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Meditação: Passo a passo simples e fácil

Spiritual practice

A meditação não é ligada a uma religião e pode ser praticada por qualquer pessoa, independente da fé que professar. Em um estado meditativo, você está em um espaço de vastidão, calma e alegria e é isso que você emite ao ambiente, trazendo harmonia para a Criação e o planeta. Essa prática pode trazer uma verdadeira transformação pessoal.

Com a meditação, a fisiologia do corpo sofre uma mudança e cada célula é preenchida com mais prana (energia). Isso resulta em alegria, paz e entusiasmo conforme o nível de prana no corpo aumenta.

Em um nível físico, a meditação reduz a pressão arterial elevada, assim como os ataques de ansiedade, diminui qualquer dor relacionada à tensão, tais como dores de cabeça tensionais, úlceras, insônia, problemas musculares e articulares -, aumenta a produção de serotonina, que melhora o humor e o comportamento, e melhora o sistema imunológico.

A meditação aguça a mente por ganhar foco e se expandir por meio de relaxamento. O saldo de uma mente afiada e uma consciência expandida leva à perfeição. A meditação faz de você consciente. Saiba que a mente afiada sem expansão provoca tensão, raiva e frustração e uma consciência expandida sem nitidez pode levar à falta de ação e de progresso.

Meditação – que é?

A meditação é o relaxamento. Não se trata de concentração, na verdade é realmente sobre a desconcentração. Não se trata de focar seus pensamentos em uma coisa; pelo contrário, é deixar a mente divagar até o silêncio total ou profundo relaxamento. São muitos os benefícios da meditação: uma mente calma, boa concentração, melhor clareza, comunicação melhorada, relaxamento e rejuvenescimento da mente e do corpo.

A meditação é uma prática milenar que tem como objetivo promover o bem-estar não só do corpo, mas da mente e do espírito, a fim de que reconheçamos a nós mesmos diante do turbilhão de pensamentos e da vida repleta de estresse. Por isso é tão importante aprender a meditar.

Para experimentar os benefícios da meditação, sua prática regular é necessária, leva apenas alguns minutos todos os dias. Uma vez absorvida na rotina diária, a meditação torna-se a melhor parte de seu dia. A meditação é como uma semente de amor. Quanto mais você cultivá-la, mais floresce.

A meditação também é ótima para os estudantes, porque traz maior confiança, mais foco e clareza, melhor saúde, mais força mental e energia e maior dinamismo.

Muita gente tende a encontrar desculpas para não realizar a prática. Entretanto, a partir do momento em que você adotar a meditação diária, fica muito mais fácil realizar as tarefas do dia a dia, tomar decisões certas, cultivar melhor os relacionamentos, diminuir a ansiedade e a preocupação com problemas pequenos.

Há muitos tipos de meditação. Hoje em dia é muito comum a prática mindfulness, que tem como foco fazer o indivíduo ter atenção plena em relação a suas atitudes, controle de sentimentos e percepções do mundo.

É como se você estivesse concentrado para perceber tudo que está ocorrendo a sua volta. As outras práticas, principalmente a budista (se não for a principal), partem do princípio do silêncio e da felicidade plena, em que você consegue aquietar a mente e ficar em profundo estado de relaxamento.

A meditação leva o padrão de ondas cerebrais a um estado alfa que promove a cura. A mente torna-se fresca, delicada e bonita. A meditação limpa e acalma o praticante, sempre que se sentir oprimido, instável ou emocionalmente desligado. Com a prática regular da meditação a ansiedade diminui, a estabilidade emocional melhora, a criatividade e a felicidade aumentam, a intuição é desenvolvida e você ganha clareza e paz de espírito. Os problemas se tornam menores.

Seja como for, não é difícil praticar a meditação, só basta começar o quanto antes, ter paciência e tentar se concentrar em sua respiração para compreender melhor como sua mente funciona, o que a motiva e o que traz aflição nesse momento. É ainda mais fácil praticar a meditação guiada, em um primeiro momento, ouvindo alguém guiar sua mente para um lugar calmo ou para realizar o escaneamento do corpo antes de entrar no estado meditativo.

Inclusive, é comum ter música de meditação para ajudar na concentração e imersão do momento, principalmente se as músicas indicarem sons da natureza ou forem lentas, clássicas ou sons de bichos, como passarinhos. O incenso é outro utensílio muito utilizado para manter o ambiente mais confortável para você.

Meditação para iniciantes

Para quem está começando, a meditação para iniciantes pode parecer um pouco difícil no início; entretanto, não é um bicho de sete cabeças. O que é necessário, em primeiro lugar, é a determinação e a força de vontade de realmente acreditar na prática e se deixar levar pelo momento. Siga os passos abaixo e comece a prática diária.

Escolha um momento conveniente

A meditação é, essencialmente, um tempo de relaxamento, por isso deve ser feita inteiramente por sua conveniência. Escolha um momento em que você sabe que não é suscetível a ser perturbado e está livre para relaxar e desfrutar.

