HomeLuz da SerraDia da mulher: domine o seu poder

Dia da mulher: domine o seu poder

Hoje, vamos refletir sobre essa data tão marcante que é o dia 08 de março de todos os anos: O Dia da Mulher. Qual sua relevância nos dias de hoje? Vamos refletir, você e eu, Patricia Candido!

Por que precisamos de um Dia Internacional da Mulher?

Como filosofa, adoro pensar, é uma das coisas que mais gosto de fazer. Pensar, ler e escrever são três coisas que, sem as quais, é como se faltasse o ar. Preciso fazer isso todos os dias e gosto de escrever sobre as coisas da vida nos conteúdos do Luz da Serra. E para ser escritora, em primeiro lugar é ser preciso ler e pesquisar, mas não só isso, é preciso observar também o comportamento das pessoas. E constato a cada dia, que ser mulher no nosso mundo não é uma tarefa fácil.

Junto a essa observação vem a questão: por que cargas d’água a gente precisa de um dia da mulher? Eu sei que talvez nos comentários vamos receber muitas críticas, mas isso não seria necessário se a gente tivesse igualdade no nosso mundo.

Eu não estou dizendo que a gente teria de ser iguais aos homens, claro que não, somos de gêneros diferentes, pensamos diferente, sentimos diferente, não é absolutamente nada disso. Mas a gente precisa ter igualdade de condições e aí o quadro já se modifica, uma vez que um homem não precisa carregar um filho na barriga e a mulher sim. Então, isso já nos traz uma condição diferente, a condição de gerar vida a um ser, de nutrir essa vida dentro da nossa própria barriga. Mulher, você é a ESSÊNCIA que o mundo PRECISA!

Dia da mulher – como surgiu?

E aí, com toda essa historinha de a gente poder gerar as crianças e os homens não, começa uma outra historinha. Lá no inicio dos tempos, a mulher tinha que ficar, como função, cuidando de seus filhotes e o homem tinha que sair para buscar a comida, a alimentação e prover tudo que entrasse na caverna. E desde então que nós, mulheres, aceitamos e permitimos que os homens exerçam seu poder sobre nós.


CHAVES PARA ATIVAR O PODER OCULTO DAS ERVAS


Desperte o Poder das Ervas para a Transformação e Equilíbrio da Alma

Baixe agora o e-book completo!

Claro que as coisas mudaram, os tempos avançaram, hoje as coisas são diferentes, mas em algum ponto, nós mesmas não conseguimos estabelecer os devidos limites nessas relações entre homem e mulher. Em algum momento perdemos o fio da meada. Em algum momento a gente permitiu, nós fomos permissivas para que todo tipo de abuso acontecesse.

Dia Internacional da Mulher – o marco inicial

Inclusive naquela fábrica que foi incendiada com todas aquelas mulheres dentro. Essa foi a história que deu origem ao Dia Internacional da Mulher. Não tem como falar muito dela aqui, mas você pode pesquisar no Google, qual foi o fato que deu origem ao Dia da Mulher. Uma fábrica foi incendiada com muitas mães, com muitas mulheres lá dentro, porque estavam pleiteando e reivindicando alguns direitos, na época da Revolução Industrial.

dia da mulher 1

Isso é muito triste, todo abuso e qualquer abuso que acontece conosco mulheres, seja no Oriente Médio, seja em qualquer lugar do mundo, foi porque nos calamos, foi porque calamos a nossa voz e não tivemos coragem de lutar por aquilo que é nosso de direito.

Se o meu amigo Bruno Gimenes estivesse aqui, ia dizer assim: Mulher você é a ESSÊNCIA que o mundo PRECISA! Porque tem um livro escrito justamente sobre esta temática e nesse livro ele fala algo importantíssimo. Se as mulheres realmente soubessem o poder que têm nas mãos e a magia que têm na alma – além do quanto podem ajudar o nosso mundo a se tornar melhor – não entrariam em vitimização, em mimimi, em procrastinação.

Todas essas são coisas que já estão em nosso DNA, que vem passando de geração a geração para que a gente sinta cada vez mais medo de lutar por aquilo que a gente acredita, cada vez mais medo de tomar posse do nosso poder e ser quem a gente realmente nasceu para ser.

