão brancas com o nome do projeto na cor que ainda nao qual.
    A principio pensei muito no azul claro, hoje estava lendo um jornalzinho espirita e percebi que a luz violeta é muito boa…
    Resolvi buscar na internet e achei este site aqui, mas agora não sei qual cor usar.
    Confesso que gostei muito cor azul indigo, mas fiquei na duvida sobre qual cor usar.
    Saberia me dizer qual cor (azul indigo ou violeta) combina mais com projeto social voltado a levar cestas basicas e educação profissional a moradores de uma comunidade muito carente?
    Desde ja parebenizo pelo seu texto que foi realmente muito esclarecedor.

    Att, Philippe.

    • Redação Luz da Serra / 25/10/2017
      Redação Luz da Serra

      Olá Philippe, gratidão pela mensagem!
      As duas cores podem ser usadas. Faça uma meditação ou simplesmente pare uns minutos e ouça o que seu coração tem a dizer, sobre qual a cor você poderá usar! Com certeza os mestres e os seres de luz poderão lhe ajudar na sua decisão! Parabéns pelo seu projeto. Muita Luz!

  • Haline Hurin Mores Turra / 24/04/2017
    Avatar

    onde encontro o curso de cromoterapia?

    • Redação Luz da Serra / 30/05/2017
      Redação Luz da Serra

      Olá Haline, gratidão pela mensagem!
      O curso de cromoterapia está incluído no nosso curso de Fitoenrgética e Magia com as Ervas.
      Muita Luz!

    • Ro / 01/07/2017
      Avatar

      Muito obrigada. Grata pelas informações.

  • Tereza Massoni / 20/03/2017
    Avatar

    necessito saber, sobre o tempo de aplicação do bastão de cores sobre os chacras. Uso uma cor por aplicação? Ou posso usar mais cores no processo de aplicação.? Possuo o bastão com o cristal e as cores, mas não sei utilizá-lo.

    • Redação Luz da Serra / 11/07/2017
      Redação Luz da Serra

      Olá Tereza!
      Por favor, envie um e-mail para nosso Suporte, para que eles possam lhe indicar o melhor tempo!
      O e-mail é [email protected]
      Muita Luz!

  • Marco / 10/03/2017
    Avatar

    CORRIGINDO: AGRADEÇO DE CORAÇÃO!!!! BJS!!

  • tininha / 02/03/2017
    Avatar

    ola gostaria de saber o significado da aura de cor vermelha e quais cuidados esta pessoa deve ter por ter uma aura na cor vermelha(obs: a cor vermelha seria a cor que mais se sobressai enquanto há outras com menos evidencia desde ja obg)

    • Redação Luz da Serra / 07/03/2017
      Redação Luz da Serra

      Olá.
      É relativo, pois, a alteração das cores da aura ocorrem frequentemente.
      Dê uma olhada nessa outra matéria, ela com certeza lhe ajudará:
      http://www.luzdaserra.com.br/aura-nosso-corpo-sutil
      Muita luz!

    • Marco / 10/03/2017
      Avatar

      CORRIGINDO: AGRADEÇO DE CORAÇÃO!!! BEIJOS!!!!

    • talita / 11/03/2017
      Avatar

      ola gostaria de tirar uma duvida,nao sei ae faz parte do tema abordado aqu,uma vez eu estava deitada ja me arrumando pra ir dormir apaguei luzes da casa toda e pus um colchao na sala estava muito quente neste dia ,entao so q meu colchao fico de frente para o corredor eu estava olhando para corredor derrepente vi uma luz azul q vinha do alto um clarao muito forte que questao de segundos desapareceu,e neste dia so eu estava acordada ainda queria saber que era isso se alguem puder me ajudar obrigado!!

      • Redação Luz da Serra / 11/07/2017
        Redação Luz da Serra

        Olá Talita, gratidão pela mensagem
        Por favor, envie um e-mail para [email protected] para que nosso Suporte possa lhe orientar!
        Muita Luz!

  • Jose Bernardes Filho / 23/02/2017
    Avatar

    Jose Bernardes Filho- Terapeuta Homeopata. Todas as informações que são passadas para nós ´é de grande valia,pois nos ajuda a conviver com as dificuldades nossas e dos ouros. agradeço muito pelas instruções dadas pelo texto. Parabens..

    • Ednesia / 05/03/2017
      Avatar

      Querida amei seus vídeos, bem explicado, só veio aprimorar meu trabalho. Parabéns

  • Katia Lazzoli / 19/02/2017
    Avatar

    Bom dia, hoje ao meditar usei a técnica da EFT, um pouco de hoponopono, meditação em si , me conectei com o mantra Om , orei , enfim, fiquei um bom tempo me conectando com a mente divina , me conectei com meus mentores , enfim, fiz barba , cabelo e bigode, rs, no final vi uma esfera azul índico se materializando na minha frente com os olhos fechados, e ela ia vibrando como um coração entre azul índico e verde maçã, e iá crescendo , vi que nessa esfera índico uma borda prateada também aparecia, essa esfera crescia como que fosse me colocar inteira dentro dela , foi crescendo, até se tornar toda prata , achei bem bacana, o que significa isso? Poderia me ajudar? Sou leiga no assunto ,desde já agradeço. Namastê!

    • Redação Luz da Serra / 07/03/2017
      Redação Luz da Serra

      Olá Katia.
      Que lindo. Em casos assim, a resposta é sempre interna. Não tem algo reto e teórico, mas sim, como você se sentiu vivenciando essa experiência.
      Permita que sua alma revele o verdadeiro significado.
      Muita luz!

  • Rosali / 09/02/2017
    Avatar

    amei, vou utilizar no meu dia a dia e também para ajudar as pessoas

  • Os meus vários nadas / 28/01/2017
    Avatar

    Adorei! Parabéns pelo texto e gratidão!

  • Alba / 24/01/2017
    Avatar

    Gratidão por compartilhar seu conhecimento!

  • Maria do Carmo Silva / 19/01/2017
    Avatar

    Tudo o que eu estava procurando encontrei no seu texto. Gratidão!!!

  • Ana Paula / 15/01/2017
    Avatar

    Olá, gostei muito e ando procurando também o significado da côr rosa alilasada. pode me esclarecer por favor?
    Obrigada.

    • Redação Luz da Serra / 26/01/2017
      Redação Luz da Serra

      Ana Paula, considere o significado da cor violeta, pode ser uma variação desta.
      Muita Luz!

  • Geovane / 11/01/2017
    Avatar

    Bom dia, adorei sua explicação sobre as cores, éra o quê estava procurando.
    Estava pensando em que cores poderia trabalhar nas academias e com sua explicação já cheguei ao meu objetivo.