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Meditação Para Curar a Sua Vida

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Você já percebeu como determinadas situações que vivemos desencadeiam estresse? Sempre que estamos em uma encruzilhada em nossa vida, geralmente apresentamos altos níveis de tensão. Às vezes, essas transições são de nossa própria escolha.

Muitas vezes, porém, aparecem em nosso caminho de forma inesperada e, em alguns casos, como obstáculos intransponíveis que nos forçam a fazer uma mudança. E, na maioria das vezes, queremos fazer a transição do antigo para o novo com o máximo de suavidade possível.

A meditação é uma maneira de aliviar a ansiedade e o estresse que sentimos nessas situações de transição. Ajuda-nos a acalmar a mente inquieta e ansiosa. Também nos ajuda a manter uma perspectiva focada e equilibrada sobre o nosso mundo. Em outras palavras, a meditação ajuda a manter o barco da nossa vida estável naquele oceano que, muitas vezes, pode ser difícil e imprevisível.

Meditação e equilíbrio emocional

A meditação é a arte de acalmar a mente e focalizar-se em um único objetivo. Em sua aplicação mais simples, pode ser usada para relaxamento e redução do estresse, levando-nos a uma consciência da importante interconexão entre nossa mente e nosso corpo. A meditação pode nos ajudar a gerir a dor física e emocional. Isso nos dá uma ferramenta para lidar com a aparente desarmonia em nossas vidas.

Aprender a meditar também pode reduzir o estresse psicológico, psicofísico e físico. É claro que uma dieta adequada, além da quantidade suficiente de exercício e descanso e o relacionamento adequado entre nós e as pessoas que estão em nossas vidas, também é essencial.

No entanto, a meditação pode ajudar especificamente a relaxar nossas mente e corpo, estabelecendo uma conexão consciente entre eles. Quando “entramos em sintonia com nossos corpos” e com a nossa mente e ouvimos o que estão nos dizendo, demos um passo importante para alcançar uma ótima saúde.

A meditação não só pode ser usada como uma ferramenta maravilhosa de bem-estar para reduzir o estresse e trazer calma, como também pode motivar os indivíduos a adotarem uma atitude mais positiva em suas vidas e, assim, trazer mais felicidade para si e para seus entes queridos. Como sabemos, uma vida feliz leva a uma vida saudável. A técnica e a instrução corretas, e dedicação ao praticá-las, são as chaves para o sucesso.

Por intermédio de práticas de relaxamento e o desenvolvimento de habilidades de concentração e meditação, qualquer praticante autêntico pode desenvolver mais calma e paz de espírito em seu trabalho e em sua vida.

Serão capazes de se concentrar em seus projetos com atenção e mais consciência; não vão simplesmente sobreviver ao dia, mas ao fluxo do dia, com uma sensação geral de bem-estar. A atividade melhora a saúde mental de todos os praticantes.

Quando a mente e as emoções estão equilibradas e harmonizadas, temos acesso à nossa verdadeira natureza espiritual. Começamos a ter uma apreciação saudável da nossa vida e das vidas de nossos entes queridos. Nosso mundo é visto por novos olhos, e podemos começar a perceber a interligação e interdependência de toda a criação.

A paz de espírito, clareza de pensamento, redução do estresse e uma visão mais positiva sobre a vida são apenas alguns dos primeiros benefícios da meditação. Quando nossas mentes estão calmas, o nosso corpo relaxa. Quando a nossa mente e corpo estão relaxados, nós nos movemos para a quietude. Quando experimentamos o silêncio, estamos nos movendo em direção a uma harmonia entre corpo, mente, emoções e espírito, que deve ser a busca essencial de cada indivíduo.

Então, quando entramos em sintonia com nossa alma, integrando-a em nossa vida diária, estamos nos conectando a um aspecto essencial de nós mesmos que pode dar muito mais que conforto e força. Esse processo nos dá o doce poder da transformação, para sermos compassivos conosco e com os outros, enquanto nos movemos através das transições da vida. Como um barco firmemente ancorado, as ondas do oceano em constante mudança ao nosso redor passam a ter pouco efeito. Meditação, praticada fiel e regularmente, ajuda-nos a manter uma firme e estável conexão com o nosso espírito.

Meditação para Iniciantes – Tipos

Meditação contada

1 – Encontre um lugar confortável para se sentar em sua postura de meditação preferida e comece a relaxar. Se preferir use música de meditação;

2 – Passe algum tempo sentindo seu corpo e apenas se preparando para o estado meditativo;

3 – Lembre-se de que você tem todo o tempo do mundo. Não pule direto para a contagem, mas observe o momento de transição para um estado meditativo;

4 – Comece a contar de um a dez. Observe a sua respiração e, com cada inalação, conte um número; depois, com a sua expiração, pense no mesmo número novamente. Continue até chegar ao número dez. Em seguida, recomece;

5 – Tente perceber o fluxo sutil de energia que acontece quando você inala e conta um número, e como continua a progredir até chegar ao número dez.

