HomeO Chamado da LuzFiltro dos Sonhos – qual o significado?

Filtro dos Sonhos – qual o significado?

O filtro dos sonhos é um antigo amuleto nativo americano que, segundo lendas, tem o poder de purificar as pessoas e libertar da escuridão e dos sonhos ruins. Hoje em dia pode ser encontrado em diversas culturas até como objeto de decoração. Aprenda tudo sobre este objeto e o que ele pode significar em sua vida.

O que é filtro dos sonhos

O filtro dos sonhos nada mais é do que um símbolo feito dos mais diversos materiais. Trata-se de um círculo e, no meio dele, fios se entrelaçam formando uma espécie de teia. Para finalizar, sempre há uma pena pendurada.

Filtro dos sonhos – significado

Segundo o povo que criou o objeto, quando o mundo foi criado só havia escuridão. Por isso, as pessoas ficavam constantemente assustadas e se colidindo umas com as outras. Neste momento, surge uma entidade chamada de vovó aranha, que teria trazido o fogo e o sol para o povo para que eles pudessem ver o mundo.

O filtro dos sonhos então foi tecido pela própria Vovó Aranha, que utilizou um arco feito de cipó e sua própria teia, enquanto ensinava para um velho índio sua língua sagrada e sobre os ciclos da vida, desde o nascimento até a morte.

Ao entregar o círculo com sua teia no centro ao velho índio, a vovó aranha diz que este símbolo representava o ciclo da vida e deveria ser utilizado pelo povo para que pudessem ter um uso melhor dos seus próprios sonhos, visões e ideias.

Segundo a Vovó Aranha, o filtro vem de um lugar especial chamado Espírito do Mundo e que se apropria do ar da noite, tomando conta dos sonhos bons e ruins. Através de suas teias, ele consegue captar os sonhos que ainda estão no universo, mantendo os ruins presos. Os sonhos bons são capazes de encontrar o caminho entre as teias até chegar aos homens, deslizando para a mente de quem está dormindo.

Apanhador de sonhos

Devido a todo o seu significado, o filtro dos sonhos é chamado em inglês de “Dream Catcher”, que com a tradução livre recebeu o nome no Brasil de Apanhador de Sonhos ou então Coletor de Sonhos.

Utilizar o filtro dos sonhos no quarto é uma forma de se proteger dos maus sonhos, das más ideias e dos pensamentos ruins. Segundo os antigos povos nativos americanos, os sonhos ruins ficam presos na teia e são jogados para longe pelo espaço vazio no centro do objeto, enquanto os bons são capazes de encontrar o caminho e escorregar pelas penas até as pessoas que dormem.

Por isso, indica-se que o amuleto seja utilizado sob a cabeça de quem está dormindo, de preferência em um local onde possa receber os primeiros raios de sol da manhã. Assim, tudo que é mal poderá sair na hora certa, deixando espaço livre para os bons sonhos e pensamentos entrarem na noite seguinte.

O filtro dos sonhos também é bastante indicado para bebês. Segundo os antigos, enquanto os bebês se distraem com as penas se balançando sob o berço, além de ficarem protegidos, aprenderão sobre a importância do ar para o mundo.

Redação Luz da Serra

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

A Luz da Serra é fruto do desejo dos amigos, e hoje sócios, Bruno Gimenes, Patrícia Cândido e Paulo Henrique T. Pereira, de transformar a vida das pessoas,trazendo bem-estar, saúde e prosperidade, a partir de uma nova consciência evolutiva através de paz, equilíbrio autoconhecimento e sucesso pessoal. Com mais de 15 anos de jornada, localizada na cidade de Nova Petropólis/RS, a instituição genuinamente espiritualista é referência no segmento da espiritualidade sem cunho religioso no Brasil. Mas na Luz da Serra também tem um bando de GENTE FELIZ que vive pelo mesmo PROPÓSITO: levar LUZ às pessoas! E que não estão neste mundão a passeio, gente linda que com a EMOÇÃO à flor da pele leva a MISSÃO da LUZ DA SERRA para onde for preciso, para onde precisar de mais SORRISOS!

3 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário