HomeO Chamado da LuzO poder da mente

O poder da mente

Olá, pessoal. Hoje eu estou aqui para bater um papo sobre o poder da mente. Muitas vezes nós confundimos mente com o cérebro. Afinal o que é o cérebro, o que é a mente, o que um implica no outro, como eles trabalham?

Vamos tomar um computador como exemplo para comparação. O cérebro seria o aparelho, a parte física, e a mente funciona como os programas que atuam nesse computador. Poderíamos também comparar a um rádio – o aparelho é o cérebro, e a música que toca no rádio seria a nossa mente. Então a mente é a energia universal que habita em nosso corpo físico, e o cérebro é um codificador da nossa mente; ou seja, o cérebro transforma a energia mental em palavras, ações, pensamentos, sentimentos e emoções. É muito importante entendermos essa diferença.

Mesmo que o cérebro e a mente não tenham tanta separação e atuem juntos o tempo todo, eles são coisas diferentes: o cérebro tem prazo de validade, de uma vida, mais ou menos, uns 100 anos talvez. Nós vamos trocando de cérebro ao longo das encarnações, mas a nossa mente é imortal, imperecível, inteligente. Ela é como se fosse a nossa alma, o nosso espírito. Eles estão juntos nos acompanhando vida após vida.

Na mente, estão armazenados os nossos traços genéticos, tudo o que nós já vivemos e também todas as informações que carregamos de nossa ancestralidade. Tudo o que vem de antes está gravado na nossa mente, assim como toda a nossa história, a história da nossa alma. Então a mente é como se fosse um disco onde todas as informações estão gravadas.

Pensamentos e emoções

Por que o ser humano tem capacidade de raciocinar e a competência de criar coisas magníficas, como aparatos tecnológicos incríveis, aviões, navios, foguetes, computadores… Por que os outros animais não têm essa capacidade?

O nosso lobo frontal, que fica na região da testa, é uma parte do cérebro humano que se desenvolveu muito, e é ela a responsável por toda a nossa tomada de decisões, pela regulagem do nosso comportamento e a nossa inspiração. Também “mora” no lobo frontal a memória associativa e a nossa capacidade de fazer conexões neurais.

Por ter esse lobo frontal desenvolvido, o ser humano começa a fazer conexões associativas para tomar decisões. Então, toda decisão que vamos tomar na vida busca informações no nosso lobo frontal e nas redes neurais de tudo o que já fizemos. Por meio dessa dinâmica cerebral, começamos a repetir esses padrões de pensamentos, sentimentos e emoções.

O poder da mente e os pensamentos negativos

Muitas vezes as pessoas me perguntam por e-mail e nos cursos por aí: “Patrícia, é errado sentir emoções negativas?”. Eu digo que não é errado, porque o ser humano precisa de experiências para evoluir, mas nós temos uma bússola interior, uma orientação que nos mostra o que nos faz bem e o que nos faz mal. Todo mundo sabe disso.

Você sabe que se sentir raiva, estresse, medo, preocupação, angústia, frustração por muito tempo, vai ficar doente porque essas emoções não condizem com a nossa natureza. O ser humano foi criado para expressar a sua beleza, para sentir amor, felicidade, para desenvolver a sua criatividade, para sentir compaixão, para ajudar o seu semelhante.

O ser humano foi desenvolvido para sentir amor, sentimentos superiores que estão de acordo com a nossa matriz essencial. Por essa razão, os sentimentos negativos não combinam com nossa matriz essencial, e começam a produzir substâncias tóxicas para o nosso organismo, nos levando à doença.

A física quântica moderna explica muito bem que, cada vez que fazemos uma conexão de sentir raiva, por exemplo, as nossas células criam receptores de raiva e produzem substâncias compatíveis com a emoção. Tais substâncias caem na corrente sanguínea e fazem com que nós nos viciemos em sentir raiva. Dessa forma, para que você se reconheça como quem você é, você começa a se viciar nesse sentimento e a senti-lo todos os dias. Então, uma pessoa que sente raiva todos os dias é vista pelos outros como raivosa. Quanto mais repetimos essas sensações negativas, mais essas conexões neurais vão ficando fortes e cristalizadas, difíceis de mudar com o passar do tempo.

