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Meditar: Como se Livrar de Grandes Problemas

Você sabia que aprender a meditar vai lhe tirar de enrascadas? Sim. Talvez com uma noção instintiva a esse respeito, todos já tivemos vontade de fazer meditação em momentos da vida cujo estresse era intenso e tudo parecia falhar.

Antes de começarmos a meditar, devemos saber exatamente os benefícios que o processo nos traz, como combater a depressão, ansiedade, estresse etc., além de melhorar a consciência, concentração, autodisciplina e equidade. É uma maneira simples de acalmar a sua mente, relaxar e encontrar paz.

Sempre que se fala em meditação, já associam com as práticas espirituais e religiosas especificamente, mas sua utilidade é bem mais ampla e complexa. Trata-se de poderoso instrumento para o crescimento pessoal em contextos não religiosos, além de auxiliar bastante nos processos psicoterápicos e no tratamento de várias doenças emocionais.

Há diversos conceitos que podem variar de acordo com a situação, de aplicação de como meditar, ou seja, seria por um viés religioso? Ou utilizada de forma secular?

É interessante ressaltar, para quem quer aprender a meditar, que essa prática tem infinitas variações, seja quanto à postura do corpo, o objetivo ou então o objeto de meditação.

A pergunta que muitos fazem é: vale a pena investir energia e tempo na meditação? Para responder a essa questão, nós precisamos identificar o que acontece em nossas mentes como resultado de nossas experiências de vida.

Então retomamos a pergunta lá do início: você sabia que a meditação pode te tirar de uma dificuldade? Vamos falar um pouco sobre isso a seguir.

Meditar

Meditar traz paz à mente, saúde, alegria e mais energia, além de te livrar da preocupação. Garante diversas vantagens para o corpo, espírito e mente. Por exemplo: aumenta a energia de nosso corpo, isso faz com que sintamos felicidade, entusiasmo e paz. E isso apenas pelo lado emocional, pois, no aspecto físico, aprender a meditar baixa a sua pressão sanguínea, reduz a ansiedade, diminui as dores de cabeça, a insônia, dores musculares, úlcera e os problemas nas articulações.

Pode também melhorar o humor e o seu comportamento, o sistema imunológico, estabilizar o emocional e aumentar a criatividade. A meditação te transforma e você aprende mais sobre si.

Depois de um tempo de meditação, você quererá procurar saber mais a respeito de mistérios do universo, da vida, entre outros. A curiosidade será algo natural. Quando surgem perguntas na sua mente, saiba que você é muito próspero, e assim que você vive as respostas, você presenciará a transformação da sua vida para um nível mais agradável.

Cada pessoa tem um estilo diferente para aprender a meditar. Quando meditamos, as mentes são esvaziadas e cedemos lugar para os pensamentos positivos. Meditação para iniciantes extremamente necessária para quem quer qualidade de vida melhor. Além disso, fortalece a conexão com a sua família!

A prática, portanto, permite experimentar o que possuímos no momento de uma maneira mais completa, com um aprofundamento de sua percepção. Procure experimentar várias maneiras e fazer a meditação individualmente ou em grupo.

Aprendendo a meditar

A meditação é onde você se descobre, onde você encontra o universo inteiro dentro e fora de si, permite que seu otimismo desponte e ajuda a entender a mente.

Existem vários estilos diferentes de meditação como a transcendental, zen, taoísta e budista.  Com a prática, aprendemos a transformar a nossa mente de negativo para positivo. Superar os pensamentos negativos e desenvolver pensamentos construtivos, essa é a meta transformadora das meditações na tradição budista.

Se voltada ao lado espiritual é um processo do qual o praticante pode usufruir durante o dia todo. Sempre que for começar uma meditação, pergunte-se primeiro: o que eu quero realizar? Do que eu quero me livrar? Quero paz? Quero desligar a vibração interna?

Aproveite os momentos de meditação e seja agradável consigo mesmo. Qualquer pessoa pode praticar.

Deixe as expectativas de lado, não ansiedade com os resultados. Ao mesmo tempo, não se esforce tanto, a meditação é igual a dormir: se você se esforçar, não consegue. Relaxe ao máximo e deixe acontecer.

Como meditar passo a passo

Quando for começar a sua meditação, escolha o horário perfeito, onde você não será interrompido, pois precisa relaxar e se desligar das preocupações. Os horários recomendados são os do nascer e do pôr do sol.