A educação formal e a violencia contra a mulher

Aqui na cidade onde moro, já participei do departamento da mulher da Associação Comercial e junto ao CRAS, que é um centro de apoio e de Assistência Social participei e acompanhei casos de mulheres que sofriam violência doméstica, dos filhos assistirem à mãe apanhando dentro de casa. E não pensa que o marido era um bruto, era um bronco ou era uma pessoa que não tinha estudado. Era homem pós-graduado, era cara com mestrado mesmo, que fazia isso.

Porque a gente pensa, às vezes, que o nível de educação formal pode ajudar num caso desses, mas não, às vezes atrapalha, porque essa pessoa que sabe tudo, quer impor o seu poder. Claro que tem muitos casos, né?! De homens mais “ignorantes” na educação formal, outros que tiveram educação formal, mas o que quero dizer é que não é isso, não é a escola que o cara estudou que vai dizer como vai se comportar dentro de casa, mas normalmente são padrões machistas que vêm de casa, da educação, que fazem um homem se comportar assim.

E a gente aceita, muitas vezes, pelos filhos, pela família, por vergonha de se expor. E assim isso continua acontecendo. Exatamente por tal fato o Dia Internacional da Mulher precisa continuar
existindo, para criar um alerta para cada uma de nós, para que a gente realmente tenha voz e consiga conquistar a igualdade que a gente tanto sonha.

Você pode até achar que o meu discurso está sendo feminista, mas não é. Sabe por quê? Porque as mulheres hoje são consideradas abaixo dos homens; ainda no século XXI são consideradas em um nível inferior. Nas indústrias que empregam executivos, isso é considerado normal. Mas fica a questão: uma mulher no mesmo cargo ganhar menos, por quê? Se as capacidades, se as competências, se as lideranças precisam ser exercidas da mesma maneira, sendo homem ou sendo mulher?

Preconceito

Existem muitos preconceitos também em outros níveis, preconceitos com pessoas portadoras de deficiência, preconceitos com transexuais, preconceitos com homossexuais. Estou falando das mulheres porque é o assunto que está em voga, mas qualquer tipo de preconceito é uma ignorância sem tamanho, porque o nosso corpo morre. Daqui a um tempo, nosso corpo não vai estar aqui e o que prevalece é a alma.

dia da mulher 2

Então, cada vez que você discrimina alguém, não tem capacidade de olhar para a alma dessa pessoa, você está sendo extremamente involuído e ignorante. E isso acontece muito ainda. Observe este dado e reflita: 5 mulheres são espancadas a cada 2 minutos no País; 91% dos homens dizem considerar que “bater em mulher é errado em qualquer situação”. Fonte: FPA/SESC, 2010. As estatísticas não mentem, as mulheres sofrem muito de violência, de abusos e a violência não é só física. Isso aprendi nesse período que eu estava junto ao grupo de apoio.

O Brasil está entre os países com maior índice de homicídios femininos: ocupa a 5ª posição em um ranking de 83 nações. Fonte: Mapa da violência 2015 Cebela/Flacso).

Autoestima

Existem vários tipos de abuso, abuso psicológico é um deles, se você, seja homem ou mulher, seja um homem casado com um homem, uma mulher casada com uma mulher, ou um homem casado com uma mulher, não importa. Se a pessoa que está a seu lado, lhe põe pra baixo, tira sua autoestima, coloca apelidos agressivos ou que fazem mal para sua autoestima, isso é abuso também.

Lembre-se: não precisa tocar em alguém para abusar dessa pessoa. E a gente precisa estar alerta a isso, porque a mulher já tem tantos desafios e ainda ficar presa a uma situação que existe apenas para manter as aparências e para provar para a sociedade que você não é sozinha, é muito pouco. É muito pouco para tudo que a gente merece!

Uma coisa que é superimportante: “tudo que você quer na sua vida está FORA DE SUA ZONA DE CONFORTO” – Robert Allen. Se você ficar aí, sentadinha no seu sofá, conformadinha com essa pessoa que está do seu lado, com a vida que você tem, com os filhos que abusam de você, ou então seu genro, sua nora, quem quer que cometa abusos, ficar sentadinha e não tomar uma atitude,
não tomará posse do verdadeiro poder da sua vida. Então, você não fez o seu papel de mulher nesse mundo.

Conquiste seu poder nesse dia da mulher

Tudo o que conquistei na minha vida foi porque não aceitei a realidade que a vida me impôs. Se cheguei até aqui hoje foi porque, quando era criança, junto da minha família que, mesmo sendo amores de pessoas, não tinham como oferecer boas condições para mim, se eu estou aqui nesse dia da mulher é porque eu soube superar isso e sonhar com um mundo melhor. Quando eu era criança vivia numa família muito pobre que não tinha condição alguma, mas eu almejava algo melhor para minha vida.

