HomeLuz da SerraA Importância Do Espaço No Relacionamento

A Importância Do Espaço No Relacionamento

Uma coisa que as pessoas quando estão apaixonadas não entendem é que uma hora ou outra todo mundo precisa do nosso próprio espaço. Para que um relacionamento não se torne uma coisa maçante é indispensável não definir esse relacionamento como a única prioridade na sua vida e acabar fazendo o possível e o impossível para passar o todo tempo que você tem junto da outra pessoa.

Muitas vezes, no início daquela interação, as pessoas ficam se baseando na quantidade de tempo que elas gastam juntas para determinar o quanto elas gostam uma da outra e fantasiando o quão perfeitas elas são juntas.

“Quanto mais tempo eu ficar junto dele, mais ele vai gostar de mim? 

Só que tem um detalhe, as pessoas não funcionam assim. Não é só porque você gosta de alguém que a necessidade de ter aquele tempo sozinha simplesmente desaparece, e sentir a necessidade daquele tempo pra fazer suas próprias coisas com seus amigos ou até mesmo sozinha não significa que o amor que você sente seja menos real ou verdadeiro.

Na verdade você está é machucando e comprometendo o seu relacionamento por não se permitir esse “tempo sozinha”. Então, vamos falar um pouquinho sobre como criar um espaço no seu relacionamento sem que sacrifique a intimidade que existe entre vocês.


CHAVES PARA ATIVAR O PODER OCULTO DAS ERVAS


Desperte o Poder das Ervas para a Transformação e Equilíbrio da Alma

Baixe agora o e-book completo!

Todo Mundo Precisa Ter Seu Próprio Espaço, Até Você! 

Um dos ingredientes da fórmula para um relacionamento harmonioso e duradouro é cada um ter seu próprio espaço.

Parte do problema é que muitas vezes acabamos nos definindo pelo nosso relacionamento. É como se assumíssemos uma nova identidade, e muitas vezes uma identidade que substitui a nossa própria. E acabamos nos identificando por “namorada do X ou a esposa do Y”.

Quando você tem espaço para almejar seus próprios interesses, você tem a oportunidade de se tornar um indivíduo novamente, não parte de outra pessoa. Isso significa que você tem a chance de fazer as coisas que são únicas e exclusivas suas, conectar com seus amigos, curtir as atividades que você sempre gostou de fazer ou simplesmente ter aquele tempo pra relaxar completamente.

Isso permite que você mantenha um senso de privacidade – uma necessidade que não tem que acabar só porque você está em um relacionamento com alguém – e sensações de autonomia e autodeterminação. Você tem tempo livre para relaxar sem ter a sensação de que está negligenciando as responsabilidades de fazer parte de um casal.

Para as introvertidas, esse tempo pode ser uma forma de recarregar as baterias emocionais. Não é porque você ama alguém que essa pessoa não possa estar minando sua energia emocional, especialmente se você estiver namorando uma pessoa extrovertida. A necessidade que uma pessoa extrovertida tem de estar sempre acompanhada pode ser exaustiva para o introvertido.

Uma coisa que muita gente não percebe é que quando se está em um relacionamento, as pessoas acabam deixando de fazer as coisas que mais gostam, com isso cometem o erro de limitar todas as outras fontes que contribuem para o equilíbrio emocional delas. Não importa o quanto você ame alguém, essa pessoa não poderá suprir todas as áreas da sua vida e nem você as dela.

Uma das principais causas de tensão emocional de um relacionamento é a sensação de ser o único responsável pela felicidade do outro. A pressão que isso causa é muito grande. Então permitir esse tempo é indispensável para adotar conexões com outras pessoas e assim tirar todo o peso dos ombros do seu parceiro. 

Entendendo As Diferentes Necessidades de Espaço 

Uma coisa a ser levada em consideração e entendida é que pessoas com personalidades diferentes tem maneiras diferentes de criar seu próprio espaço. Uma pessoa extrovertida por exemplo, gosta de recarregar suas energias no meio de outras pessoas, enquanto a introvertida prefere ficar bem longe delas. Dessa maneira, as pessoas introvertidas irão sentir uma  necessidade maior desse tempo sozinhas do que a extrovertida. 

Mas, a necessidade de espaço não se divide só  ao longo das linhas de extroversão e introversão; mais frequentemente se trata de uma mistura de personalidade, de se sentir seguro no relacionamento e nas oportunidades de tempo pessoal. 

É importante tentarmos entender a razão pela qual a outra pessoa precisa desse espaço. As vezes em um nível mais profundo, aquela necessidade de manter esse espaço significa que a pessoa tem medo de estar se doando demais para aquela relação e acabar se machucando, enquanto outra pessoa que demonstra não sentir a necessidade de criar esse espaço sofre de ansiedade ou medo do abandono. Ou simplesmente uma pessoa quer tempo para almejar interesses que não são os mesmos do parceiro. Permitindo que seu parceiro tenha esse tempo sozinho quando for necessário faz com que ele não sinta que esteja abrindo mão de alguma coisa que ama fazer em nome do relacionamento, o que é uma receita para ressentimento.

É muito importante que os dois parceiros sintam que a necessidade que  cada um tem de ter o seu próprio espaço esteja sendo suprida, caso contrário, eles vão criar um espaço entre eles, se tornando emocionalmente distante um do outro e assim levando ao término da relação. 

Comunicação, Comunicação, Comunicação

É de extrema importância saber se comunicar com seu parceiro para que cada um descubra a necessidade de criar aquele tempo sozinho. Muita gente não fala nada, deixando para conversar sobre isso quando o problema já escalou a níveis alarmantes – Nível o qual nós não estamos mais com a mentalidade boa para explicar pro parceiro o porquê sentimos a necessidade de irmos viajar sozinhos no fim de semana, e que isso não significa que estamos tendo um caso ou que tem algo errado no relacionamento.

Quando você estiver explicando as suas necessidades, uma das piores coisas que você pode falar é “Eu preciso de espaço” Isso é muito geral e vago que vai passar a mensagem errada. Para você que está dizendo isso pode até parecer que você só precise de um tempo sozinha, mas quando o seu parceiro ouvir isso, vai soar mais como que se você tivesse se distanciando para se preparar para terminar o relacionamento. Você deve explicar o que você quer e porquê. Seja específica, explique o que você vai fazer e onde vai fazer. Afinal de contas, você não está fazendo nada de errado, você só está organizando um tempo para você.

Esse tempo separados é uma parte crítica para manter um relacionamento com alguém. Tomando o tempo necessário para recarregar as baterias emocionais e fazer essa manutenção em você mesma como um indivíduo, se torna muito mais fácil de aproveitar o tempo juntos como um casal feliz e empolgada pela vida à dois.

Grande abraço, Juliana da Mata & Felipe Miranda (Casal Austrália)

A Importância Do Espaço No Relacionamento
5 (100%) 4 votes

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

Deixe um comentário

2 COMENTÁRIOS
  • Ariane M Anselmo / 09/04/2017
    AvatarAvatarAvatar

    Amei. Texto.maravilhos.
    Obrigada por dividir isso com a gente.

  • Neide Borges / 08/04/2017
    AvatarAvatarAvatar

    Parabéns! Excelente artigo! Penso exatamente assim.Sou incompreendida, mas, a minha eleição, é a minha liberdade.