HomeMestres EspirituaisMahatma Gandhi e a Paz | Semana do Mestre

Mahatma Gandhi e a Paz | Semana do Mestre

Existem pessoas que trouxeram muitos ensinamentos e exemplos para a humanidade, essas passaram pela Terra e viveram a vida de uma maneira plena, atingindo os níveis mais elevados de consciência; um deles é o grande mestre chamado Mahatma Gandhi. Leia o artigo ou assista ao vídeo abaixo, pois vamos falar sobre Gandhi e sua história.

Quem é Mahatma Gandhi?

Mahatma Gandhi, foi um pacifista indiano e líder espiritual. Gandhi nasceu na cidade de Nova Deli, na Índia, ainda no século XIX. Ele foi um dos homens mais influentes e importantes que passaram pela Terra.

Mahatma Gandhi história

O principal desejo de Gandhi era ter paz, uma vida pacífica e tranquila. Parece um desejo simples, mas para a época em que ele vivia, essa era uma ideia muito ousada. Nesse período, a Índia lutava pela sua independência visto que ela era colonizada pela Inglaterra. O povo sonhava em ter de volta a Índia espiritual, com a pluralidade de deuses e deusas no seu panteão. A interferência da Inglaterra influenciou negativamente a vida dos indianos.

VAMOS A SÃO PAULO VER VOCÊ!

O evento Propósito Inabalável foi um sucesso em Porto Alegre e por conta disso em OUTUBRO faremos aí em São Paulo, pertinho de você!

SAIBA TUDO SOBRE COMO SERÁ O EVENTO:

Gandhi foi um grande líder justamente porque ele queria a paz. Ele estimulou os indianos a fazer passeatas, protestos e manifestações pacíficas para libertar a Índia. Você deve achar isso comum, já que aqui no Brasil e em outros países acontecem, mas até aquela data isso nunca havia acontecido. Quando alguém queria alguma coisa ou reivindicar alguma coisa, era de forma agressiva.

Mahatma Gandhi

O mestre Mahatma Gandhi trouxe a visão do Ahimsa, que é um dos niyamas do Yoga, e significa:

  • Não violência;
  • Não ser violento em nenhum ato;
  • Usar a paz para tudo.

O mundo vive em um estado de insatisfação constante, ninguém está satisfeito com nada. E Gandhi trazia a ideia de simplicidade, de você viver em paz com o que você tem, de não desejar tanto. Nós estamos fazendo justamente o contrário, nessa ânsia de querer mais, de ser mais, de ter mais. Nós nos distanciamos cada vez mais de nossa paz interior, porque estamos sempre em busca de mais.

Gandhi queria nos dizer exatamente isso, que a vida é efêmera, que ela passa rápido e às vezes a gente desperdiça a vida inteira correndo atrás dessas coisas. Muitas vezes, aquele momento de ter o seu filho pequeno no colo, você não conseguiu aproveitar porque você estava estressado pensando em outras coisas.

Você deixou aquele momento de conviver com pessoas e animais que você ama porque você não estava centrado no momento presente, você estava no passado, pensando em algo que lhe entristecia ou no futuro, se preocupando com contas para pagar, coisas pra fazer.

Mahatma Gandhi e meditação

Hoje em dia meditar está na moda, porque muitas pessoas estão meditando, e isso melhora o nosso psiquismo, melhora o nosso Planeta. Você também pode entrar nessa moda, porque o segredo da meditação é centrar a nossa mente no momento presente. É viver o nada, o vazio, concentrar-se no momento presente. Assim você aprende a ficar menos preocupado, menos ansioso, menos irritado e focado na paz.

Gandhi e seus ensinamentos

Agora alguns ensinamentos de Mahatma Gandhi para você:

  • Diante de qualquer conflito, respire antes de reagir e tente negociar;
  • Mesmo discordando, procure compreender a posição das outras pessoas;
  • Sempre leve em conta o sofrimento alheio;
  • Elimine os maus tratos, inclusive a auto agressão;
  • Só quem se cuida e é generoso consigo, cuida bem do outro;
  • Se for uma vítima da violência ou injustiça, busque aliados para encontrar soluções;
  • Não se isole;
  • Tente identificar e combater em si mesmo os preconceitos de qualquer espécie;
  • Ouça mais e fale menos.

Ensinamentos tão simples e de tanta profundidade só poderiam vir de um grande mestre como Gandhi. Eu espero que você tenha gostado desse artigo e que você compartilhe com seus amigos e familiares.

A sua missão dessa semana é monitorar e fazer uma lista com os seus sentimentos ruins que você anda sentindo. Cada vez que acontecer uma situação negativa, anote este momento e o que você sentiu, para depois de uma semana, entender o que você sentiu e cultivar a paz.

Patrícia Cândido e Redação Luz da Serra

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

Patrícia Cândido é filósofa formada pela UNISUL, escritora, conferencista, professora, CEO e cofundadora da Instituição Luz da Serra. Autora de 11 livros, sendo 6 em coautoria, que têm vendas superiores a 45 mil exemplares. Pesquisadora há mais de 14 anos na área da Espiritualidade, Cura Emocional, Prosperidade e dos ensinamentos dos Grandes Mestres da Humanidade. Patrícia possuí mais de 1 milhão de visualizações em seus vídeos no Youtube, sendo autora dos seriados Semana do Mestre e Código da Alma. É referência no segmento da Espiritualidade no Brasil, ganhando destaque nas mídias nacionais, como a Revista Negócios e a Revista Caminho Espiritual.

1 COMENTÁRIO
  • Raquel / 24/06/2017

    Patrícia eu agradeço por ensinar sobre os mestres sempre quis aprender sobre eles e graças a vc estou tendo essa oportunidade qdo for possível vou comprar o livro .

Deixe um comentário

})(jQuery)