Yoga

Não é nenhuma novidade que,na atualidade, a yoga está em alta, além do que se ouve falar muito sobre esta técnica milenar … Mas o que realmente é yoga?

Muitos dizem que não podem praticar yoga porque não têm flexibilidade suficiente ou têm idade avançada, confundindo, assim, yoga com ginástica. Realmente, é muito comum as pessoas vincularem a prática do yoga apenas com os ásanas (posturas físicas), concluindo, assim, que isso seria o objetivo primordial da técnica.
Todavia, cabe salientar que os ásanas são apenas uma parte do universo do yoga. Com efeito, o yoga é muito mais profundo, pois trabalha o ser como um todo ? físico, mental, emocional e espiritual. É uma prática milenar que visa o autoconhecimento e o crescimento através da meditação, tendo como principal objetivo Moksha (libertação). Neste contexto, o bem estar físico e a alteração do corpo físico são apenas conseqüências da prática yogue.

Durante uma aula de yoga são realizados ásanas (posturas psicofísicas), pranayamas (exercícios respiratórios), mudrás (gestos com as mãos), mantras (sons sagrados), relaxamento e meditação.

Os ásanas são posturas psicofísicas realizadas com consciência na respiração e no alinhamento do corpo, trazendo flexibilidade e força ao praticante e liberando os canais energéticos, cujo principal efeito é tornar o praticante preparado para a meditação.

Por sua vez, os pranayámas são exercícios respiratórios para expansão e domínio de prana (energia vital) no organismo. Aumentam, assim, a vitalidade, a capacidade pulmonar, a digestão e o domínio da musculatura involuntária.

Os mudrás são gestos feitos com as mãos que auxiliam na prática da concentração e da meditação, bem como atuam no campo energético canalizando energia de cura para todos os aspectos do Ser.

Quanto aos mantras, sabemos que são sons sagrados que nos conectam com a energia do universo, sendo ótimos para limpar a mente e estabilizar o pensamento. Mantra, em sânscrito, significa controle da mente, sendo que existem inúmeros, porém o mais conhecido é o mantra OM.

A meditação é o aspecto mais importante do yoga, porque enquanto o praticante medita, sua mente se torna tranqüila e ele consegue sentir a energia do universo.

Por fim, destaca-se que a prática do yoga proporciona muitos benefícios, dentre os quais:

-Maior resistência e vitalidade;
-Maior flexibilidade e força;
-Diminui as ansiedades, medos e nível de estresse;
-Melhora o equilíbrio e a concentração;
-Aumento da capacidade pulmonar e consciência respiratória;
-Alivio das tensões;
-Sentimento de paz e bem estar.

A equipe do Portal Luz da Serra oferece aulas de yoga nos espaços associados de Gramado/RS (Espaço Violeta) e em Santa Cruz do Sul/RS (Espaço Consciência).

Por: Amanda Dreher – Colunista do Portal Luz da Serra – Professora de Yoga – Terapeuta Holística

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

<p>A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!</p>

Deixe um comentário

NENHUM COMENTÁRIO

Qual é o caminho da sua missão?

Faça o teste e descubra se você está no caminho certo da sua missão!