Eu almejava estudar, aprender, crescer, ficava imaginando cenários diferentes daqueles cenários onde eu vivia. Eu simplesmente não me conformava com a situação que a vida me dava. E você, esta conformada? Você está conformada? Sabe o que é estar conformado? É estar dentro de uma fôrma e essa fôrma externa é que te molda, ou seja, se você entrar numa fôrma de coração, você
vai ter formato de coração. Se você entrar numa fôrma quadrada, você vai ter formato quadrado. Isso é se conformar, é viver conforme a fôrma.

dia da mulher 3

A fôrma que lhe deram, o formato que as pessoas lhe disseram, as coisas que colocaram na sua cabeça, a falta de crença que trouxeram para você. As coisas que os outros falam por aí, e você está conformada? Você está fazendo seu papel nesse Mundo? Você é quem você nasceu para ser? Você vive imbuída do seu poder?

Não aceite a realidade que a vida está lhe impondo, você pode criar uma nova realidade, pode sair dessa situação em que você está. Não importa qual seja, porque a mulher já tem no DNA ser guerreira, batalhadora, criar filhos, já traz isso consigo. Já traz essa força motriz que faz o mundo funcionar, porque a essência que faz a Terra girar, que faz o mundo girar, é a energia essencial feminina. É a energia da deusa que está presente em toda a vida, que gera a vida para todos nós! E eu estou falando aqui de alma mesmo, porque quem é homem hoje, já foi mulher em outras vidas, quem é mulher hoje, já foi homem em outras vidas.

Então o que vale é a nossa alma, e nossa alma não tem gênero, nossa alma é imortal. Mas se você nesse dia da mulher é uma mulher e você está aqui na Terra com um corpo de mulher, saiba que você tem a missão de tornar esse mundo um lugar melhor!

Nesse dia da mulher, tenha a missão de tornar esse mundo um lugar melhor!

A força presente no Planeta Terra na atualidade, é a força da energia feminina, a força que derruba uma guerra através do amor, a força de conciliar, de ponderar, de cuidar, de acalentar, de amar, a força da sensibilidade, assim como a sensibilidade da água que contorna a curva do rio. Essa força é nossa, meninas, estamos com poder nesta vida agora e a gente precisa fazer alguma coisa.

Sabe, é tão triste ver as pessoas se conformando com a realidade que tem. Isso não pode acontecer com você! Me lembrei agora de uma pessoa a quem eu atendi e o marido dela era bem bonzinho, uma pessoa legal: lavava louça, fazia comida, cuidava das crianças, só que odiava trabalhar. Não gostava de trabalhar e ele não queria. Isso a incomodava muito, porque ela era o homem da casa, ela tinha que trabalhar, sustentar e ela estava ocupando um papel que não era só dela, afinal de contas ele também tinha que ajudar a trazer dinheiro para casa.

Só que ela tinha várias comadres e amigas muito chegadas que os maridos eram violentos, que batiam nelas, que eram agressivos, que usavam drogas e na terapia ela dizia: ‘Ah, ninguém pode ter tudo na vida!’, ‘Olha as minhas amigas, de vez em quando até levam um safanão do marido, apanham e olha o meu, que doce de pessoa! Aí só porque ele não quer trabalhar, eu não vou me estressar com isso.’.7 em cada 10 mulheres no mundo já foram, ou serão violentadas, em algum momento da vida. Fonte: ONU – Organização das Nações Unidas. Ela estava usando como parâmetro para a própria vida, não o que queria e considerava ideal, mas a desgraça dos outros. É claro, se você usar a desgraça como parâmetro, sempre vai achar que está tudo bem.

Então, você tem que focar na realidade que você quer. O que quer para sua vida? Você não suporta uma pessoa que não trabalha, então não fique olhando para o marido das outras, para ver se é agressivo, se usa droga, ou seja lá o que for. Olhe para sua vida, para sua realidade e descubra o que você quer. Afinal, só você tem essa força interior para conquistar a vida dos seus sonhos. E você tem mesmo!

dia da mulher 4

Como aumentar a autoestima

Às vezes, me irrito com as mulheres. Irrito-me porque somos permissivas. Às vezes, a gente procrastina, fica de mimimi, empurra a sujeira para baixo do tapete, põe panos quentes nas coisas. E viver a SÍNDROME DE BELA ADORMECIDA vai fazer as mulheres dormir para sempre! Meninas, acordem! Essa síndrome de Bela Adormecida vai fazer com que a gente durma para sempre! Porque não vai vir principezinho dar um beijinho para vocês acordarem. Não tem!