O poder da mente e do subconsciente a nosso favor

Mas a notícia boa é que qualquer um de nós, em qualquer idade, pode reverter essa situação. Basta vigiar o seu comportamento todos os dias e substituir as emoções negativas por positivas. As células, com os receptores de raiva, por exemplo, vão fazer qualquer coisa para que você sinta raiva, porque elas se alimentam disso.

Então você tem que ser muito forte, persistente, e até teimoso para observar o seu comportamento e desejar sentir coisas boas, e começar a substituir isso. Com o tempo, essas redes neurais cristalizadas de sentimentos negativos se rompem, e você começa a desenvolver uma predisposição para sentir coisas boas. Isso vai criar novas realidades.

Reclamação é o suicídio em gotas

Uma das energias mais densas que eu vejo as pessoas viciadas é a reclamação. Na fila da farmácia, caminhando pela rua, no supermercado, nos lugares onde vou, vejo pessoas reclamando do sol, da chuva, da falta de prosperidade, do seu filho, do seu marido, do seu cabelo, de tudo o quanto for possível, porque reclamar é um vício, uma dependência química.

Cada vez que a pessoa reclama, uma substância é liberada no corpo dela, então ela se sente feliz reclamando. Só que o que essa pessoa não sabe é que existe um mundo, um universo de sentimentos bons, como o amor, compaixão, felicidade, paz, que disparam sensações muito melhores do que a reclamação. Então é urgente que o ser humano faça a sua reforma íntima e aprenda a substituir esses sentimentos ruins que são viciantes tanto quanto uma droga por sentimentos bons. Só assim você verá sua vida melhorar.

Gratidão – o antídoto para a reclamação

Todo mundo precisa começar a agradecer mais pelas coisas que a vida dá e não ficar reclamando do que a vida tira, porque, se a vida lhe tirou alguma situação, alguma pessoa, é porque era a hora. O universo é autoajustável, autorregulável, inteligente. Aquilo que não é nosso sai da nossa vida. Mas o melhor é que o universo sempre nos devolve aquilo que foi tirado com uma nova roupagem, uma nova forma.

Tenha uma fé inabalável de que somos muito protegidos e não há nada na nossa vida que queira nos prejudicar. Nós só precisamos perceber isso e sermos gratos por tudo o que a vida nos dá. A melhor definição para vício que eu encontrei até hoje é que é algo que você começa e simplesmente não consegue mais parar de querer.

Então se vigie, anote se for preciso. Se você se pegar reclamando muito durante o dia, criticando demais as pessoas, sentindo raiva, estresse, frustração, você é um forte candidato a ficar muito doente, a ter doenças degenerativas, como o câncer, por exemplo, pois essa energia densa dos sentimentos negativos altera totalmente o seu organismo, altera a química do corpo. Comece a mudar seus sentimentos fazendo alguns exercícios de gratidão.

Se você aprender a sentir sentimentos bons, a pensar em coisas boas, mesmo que a sua realidade seja ruim, se dentro da sua mente você criar uma realidade boa, em pouco tempo essa realidade interna se manifesta na realidade externa, e olha que o acontece. É tão interessante, que até o seu círculo de amizade pode mudar porque você não vai mais tolerar certos comportamentos e atitudes dos seus amigos, e você não vai mais alimentar o vício emocional deles. Então é normal você atrair outros tipos de amizade e pessoas na mesma vibração em que você se encontra – ou seja, a vibração do amor e do bem. E é nesse ponto que você começa a se tornar um criador da realidade e você começa a perceber que a vida dos seus sonhos é possível, sim.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo sobre o poder da nossa mente. Se você gostou, deixe o seu comentário, mas se você não gostou, deixe-o também, pois eu gosto muito de ler os comentários de vocês, do que vocês acham dos conteúdos que nós publicamos.

Desejo a você uma vida muito próspera e feliz. Um grande abraço para você e até a próxima!
Patrícia Cândido e Redação Luz da Serra

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

Uma das responsáveis pela expansão da Espiritualidade no Brasil, com base nos ensinamentos dos Grandes Mestres Espirituais. É filósofa, escritora, palestrante espiritualista, CEO e cofundadora da Instituição Luz da Serra. Escreveu 11 livros, sendo 6 em coautoria, com um título entre os mais vendidos da revista Veja, e 02 programas transformacionais em áudio sobre prosperidade. Patrícia é destaque nas redes sociais produzindo vídeos no canal Luz da Serra, no YouTube, que já ultrapassaram a barreira dos 31 milhões de visualizações ao ano.