Determine um foco, imagine lugares como praia, campo ou qualquer outra coisa que possa tranquilizar você quando estiver praticando. Ou repita um mantra (uma frase ou uma palavra), isso funciona muito bem com os iniciantes e ajuda na concentração, permitindo que você se conecte com o seu eu verdadeiro. Música de meditação é algo excelente também para criar uma boa atmosfera.

Repita para si mesmo a cada respiração frases como “eu sou o que sou”. Você se sentirá conectado e isso aumenta os seus sentimentos de prazer, paz e positividade. Quaisquer elementos podem ajudar você a encontrar o equilíbrio, respirar e se concentrar.

Lembre-se que para praticar uma meditação, você precisa de um lugar calmo como o seu quarto ou a sala. O local só precisa ser agradável, silencioso e limpo. Se quiser, pode aromatizar o ambiente usando óleos como de lavanda e coloque uma música de meditação suave e baixa.

Para que a meditação tenha efeito, deve se tornar uma prática diária. Realize-a todos os dias, sempre no mesmo horário.

Você deve saber também que a meditação necessita de uma tensão física equilibrada. Portanto, mantenha o seu tronco ereto. A posição adequada é a de se sentar e manter as suas costas retas, pois a sua energia vital flui por todo meio de energia do seu corpo e dilui as tensões do sistema nervoso a coluna vertebral.

Se fizer isso sentado em uma cadeira, posicione os seus pés no chão, ou se estiver sentado no chão, cruze suas pernas na frente ou fique sobre os calcanhares. Coloque as suas mãos em seu colo ou apoie-as nos seus joelhos.

Quando praticar a meditação, deve-se lembrar também de manter a sua boca e seus olhos fechados, a sua respiração tem de estar tranquila durante alguns minutos. Concentre-se em inspirar e expirar pelo nariz e feche os olhos, assim que sua respiração estiver concentrada, você pode começar a sua meditação. Incline o seu queixo, isso pode ajudar a abrir o peito e ainda facilita a sua respiração durante a meditação.

Uma boa dica é de meditar ao acordar, você estará com mais energia e abertura para as vibrações, ou antes das refeições, pois se você praticar depois de comer algo corre o risco de cochilar no meio da meditação.

Faça alguns exercícios ou aquecimentos antes, isso ajuda a melhorar a circulação, afasta o cansaço e o desânimo e também faz com que você sinta o seu corpo mais leve.

Defina por quanto tempo você irá praticá-la. Algumas pessoas que já a praticam há muito tempo recomendam 20 minutos por dia, no caso da meditação para iniciantes, o ideal é de 5 minutos, uma vez por dia. Mantenha esse tempo a cada dia.

Não desista só por achar que não está adiantando nada, leva muito tempo para uma meditação de sucesso. Continue tentando.

Saiba que ficar acompanhando qual o período da sua meditação pode distrair você. Uma dica é colocar um despertador suave para avisá-lo que o tempo chegou ao fim.

Não tente fugir de seus pensamentos, isso te deixará mais agitado. Faça com que  se vão aos poucos, mantenha o foco na respiração.

Se você está lidando com emoções fortes, será difícil conseguir aprender como meditar. Algumas emoções tendem a fornecer várias memórias em sua mente, especialmente vergonha, raiva ou medo. A melhor maneira para lidar com isso é se concentrar nas sensações corporais. Foque no seu corpo!

Quando você achar necessário terminar a sua prática, vá voltando a si aos poucos, trazendo de volta o seu consciente. Identifique a sua presença, mexa os dedos dos pés e das mãos, mova os braços, mãos, pés e pernas, abra os olhos, vá se movendo devagar até que dê o seu tempo para levantar.

Quando você se tornar mais experiente em praticar meditação, poderá também fazer fora de casa, ao ar livre, no seu escritório ou no ônibus, pois é um excelente calmante natural. Ao mesmo tempo: relaxa o seu corpo, acalma a sua mente e traz paz interior.

Escolha o momento correto que você estiver se sentindo confortável, pode parecer muito difícil se concentrar no início, sendo assim, esteja em um estado de espírito apropriado.

Sorria!

Lembre-se de sorrir! O sorriso mantém você relaxado e melhora a sua experiência na meditação. Inclusive, meditação antes do descanso pode ajudar o seu cérebro a se desligar e também faz com que você fique mais relaxado. Apenas cuidado para não fazer muito tarde, para não adormecer no processo.

Escolha a música de meditação que não tenha batidas fortes ou um ritmo definido, o recomendado é procurar como meditar com sons que possam te relaxar. E ajudar a se concentrar. Use roupas confortáveis e não pesadas, o que ajudará a se sentir melhor e ficar ainda mais relaxado.

Muita Luz

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