O que tem é você acordar sozinha, ser uma mulher incrível, que daí você vai atrair um príncipe incrível para sua vida. E quanto pior você estiver, pior vai ser a pessoa que você vai atrair. Então, se você não está em um relacionamento bom, se melhore primeiro, tome posse do seu poder, acorde, que daí o príncipe encantado vem!

Mulher maravilha

Bem, nesse dia da mulher eu estava almoçando numa padaria aqui da cidade e me dou muito bem com as atendentes do local. Então, perguntei para elas o que uma mulher precisa para ser poderosa? O que uma mulher precisa para ser incrível? E elas me disseram:

  • Joice disse que a mulher, para ser poderosa, precisa escutar mais a sua própria opinião e não se deixar influenciar pela dos outros;
  • Juliana disse que uma mulher, para ser poderosa, precisa seguir mais a sua intuição e não deixar de fazer o que quer fazer por influência dos outros;
  • Leuzecleia disse que as mulheres desistem muito fácil. Ela mesma contou para mim, que foi fazer uma prova e ia desistindo, porque ela disse, ‘ah, já que eu não vou passar mesmo, então eu não vou fazer a prova’. Uma amiga disse, ‘não, você vai sim, nem que seja para não passar, pelo menos você vai aprender alguma coisa.’ Aí, ela se encheu de coragem e decidiu ir. Sabe da maior? Ela passou, tirou nota boa! Ela ia deixar, ia desistir de fazer, porque ela estava com medo de passar. Já pensou?

As três são mães, são guerreiras, são batalhadoras, estão sempre sorrindo, nos atendendo bem. Elas deixaram esse conselho de não desistir, de tomar posse de seu poder, de não dar importância para o que os outros vão falar. Então que tipo de mulher você quer ser? Você quer ser uma mulher daquelas que todo mundo admira ou quer ser uma mulherzinha mimimi que fica encruadinha lá no seu canto, sem fazer a diferença no mundo.

dia da mulher 5

Pelo amor de Deus, seja a mulher que você for: você tem um poder que não imagina; um poder ilimitado, iluminado, de transformar nosso mundo em um lugar melhor.

Dia da mulher: seja você mesma

Imagine o nosso mundo sem mulheres, sem todas as enfermeiras, sem todas as médicas, advogadas, sem todas as professoras que existem, sem todas as mães que existem. Imagine só, seria extremamente caótico, não ia ter um mundo, não ia ter nada, se não fosse essa energia essencial que está em cada uma de nós.

Então, eu espero que vocês acordem, espero que nenhuma de nós caia no complexo de Cinderela, no complexo da Bela Adormecida, porque as fábulas vem para nos ensinar. Então, que a gente aprenda com as histórias que príncipe encantado existe sim. Conteudo, você precisa estar muito bem para que venha até você.

E que vocês sejam mulherões, não mulherezinhas, porque o mundo precisa de vocês! Mulher, seja forte, seja confiante, seja empoderada! Seja quem você quiser ser! Que todo dia seja Feliz dia da Mulher! Deixe seu comentário de amor para as mulheres abaixo!

Patrícia Cândido e Redação Luz da Serra

Dia da mulher: domine o seu poder
Avalie este artigo

Aviso de Propriedade

Todos os conteúdos do site Luz da Serra são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa de Luz da Serra Editora Ltda, mesmo citando a fonte.

Uma das responsáveis pela expansão da Espiritualidade no Brasil, com base nos ensinamentos dos Grandes Mestres Espirituais. É filósofa, escritora, palestrante espiritualista, CEO e cofundadora da Instituição Luz da Serra. Escreveu 11 livros, sendo 6 em coautoria, com um título entre os mais vendidos da revista Veja, e 02 programas transformacionais em áudio sobre prosperidade. Patrícia é destaque nas redes sociais produzindo vídeos no canal Luz da Serra, no YouTube, que já ultrapassaram a barreira dos 31 milhões de visualizações ao ano.

Deixe um comentário

NENHUM COMENTÁRIO