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FIQUE DE BOM HUMOR

Confira os alimentos que podem ajudar

Para manter o bom humor, não basta apenas estar com as contas em dia e ter motivos para felicidade o tempo todo. Você sabia que os nutrientes dos alimentos atuam diretamente no humor? A falta de algumas substâncias e o excesso de outras pode causar uma série de reações indesejáveis. A nutricionista Flávia Cesar Raduam, coach de saúde e emagrecimento, da Clínica New Quality, diz que alguns alimentos são capazes de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso estado emocional.

Segundo Flávia, os nutrientes dos alimentos atuam na formação e liberação de neurotransmissores, substâncias que são enviadas ao Sistema Nervoso Central, responsável pelo estado de humor. Os neurotransmissores são responsáveis pela comunicação entre as células no nosso cérebro e, para executarem um bom papel, devem estar em níveis adequados.

Os três principais neurotransmissores envolvidos com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante, já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.

A produção de serotonina depende da ingestão de alimentos fontes de triptofano e de carboidratos. Já a dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, outro aminoácido importante na nossa alimentação. Mas as vitaminas do complexo B e alguns minerais também estão envolvidos na modulação do humor.

A ingestão adequada desses nutrientes garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor. Assim, não existe uma fórmula milagrosa para ser feliz e ter sempre bom humor, mas com algumas escolhas alimentares saudáveis podemos contribuir para o funcionamento adequado do organismo e proporcionar a ele substâncias necessárias para a formação dos neurotransmissores responsáveis pelo nosso bem-estar. Portanto, ser mais feliz depende das nossas escolhas, inclusive alimentares.

São diversos os alimentos que interferem no humor, esta interferência pode tanto ser estimulante como sedativa ou apenas moduladora. A sabedoria está em como usar estes alimentos ou nutrientes a seu favor, dependendo de sua necessidade que é variável de pessoa para pessoal.

Veja alguns exemplos abaixo listados pela especialista Flávia Cesar Raduam:

Aveia: cereal rico em triptofano, aminoácido fundamental na liberação da serotonina.

Banana (madura): é rica em carboidrato e triptofano. O carboidrato ajuda na formação do triptofano e este é matéria prima para formar a serotonina. A banana também é fonte de potássio, importante na regulação sódio/potássio, prevenindo confusão mental. É rica em vitamina B6, que gera energia. Possui baixo indice glicêmico.

Brócolis, espinafre, couve, agrião, salsicha e demais folhas verde escuro: são ricas em ácido fólico e vitaminas do complexo B. O ácido fólico atua no sistema nervoso central, é importante na formação da serotonina que previne depressão, fundamental para a formação e manutenção da membrana da célula nervosa (mielina). A deficiência de ácido fólico se associa á distúrbios neurológicos, depressão e déficit cognitivo, má formação fetal (importante para gestantes) e demência no envelhecimento. As folhas em geral também são ricas em clorofila e magnésio. Já a clorofila ajuda a desintoxicar o organismo como um todo e o magnésio participa na transmissão dos impulsos nervosos e musculares, é importante no stress.

Alface: tem efeito calmante, dado pela lactucina presente no talo da alface. O talo também é rico em lítio, presente no miolo ou talo central da alface, que age diretamente no controle do eixo de serotonina e dopamina, controlando ansiedade e depressão. O fosfato presente, entre outras ações previne a confusão mental. Pode ser ingerido na forma de salada, chá com efeito calmante ou no preparo de sucos de clorofila que tem ação desintoxicante.

Iogurte e leite (para quem não tem intolerância): é fonte de tripotofano fundamental na formação da serotonina.

Gema de ovo: rico em colina fundamental para formação e manutenção da memória, melhora a função cognição, importante na coordenação motora.

Pimenta: rica em capsaicina, substância antioxidante e que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem estar. A pimenta de cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.

Gorduras saudáveis: quase todas as funções cerebrais dependem de ácidos graxos essenciais os quais formam cerca de 60% da estrutura do cérebro.

Semente como de gergelim, girassol, abóbora e castanhas em geral: são fontes de gorduras saudáveis w 6 e w 9, sem colesterol, proteínas e sais minerais, devem ser ingeridas com moderação devido ao calor calórico. São fontes naturais de vitaminas. E que tem importante ação antioxidante fundamental no stress e prevenção do envelhecimento acelerado.Também são ricas em triptofano que além de auxiliarem na manutenção do bom humor, colaboram na qualidade do sono.

Arroz integral: rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.

Vitamina C (laranja, limão), Betacaroteno (cenoura e mamão), Licopeno (tomate e melancia), Bioflavonóides (uva): alimentos fontes de antioxidante, que se correlacionam com o sistema nervoso pelo fato de prevenirem danos às células nervosas e aos neurônios, uma vez que neutralizam a ação dos radicais livres, substância que provoca danos e alterações da estrutura das células levando ao processo acelerado de envelhecimento e doenças.

Fonte: http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/10/15/1820-fique-de-bom-humor

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