Esses são alguns dos princípios básicos da meditação para iniciantes.

Meditação de respiração

1 – Fique em sua postura de meditação, esteja confortável e relaxe. Concentre-se em suas sensações corporais para entrar no estado meditativo, não apresse as coisas;

2 – A forma como essa meditação funciona é absurdamente simples. Você exclui os pensamentos pela respiração, deixando a mente vazia;

3 – Seu ponto de foco deve ser as sensações de inalar e exalar o ar através de seus pulmões, por meio de seu corpo;

4 – Uma vez que você consiga, encontre o ritmo no qual você se sinta mais confortável e tente mantê-lo por tanto tempo quanto possível;

5 – Lembre-se de que ninguém se tornou um mestre e soube tudo sobre como meditar na primeira tentativa. Você poderá falhar muitas vezes, mas isso é o que vai motivá-lo a tentar mais.

Meditação Mindfulness

1 – Se você for corajoso o suficiente, pode experimentá-la enquanto estiver sentado, em pé, andando, correndo, ou em contato com música de meditação. Se não, basta ficar confortável no seu espaço preferido;

2 – Para amplificar a experiência, você pode inspecionar cada uma das suas funções corporais e senti-las tão profundamente quanto possível. Pernas, mãos, nariz, dedos etc. Reconheça que cada parte está lá para uma melhor experiência de como meditar.

3 – O próximo passo é relaxar e apenas deixar-se ir. Mindfulness se relaciona totalmente com a consciência. Por isso, tente ser o mais consciente possível, mas de uma forma pacífica. Cada pensamento eventualmente vai passar, então deixe-o ir, lentamente, sem ficar desesperado. Agradeça ao pensamento e liberte-o. Simples e levemente.

Mindfulness é mais do que apenas sentar-se e meditar. É o reflexo da própria vida e do que está acontecendo dentro dela. Os pensamentos que surgem são os que incomodam ou que estão chamando a sua atenção. Há sempre uma razão pela qual surgem.

Neste estado mindfulness, você pode ver mais claramente aquilo que se sente bem ou mal fazendo. Se aprender a meditar por tempo suficiente, vai ver como a atenção plena está começando a se integrar na sua vida, ajudando você a tomar as decisões que ressoam com o seu verdadeiro eu.

 

Meditação guiada ou conduzida

As meditações guiadas tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos. Recebe este nome por ser São lideradas não pelo próprio indivíduo, mas por um acompanhante, seja pessoalmente ou por meio de uma gravação, que geralmente (embora nem sempre) tem um tema e música de meditação relaxante tocando no fundo.

As meditações guiadas duram de 10 a 15 minutos, dependendo da finalidade, e são de vários estilos, incluindo dois objetivos de meditação: para cura e como forma de encontrar o propósito da vida.

Como são orientadas por outra pessoa, esse estilo é ótimo como forma de meditação para iniciantes é e para aqueles que sentem dificuldade de ficar sentados por mais de uma hora. Também é benéfico se você quiser melhorar a sua prática existente ou concentrar sua energia e atenção em um resultado.

O processo consiste em: primeiro, ter orientações sobre relaxar o corpo e a mente para ajudar a atingir um estado de meditação profunda antes de começar uma viagem, em sua mente, para alcançar um objetivo específico.

Como o cérebro não distingue entre um evento imaginado e a realidade, a experiência que você tem com uma meditação guiada é como ter uma experiência real. Isso tem um efeito surpreendente sobre a sua vida, devido à forma como o cérebro funciona.

A beleza de uma meditação guiada é que você pode trazer a mudança em seu corpo usando sua mente, e isso significa ativar músculos, alterar seu estado biológico e até mesmo mudar a forma como as células do seu corpo funcionam.

O que a meditação guiada faz é lhe fornecer uma nova experiência, por ter um narrador guiando você através de uma cena em sua mente. Esse processo é sempre positivo, mudando e transformando as vias neurais do seu cérebro para lhe proporcionar uma grande experiência, melhorando humor, autoestima, confiança e segurança.

Percebe-se, então, o quanto saber como meditar é benéfico para a mente, o espírito e o corpo, não é mesmo? Se formos prestar atenção, aprender a meditar é algo capaz de nos proporcionar um grande equilíbrio emocional!

Muita luz!

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