COMER BEM

         Ao contrário do que se pensa, comer bem não significa “por para dentro” tudo o que temos vontade ou nos dá prazer imediato. Pelo contrário, trata-se de ingerir os alimentos certos, preparados da maneira certa e na hora certa. Somente assim estaremos nutrindo nosso corpo e não apenas saciando desejos e ansiedades (que muitas vezes nem são de ordem alimentar).

         Em meu livro, Pensando Bem… Comendo Bem e Fazendo Bem – em breve nas livrarias – explico que comer bem é se aproximar ao máximo do modo natural de ser, anterior ao advento da “arte” de cozinhar. Seria mais ou menos optar por um cardápio onde figurassem apenas alimentos cultivados e conservados sem adição de produtos químicos, desde a lavoura até o prato. E dando preferência para os que não necessitam sequer de cozimento ou grandes técnicas de preparo. Como embasamento para esta prática, cito que antes do homem vir ao mundo, o Criador já havia disponibilizado os alimentos, prontos na natureza, bastando coletá-los e consumi-los.

Faça o Dinheiro Correr Atrás de Você

         Eis que hoje, ao ler uma revista (Seleções de junho), encontro uma matéria que vem a corroborar o que escrevi. Ela indica uma dieta que “promete” resolver os problemas nutricionais, emagrecer os obesos e ainda contribuir na cura de várias doenças. Milagre? Naaaão! Apenas, mais uma vez, seguindo a ordem natural das coisas.

         Acontece que trazemos em nosso DNA informações desde os tempos dos povos nômades, onde não havia produção de alimentos em abundância. Os homens eram caçadores e coletores, e o padrão alimentar seguia uma alternância entre o banquete e a fome: Comiam o que encontravam em um dia e depois a barriga roncava (enquanto se recuperava dos excessos) até que a próxima refeição “desse sopa”. Desta observação surgiu a tal dieta que preconiza comer dia sim e dia não. Num dia come normal e no outro faz jejum, tomando apenas água ou fazendo, no máximo, uns lanchinhos frugais, com ingestão de alguma fruta ou verdura, até acostumar-se.

         Além disso, eu mencionei no livro que devemos abolir da nossa alimentação todos os refinados, processados, beneficiados, misturados e outros ados. De branco, na cozinha, devemos ter apenas o pano de louça e os pratos. O açúcar branco, a farinha branca, o sal refinado, as massas e o pão (Quanto mais branco o pão, mais cedo vem o caixão), tudo deve ser substituído, se alguém quer realmente se alimentar bem.

         Quanto mais coloridas e in-natura forem nossas refeições, tanto melhores serão. Quanto mais processado, menos nutritivo.

         A regra geral do Bem Alimentar é basicamente simples, como simples, aliás, é tudo o que está em sintonia com o Criador. Nós é que complicamos e complexamos tudo. Dá para resumir tudo em seis palavras: Coma alimentos; não muito; principalmente plantas.

         Então, reforço o que havia dito: Comer bem é selecionar o que vamos por para dentro do nosso corpo. É fazer uma dieta a base de plantas, com destaque para folhas e frutas, e tudo o mais que possa ser consumido, de preferência, cru. Ah, e com moderação (inclusive na moderação, às vezes).

 

Por: José:  [email protected] – Terapeuta Holístico – Escritor

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

Deixe um comentário

NENHUM COMENTÁRIO