24 COMENTÁRIOS
  • Normy Barbosa Firmino / 22/08/2017

    Gostei muitíssimo. Gostaria muito de ver mais. Obrigado.

  • LARISSA MENEZES ZANI / 20/07/2017

    Parabéns pelo trabalho! Grata por compartilhar oconhecimento.

  • Luciene Campos / 26/05/2017

    Seres iluminados contribuindo para um mundo com consciência. Gratidão.

  • Ari Amorim / 18/05/2017

    Só tenho a confirmar,que amei este vídeo…Eu tenho ou acho que tenho a síndrome do Pensamento acelerado…..

    • Nathalia / 23/05/2017

      Amei, Patrícia. Preciso ajustar meus pensamentos e sentimentos. Saiba que tenho vc e o Bruno em minha lista de gratidão.

  • Vina Cima / 17/05/2017

    Patrícia, tenho tanto carinho por você e pelo Bruno e sempre que procuro uma resposta para uma situação ou sentimento aparecem vocês do nada me dando uma força. Gratidão sempre.

    • ANTONIO Souza / 21/05/2017

      Adorei, o comentário. Fantástico,,Muito enriquecedor, claro, objetivo e conciso.

  • Pablo / 15/05/2017

    muito bom, obrigado.

  • Vanessa / 15/05/2017

    Grata !!! Texto maravilhoso 🙏🙏🙏

  • SANDRO / 12/05/2017

    Obrigado Patrícia.

  • Mariely Belles / 12/05/2017

    Adorei, muito produtivo e benéfico este vídeo, bjus

  • Daniela Timporin / 12/05/2017

    Aprendi com o Luz da Serra e a Amanda Dreher a ter gratidão ao Universo e minha vida mudou 100%. Muito Obrigada por vocês disponibiliza materiais de auto ajuda tão bons.

  • JOANA LOIOLA DA CRUZ SOUZA / 08/05/2017

    Parabens Patricia você é um ser iluminado um emissário do terceiro milênio vá em frente nesse trabalho lindo de alinhamento das mentes para a grande transformação do planeta. Muita luz pra você.

  • Ana / 07/05/2017

    Amei…..

  • Vanessa / 07/05/2017

    Muito obrigada por esse vídeo , me ajudou muito

  • Marcelo Firmo da Cunha / 04/05/2017

    Boa noite, Patrícia.
    Achei bastante interessante, curto mais explicativo e de fácil entendimento.
    Obrigado.

  • anna maria marques / 04/05/2017

    Fiquei simplesmente maravilhada com a forma simples,direta, esclarecedora. Muito Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

  • Daniela / 02/05/2017

    Adorei Patricia!!! Gratidão Eterna. Bj

  • Elizandra da Silva Oliveira / 01/05/2017

    Bom dia ! Seu artigo me levou a refletir sobre tantos hábitos que nos levam ao fracasso, gostei muito, esclareceu muitas coisas. Parabéns. Elizandra – Manaus- AM.

  • Sidnei Cesar Livoratti / 29/04/2017

    Boa Noite
    Patricia

    Parabéns pela sua explicação, pelo conhecimento que você coloca a disposição da gente com muita competência e amor. Assisto todos seus videos e do Bruno.
    Gratidão.
    Que o PODER SUPERIOR continue iluminando seus meus sonhos e projetos.
    Atenciosamente.

    Sidnei

  • Frelia Medeiros / 29/04/2017

    Obrigada pelo ensinamento! Que Deus a ilumine sempre….

  • Frelia Medeiros / 29/04/2017

    Obrigada pelo ensinamento! Vou procurar mudar meus pensamentos estáticos p/positivos. Que Deus te ilumine sempre. Bjs

  • janaina / 27/04/2017

    Gratidão por compartilhar esses conhecimentos conosco, mesmo tendo a noção de que essas coisas acontecem é bom sempre ouvir alguém falar disso pq estamos tão acostumados às lamurias e reclamações q mesmo sem querer nos pegamos vez ou outra repetindo os mesmo erros.

Deixe um comentário