As horas do nascer e do pôr do sol, enquanto ocorrem as transições da natureza entre o dia e a noite, também são ideais para a prática. Você também encontrará esses momentos de silêncio em casa, o que ajudará na sua meditação; se não for o caso do seu lar ser silencioso, feche-se em um cômodo, coloque música de meditação para tocar e foque em seu relaxamento.

Escolha um lugar tranquilo

Assim como uma hora conveniente, escolha um lugar onde você não esteja sujeito a ser perturbado. Um ambiente calmo e pacífico pode fazer a experiência de meditação para iniciantes mais agradável e relaxante.

Sente-se em uma postura confortável

Sua postura faz a diferença também. Certifique-se de que você está relaxado, confortável e estável. Sente-se em linha reta, com a coluna ereta e mantenha seus ombros e pescoço relaxados e os olhos fechados durante todo o processo.

Um mito muito comum de meditação é que você tem que se sentar em padmasana (posição de lótus).

Outro mito é sobre onde deve se sentar. Não há uma regra. O ideal é ficar sentado e não deitado, visto que você pode cochilar caso relaxe demais. Pode ser no chão ou em cima de um edredom para não permanecer no chão duro. A cadeira é uma ótima opção para quem tem dores ou não consegue ficar por muito tempo na posição pense nessa alternativa ao criar um ambiente de como meditar.

Manter o estômago relativamente vazio

Um bom momento para meditar em casa, ou no escritório, é antes de ter uma refeição.

Depois de se alimentar, você pode cochilar durante a meditação. No entanto, não se force a meditar quando você está com muita fome. Você vai achar que é difícil por causa das cólicas ou você pode até mesmo manter o pensamento focado em comida o tempo todo. Nesse caso, você pode meditar depois de duas horas de ter se alimentado.

Comece com alguns aquecimentos

Aquecimentos, ou sukshma, são exercícios para você realizar antes de se sentar. Ajudam a melhorar a circulação, remover a inércia e inquietação e fazem o corpo se sentir mais leve.

Esse é um passo muito importante na sua lista de “como meditar”, desde que você seja capaz de se sentar de forma constante por um longo tempo. O preparo para a meditação, por exemplo, é muito importante, porque já faz parte do aquecimento. Procure ir relaxando até ter como meditar de fato.

Faça algumas respirações profundas

A respiração profunda, de dentro para fora, é sempre uma boa ideia. Inspire e expire calmamente. Você pode, inclusive, focar na respiração, contando números ou simplesmente observando o movimento dos pulmões. Isso ajuda a equilibrar o ritmo da respiração e leva a mente a um estado de meditação pacífica.

Mantenha um sorriso gentil no rosto

Você verá a diferença! Um sorriso suave em toda a meditação o mantém relaxado, calmo e melhora a sua experiência de saber como meditar.

Abra os olhos devagar e suavemente

Quando você chegar perto do fim da meditação, não fique com pressa para abrir os olhos e começar a se mover. Abra-os lenta e gradualmente, tendo tempo para tornar-se consciente de si mesmo e de seu entorno.

Como meditar

Seguindo as dicas para a meditação para iniciantes, você conseguirá realizá-la sem problema algum. O importante é você separar um momento do dia para meditar e realmente curtir o momento, não tendo pressa para realizar outros afazeres.

Por isso mesmo é indicado você realizar a meditação logo nas primeiras horas do dia, antes de fazer qualquer coisa, e logo depois de terminar o seu dia, a fim de que você realmente desfrute da prática. Manter os olhos fechados ou abertos é indiferente, mas é provável que a maioria das pessoas prefira mantê-los fechados no intuito de auxiliar na concentração e na imersão dos pensamentos.

A prática da meditação pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade, basta querer e focar no momento. Você verificará que, conforme os benefícios forem se estabelecendo, a prática se tornará mais frequente e com duração maior, chegando a durar uma hora completa (já para nível avançado). A meditação melhora o bem-estar geral do corpo, então, o que você está esperando? Não dê desculpas, seja mais feliz e espante os pensamentos negativos da mente, cultivando apenas sentimentos bons e bonitos!

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5 COMENTÁRIOS
  • maria edivera / 23/04/2017

    sou iniciante na meditação,não vou desistir!

  • liliana / 01/02/2017

    Ja tentei por varias veses faser meditacao centada deitada e adormeco sempre .o k faser?

  • Maristela / 28/01/2017

    Gostei do artigo vou tentar fazer uma ótima meditação. Obrigada

  • Laise Lima / 22/01/2017

    Também gostei desse artigo! Todos os dias me dou reiki e fico em silêncio por 10 minutos.Gratidão!

  • Daniele Cavallari / 16/01/2017

    Muito bom esse artigo sobre meditação!! Esto inciando a prática e me ajudou bastante! Beijos! Abraços em Luz

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